31 de outubro de 2007

Depois do leite, o queijo

Que situação o brasileiro se encontra não? É leite recheado com soda caustica e água oxigenada, é queijo estragado. Tudo isso ao alcance de sua mão nas estantes do supermercado. Mas o que espanta mesmo é o nome de empresas consagradas, como a Parmalat envolvidas nas máfias das adulterações.
Será que a Parmalat é tão inocente assim, a ponto de não saber que a cooperativa adulterava o leite? Há quanto tempo esses produtos estavam no mercado? São perguntas que a partir de agora vão povoar o pensamento de muitos brasileiros que irão pensar várias vezes antes de pensar em consumir o leite e seus derivados. Quantos outros produtos adulterados não estão ai no mercado a nossa disposição. Culpa de quem? Da vigilância sanitária brasileira, por exemplo, que é incapaz de realizar seu trabalho a contento.

29 de outubro de 2007

VII Encontro Municipal de Juventude













Aconteceu hoje, 28 de outubro, o VII Encontro Municipal de Juventude. O evento que é realizado pelas UESCC (União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe) e tem como objetivo desenvolver ações culturais e educativas envolvendo os jovens da cidade. Ocorreram: exposição de fotografias, grupos temáticos de discussão (mídia e poder, mídia e movimentos sociais, poder da mídia, mídia alternativa e ética na mídia), poesia, literatura de cordel (representada pela pessoa do artista Clécio Dias), música, teatro,filme, bate papo (presença da deputada estadual Tereza Leitão, do professor da UEPB- Universidade Estadual da Paraíba- e doutor pela USP Luiz Custódio, ex-integrante da UNE- União Nacional dos Estudantes- Louise Carolina, além da presença de vários vereadores santa-cruzenses, do deputado estadual Edson Vieira e da secretária de educação cultura e esporte do município, que não deixando de aproveitar a oportunidade e seguindo a linha de comportamento do governante municipal fez uma verdadeira divulgação de seus feitos ´´em prol`` da sociedade, a frente da secretaria.

Secretária de educação dá chilique






A secretária de educação do município, a professora Socorra Maia, chega tarde no evento e ao uso da palavra desabafa à medida que critica a UESCC.
Ela criticou a UESCC pelo fato de que mesmo a secretaria tendo contribuído com o evento a entidade não colocou o nome da secretaria junto dos patrocinadores nas camisa e nos panfletos. Só para ilustrar, próximo ao termino do evento ela chamou em um canto o presidente da UESCC, Gilson Julião, para conversar sobre o mal-estar. E ai, será que a ´´primeira dama`` da educação de Santa Cruz deu um puxão de orelha em Gilsinho do Movimento?
A secretaria esquecendo um pouco do tema do debate- Juventude e Mídia- proferiu um discurso longo e cansativo, ao contrário do presidente da Câmara Municipal de Vereadores (Dimas Dantas), do ex-vereador Afrânio Marques, sobre política e sobre as realizações do governo municipal junto à educação no município.

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe não apóia encontro

Segundo a diretoria da UESCC a prefeitura municipal não apoiou essa edição do Encontro Municipal de Juventude. Porque terá sido? Auto-defesa? Partidofobismo (aversão a ex-correligionários)?


Rádio Comunidade FM e Vale do Capibaribe alvos de protestos


Durante as discussões e debates várias pessoas demonstraram insatisfação com a postura de parcialidade política das emissoras: Rádio Comunidade FM 104,9(RÀDIO COMUNITÀRIA), apontada como portadora de tendências situacionistas) e Rádio Vale do Capibaribe AM(EMISSORA COMERCIAL) com o evidente apoio a ala oposicionista da política no município.
Segundo os revoltosos as duas emissoras, por estarem contaminadas com a politicagem barata, prejudicam o ouvinte que é obrigado a escutar uma programação infectada e comprometida quanto a sua real preocupação social.

Palestrante de maneira clara e consistente critica fortemente a revista Veja

Segundo a ex vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Louise Caroline, na verdade tanto a Rede Globo de Televisão quanto a revista VEJA não estão preocupadas em mudar o sistema político do país e sim em exterminar todo e qualquer individuo que esteja lhe prejudicando.
´´A VEJA é manipuladora e forma uma sociedade imbecil e alienada``. Essa foi uma de suas falas.

Deputada defende programas de assistência social lulistas






A deputada estadual Tereza Leitão frisou ser possível utilizarmos na realidade brasileira alguns dos métodos praticados por Hugo Chavez na Venezuela.
Quando questionei sobre a política do assistencialismo que tanto Chavez quanto Lula, com suas várias bolsas (bolsa renda, bolsa escola, bolsa família), desenvolve a deputada saiu em defesa de seu líder. A mesma afirmou que as ajudas de custo que o governo federal oferece aos menos favorecidos financeiramente não são políticas de assistencialismo e sim de assistência. Existe diferença entre as duas modalidades, tu notas?

Controle dos conteúdos televisivos é defendido em encontro


Tereza Leitão afirmou ser a favor do controle público dos meios de comunicação, pois essa influência não funcionaria como censura nem cerceamento e sim um tipo de controle qualidade da produção daquilo que está sendo veiculado.


Tereza Leitão critica blogs


Deputada critica os blogs, pois acredita que por se tratar de um espaço acessível a qualquer um e permitir o anonimato ou a criação de um nome fictício os mesmo se tornam comprometidos quanto a seu merecimento de credibilidade.



Presidente da UESCC desabafa


Ao final do debate sobre Juventude e Mídia o presidente da UESCC, Gilson Julião, desabafou sobre possíveis provocações que vem recebendo, acredita-se que por parte de integrantes e simpatizantes do antigo lado político do qual fazia parte.




Afrânio recebe o título de presidente de honra da UESCC


Ao final do evento, já entrega do ´´Prêmio Lince de Defesa dos Estudantes``, o ex-vereador petista professor Afrânio recebeu um troféu e o titulo de presidente de honra da UESCC por seus dezoito anos de dedicação à entidade. Contribuindo desde a fundação da entidade, da qual o mesmo foi o criador, até os dias de hoje.

28 de outubro de 2007

Brinde


www.dukechargista.com.br

27 de outubro de 2007

Tudo bem, novembro vem aí

Interesses políticos, picuinhas pessoais, caprichos governamentais, ambição, amor à cidade, atitude bondosa, inteligência, esperteza. Terá sido alguma dessas possíveis atitudes o ponto de partida para a tão demorada execução dele, que além de ser considerado por alguns a redenção econômica de Santa Cruz do Capibaribe e aclamado como o maior parque de feiras da via láctea?
Estamos falando do problemático Moda Center Santa Cruz, que completa mês que vem 1 ano de
turbulência, quer dizer existência.
A idéia de se irar a feira da sulanca do centro da cidade é antiga no pensamento de alguns políticos santa-cruzenses. Alguns, à exemplo, do Galeguinho por muito tempo utilizaram em suas campanhas o discurso de que a transferência da feira para outro local seria positiva, pois alavancaria o desenvolvimento da cidade. Porém nunca ele nem seu grupo político tiveram a capacidade de chutar o balde, cutucar a onça e o fazer.
Outros apregoavam aos quatro cantos que se eleitos, pautando-se na cartilha tabocal, jamais mudariam a feira de local. Não pretendiam matar, melhor não usar essa palavra ela pode ferir alguém muito ´´sensível`` é melhor utilizar acabar, é isso mesmo não pretendia acabar com a memória cultural da cidade.
Mas e ai quais foram os atos deles? Fizeram exatamente o contrário e numa jogada audaciosa, que diga-se de passagem, digna de um grande mestre assumiram exatamente a posição que até então combatiam e passaram a defender a implantação do parque de feiras.
Sejamos justos e reconhcamos. A Zézar(mistura de um grande imperador Romano,Cézar, com um eloquente imperador pernambucano) o que de fato é de Zezár. Afinal em uma luta, na qual valendo-se das famosas ´´parcerias`` conseguiu a concretização do projeto.
Um ano se passou e inundações, roubos, assaltos, escandâlos, festas, políticos na direção, implantação do corpo de bombeiros, briga no ´´poeirão``, especulação financeira, inadinplência exorbitante por parte dos condôminos, contas mirabolantes, visita de candidato fracassado ao governo do estado e assédio sexual em banheiro foram alguns dos aontecimentos que marcaram esse primeiro ano de vida do Moda Center.
Sim, o centro da cidade ficou mais tranquilo é lógico, porém a tão comentada revitalização até agora não ocorreu. O trânsito é complicado e parece que o governo municipal está deixando essa revitalização em stan by(em espera) para poder ter carta na manga ao se aproximar as eleições municipais. É bom lembrar também da famigerada Praça dos Estudantes, da sucateada Av 29 de Dezembro( que tanto o ex-vereador Vei de Mãozinha cobrava) entre outras que não vou listar para não refrescar a memória das pessoas com esses detalhes que mancham mais do que já é a imagem opulenta de Santa Cruz do Capibaribe.
Voltando ao tema principal. Agora a ampliação?
Quatro blocos já existem, nos quais vários boxes e lojas ainda estão a disposição de quem deseje adquiri-los. Sabe-se do altíssimo valor que é pedido pelos pontos. Porque ocorre isso? Resposta: despreparo e má elaboração do projeto, que não estabeleceu regras claras quanto a especulação financeira dos pontos. Bem, agora deve ser tarde demais.
Irão ser construidos mais dois blocos, pois afirma-se que o empeendimento foi um sucesso tão grande que já está na hora de por os ´´irmãos`` do polêmico calçadão para a sombra. Isso perante o pagamento da pequena bagatela de R$3.000,00.
Ia esquecendo, os boxes nesses valores parecem ter sido todos vendidos resta agora aos interessados tentar se encaixar nos outros planos existentes e dividir o valor do imóvel em algumas suaves parcelinhas.
Mas tudo bem novembro vem aí, é festança de aniversário tem música, diversão para galera. Tem o tcharam tcham tcham, esquece-se os problemas e relaxa-se não é mesmo? Afinal o povo tem memória curta.

26 de outubro de 2007

Novos nomes

E continuam a surgir novos nomes em busca de uma vaga na câmara de vereadores. O nome da vez agora é o radialista Egidio Amorim, integrante da Rádio Vale do Capibaribe. Egidio é filiado ao PSDB e tem participado das ultimas campanhas como locutor dos comícios da oposição.Natural da Zona Rural, o jovem radialista tem forte ligação com o grupo liderado pelo deputado federal José Mendonça.Egidio é até o momento o único comunicador da cidade que se colocou como pré-candidato a vereador.

Texto do estudante de jornalismo Emanoel Glicério

Moda Center começa processo de ampliação



Por: Claudio Higino

O maior complexo do pólo das confecções do Agreste começa uma nova fase estrutural, foi inicia a vendas de mais dois módulos, Branco e Amarelo, o Moda Center já contava com quatro, Laranja, Azul, verde e Vermelho. Serão disponibilizados mais de 3000 mil Box, aumentando o números de condôminos para aproximadamente 10.000. Esta iniciativa veio através da necessidade de proporcionar uma melhor comodidade aos vendedores e clientes do calçadão. Os novos módulos serão construídos no espaço atrás dos blocos Verde e Vermelho, para o sindico do Moda Center, o Sr: Ernesto Maia, esta construção tem previsão de entrega para dois meses caso as pessoas que adquirirem os boxes e lojas cumpram em dias os pagamentos, assim a construtora terá a possibilidade de agilizar o processo de ampliação.A diretoria do Moda Center foi a algumas emissoras de rádio da cidade e a sub-distrito da cidade do Brejo da Madre de Deus, (São Domingos), para convocar os vendedores do calçadão, os mesmos serão os primeiros a ter a possibilidade de compra dos boxes destes novos módulos, segundo a diretoria, este aumento é necessário para acomodar melhor nosso cliente e evidentemente dá melhores condições de trabalhos aos sulanqueiros calçadão.As comercializações dos boxes foram divididas em três, os valores são o seguinte: R$= 3.900, 7.900 e 9.900, a diferença de preços foram explicadas pela diferença de locais, melhores acessos, valores mais altos, isto foi divido e mostrado através de uma planilha que está exposta ao público no local de cadastramento de compra dos respectivos boxes que é no estacionamento do bloco Verde onde os motoristas dos ônibus de clientes ficam alojamento.A adesão dos sulanqueiros foi surpreendente, pois as pessoas chegaram bem cedo do sábado 20/10/2007, primeiro dia para a negociação dos blocos, o Sr: José Valdo falou que “chequei por volta das 5hs da manhã e já havia pessoas aguardando para serem as primeiras atendidas”, comenta-se que pessoas passaram a noite no local, para terem a preferência ao inicio da comercialização dos módulos. Estão sendo atendidas 500 pessoas por dia, esta decisão foi tomada para não haver tumulto, atrapalhando o processo das vendas, declarou os fiscais que estão orientando o público.Para a confeccionista Maria Gorete, “esta construção já deveria ter começado a mais tempo, por que, quem esta no calçadão terá uma nova possibilidade de compra um Box e oportunidade de trabalhar num local melhor”.Apesar destes novos blocos serem destinados ao pessoal do calçadão há possibilidade de compra por parte de não feirantes destes locais, os mesmos devem aguardar que todos do calçadão sejam atendidos, posteriormente será dado à preferência aos sulanqueiros que alugam boxes nos atuais módulos Verde Azul etc, em seguidas será aberta às vendas ao público em geral.

Sulanca News nos bairros















Programa jornalístico idealizado pelo jornalista Marcondes Moreno e levado ao de segunda a sexta-feira juntamente com sua equipe, da qual esse que vos escreve é integrante, o Sulanca News vem conquistando espaço na audiência radiofônica em Santa Cruz do Capibaribe.
Com uma linguagem jovem e primando pela informação, pelo espaço democrático, pela dinamicidade na divulgação e pelo respeito ao ouvinte e suas opiniões o programa cresce em audiência e conquista cada vez mais ouvintes. E isso por estar fazendo exatamente o diferencial em relação à concorrência que persiste em utilizar aquela velha formula da politicagem.
Pensando em ouvir o povo quanto a seus anseios e aos problemas enfrentados pela comunidade, e em levar o universo do rádio às casas das pessoas na prática o programa toda sexta-feira é transmitido de algum ponto da cidade.
O primeiro foi no bairro novo (mais precisamente em frente ao supermercado Tibúrcio), o segundo direto do Moda Center Santa Cruz, o terceiro do Bar de Lula(estabelecimento bastante conhecido na cidade) e o último, realizado hoje foi realizado no bairro do Rio Verde onde os problemas, como saneamento estourado, são visíveis.
Fizeram-se presente lá o candidato a prefeito e ex-vereador Dr. Nanau, integrantes da UESCC (União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe) além de vários outros populares.

25 de outubro de 2007

O leite


PSB cobra R$1 por filiação



Na tentativa de atrair novos membros o partido do governador Eduardo Campos está cobrando agora apenas R$1 para que os interessados se tornem socialistas.
Antes a taxa cobrada era de R$38. Ironia não é mesmo, um partido cobrar qualquer valor que seja para que as pessoas se tornem filiados e principalmente por se tratar de um partido socialista.
O objetivo é conseguir 46 mil novas filiações. A inscrição é realizada pela internet no endereço http://www.psbnacional.org.br/, porém a finalização da filiação deve ser realizada diretamente na diretoria do partido.
O PSB está preocupado com a aproximação das eleições municipais e corre atrás do prejuízo.

Sangue e humor


Não é de hoje que os ouvintes de rádio são desrespeitados e obrigados a ouvir o que não deseja por alguns que se dizem ´´comunicadores``, principalmente aqui na região nordeste.
Programas policiais, em sua maioria, tratam os fatos (ocorrências policiais) com uma naturalidade de espantar.
Facadas, agressões e tiros são tratados com ironia, efeitos sonoros cafonas e acompanhados de comentários vagos por parte de alguns companheiros de ´´imprensa`` que por não possuírem condições de separar noticia de escárnio afirmam ser possível transformar sangue em humor.
Alguns agem de tal maneira, considerada até mesmo ante ética, por acreditarem que assim conseguem atrair a atenção dos ouvintes. Exatamente. Transformando notícias sangrentas em fatos ´´cômicos``.
Os ouvintes e os envolvidos nas tramas policiais divulgadas merecem ser respeitados e poupados da exposição ridícula e da divulgação rasteira do chamado ´´sangue e humor``.

23 de outubro de 2007

MP quer Cássio inelegível por "abusar da cor verde"

O Ministério Público da Paraíba pediu a inelegibilidade do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). No parecer, o MPE argumentou que "é fato incontroverso que o representado utilizou, abusivamente, em sua administração a cor verde, também utilizada na sua campanha de 2002, na pintura de prédios públicos, fardamento, veículos e demais instrumentos de publicidade institucional". A representação foi apresentada pela Coligação Paraíba de Futuro e o vereador Luciano Cartaxo Pires Sá (PT).
(Da coluna de Cláudio Humberto


Não era só o que faltava?

SPC terá cadastro positivo

Quando alguém não paga uma divida seu nome é incluído em um cadastro negativo de crédito em entidades como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa que por sua vez disponibilizam ao comércio, quando consultados, esses dados.
Existe um projeto de lei no Congresso Nacional que pretende implantar o chamado cadastro positivo, onde serão disponibilizadas as informações positivas o cadastrado. Se o mesmo paga os empréstimos em dias, se mantém a pontualidade no pagamento de financiamentos e contas de luz, água e telefone, por exemplo.
A credita-se que com a implantação desse novo sistema ocorrerá uma ampliação no volume de empréstimos, já que assim o mercado terá mais conhecimento e referências de a quem emprestar com segurança. Sem falar que quem paga em dia terá sua imagem vinculada ao adjetivo de bom pagador.
O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue agora para o senado Federal, vamos ver se os ´´nobres senadores`` aprovam o projeto.

22 de outubro de 2007

Intoxicação por Água


A intoxicação por água é um desequilíbrio que ocorre no organismo quando se ingere grande quantidade de água num curto período, sobrecarregando os rins que não conseguem funcionar normalmente. Causa um problema chamado hiponatremia que desconcentra os íons de sódio no organismo e pode levar o indivíduo à morte.
No início pode ser tratada com soro associado a eletrólitos, mas se não tratada é fatal, pois o sódio faz a circulação dos líquidos na parte externa das células regulando a pressão arterial, auxiliando no bom funcionamento dos músculos, entre outros benefícios.
A grande quantidade de água no organismo faz com que as células tentem absorver maior proporção de água do que conseguem fazendo com que inchem bastante podendo explodir com a pressão da água, como ocorre com as células do cérebro. Não há uma quantidade exata de líquidos a ingerir, pois esta varia de acordo com as condições de cada organismo.


Por Gabriela CabralEquipe Brasil Escola

Enquetes movimentam a vida política da cidade

Com uma tradição notável de paixão por política e por parte de outros por politicagem, Santa Cruz do Capibaribe vive o momento das enquetes, que na verdade são pesquisas realizadas junto a comunidade para saber entre os componentes da mesma suas opiniões sobre um certo assunto.
O blog está sendo o veiculo utilizado para a realização dessas enquetes. Emanoel Glicério colocou no ar algumas enquetes recentemente e encontra-se no ar até o próximo sábado uma enquete no blog do jornalista Gilberto Silva o www.gilbertojornalista.blogspot.com , que faz a seguinte pergunta: Qual dos vereadores merece ser reeleito?
Os resultados? Até hoje apenas Dimas Dantas, Ernesto Maia, Fernando Aragão, Rui Medeiros, Zezim Buxim e Zilda Moras foram votados.
Francisco Ricardo, Agnaldo Xavier, Galego de Mourinha e Zé Minhoca não obtiveram votos. Por enquanto lidera a vereadora Zilda com 33% dos votos seguida por Dimas e Ernesto empatados com 25% cada.

Charge


O político: uma peça desprezível


"Política é a arte de governar com o máximo de promessas e o mínimo de realizações” Júlio Camargo , professor pernambucano, no livro A arte de sofismar


Por: Bruno Bezerra

Na imensa maioria das cidades brasileiras, especialmente nas médias e pequenas, a figura do político como agente administrativo e empreendedor de um modelo real de desenvolvimento, tem se mostrado uma peça improdutiva, uma peça plenamente desprezível.Quando o assunto é a promoção do desenvolvimento – econômico, social e cultural – baseado no conhecimento, no pensamento e na atitude empreendedora, na educação de qualidade, no respeito ao meio ambiente e no fomento da qualidade de vida da população, a figura do político como provedor dessa estrutura é uma figura falida, com data de validade vencida, e bota vencida nisso.Justiça seja feita, é bem verdade que dentro dessa improdutiva realidade existem raríssimas, raríssimas exceções. O problema aqui é que o que é exceção deveria ser a regra.Na grande maioria das prefeituras espalhadas de norte a sul do Brasil, pensar e planejar estrategicamente o desenvolvimento – como citamos acima – é um bicho-de-setenta e sete-cabeças. O político foge do pensar e do planejar o desenvolvimento como o diabo foge da cruz. E a população termina no Deus nos acuda de sempre.O danado é que o político só pensa e planeja política. É aí que reside o satanás nessa história toda. Se você perguntar a respeito das próximas eleições, o político é capaz de pensar e planejar os mais variados, produtivos e vantajosos cenários nas inúmeras eleições dentro dos próximos 12 anos.É assim que a banda tem tocado. É assim que a imensa maioria das prefeituras tem trabalhado. É assim que a maioria dos políticos tem atuado.As cidades não precisam de políticos, as cidades precisam de administradores e empreendedores. De pessoas capazes de pensar, planejar e prover um real desenvolvimento, que tenha como resultado primordial uma decente qualidade de vida, mas não apenas uma qualidade de vida individual, mas sobretudo, uma qualidade de vida coletiva, em sociedade, em comunidade.A cidade é um organismo vivo, e como tal precisa ser pensada e planejada. Da mesma maneira que pensamos e planejamos nossas vidas, seja no plano pessoal ou profissional, precisamos pensar e planejar a vida das cidades.

20 de outubro de 2007

As cores que vêm da rua

Por: Robson Arruda
Jovens aprendem o grafite e são personagens centrais na relação escola, arte e comunidade.

Pensando nas idéias que surgem nas cabeças dos jovens a caminho do colégio, oficina de grafite lança projeto na Escola Dr. Assis Chateaubriand em Campina Grande pretendendo estimular os mesmos a conhecer as manifestações de arte popular que existem ao redor da escola.

"Mais do que desenvolver a sensibilidade é despertar a juventude para compreender a produção do mundo inteiro", afirma o artista e idealizador do projeto Marcos Welber Oliveira, convidado da escola para desenvolver a idéia. "Assim, o jovem artista percebe que quem trabalha a arte e a produz perto de casa também tem valor — tanto quanto Tarsila do Amaral ou Auguste Renoir, pois eles beberam na fonte popular”.Afirma.

Antes de chegar ao grafite, os alunos passaram por uma série de técnicas. Durante um dia inteiro, envolvem-se na oficina de desenho e pintura. Tudo com temática livre. A turma aprende a história do grafite.
Nas paredes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Assis Chateaubriand, crianças e jovens de todas as idades grafitam, com as idéias que lhes vêem à cabeça, tudo ligado a contextualização, ou seja, a temporalidade dos desenhos. Os traços eternizados no muro e nas mentes os jovens artistas, exprimem os sentimentos e as palavras presentes na realidade. "Ao mesmo tempo em que valorizamos a cultura local, buscamos desenvolver a subjetividade, o que vai ajudar na formação da garotada como cidadãos", "assim, eles compreendem a si mesmos e aos outros, começando pela dignidade e o respeito às diferenças" afirma Marcos.
"O grafite pode entrar em qualquer sala de aula como recurso didático. No caso dos desenhos, o toque, os traços e o universo cultural próprio fazem da arte um instrumento de resgate e conservação das manifestações artísticas e folclóricas do povo", afirma Marcos.
Segundo Mayra Santos Silva, 12 anos aluna do curso, a criatividade pulsa por meio da pintura e é transposta para a parede através de toda a sua inspiração. No meio de caracóis, além de nuvens e letreiros, o único objeto que ela incluiu no seu desenho que lhe chama a atenção foi o coração. "Pintei e dei forma ao que gostaria de ver da minha janela", resume a garota.

Protagonismo Juvenil

Por: Robson Arruda

Ser voluntário poder auxiliar na conquista do primeiro emprego

A acirrada disputa para entrar no mercado de trabalho torna os processos seletivos de admissão cada vez mais detalhistas, buscando diferenciais nos candidatos. Aliado as demais qualificações o voluntário ganha destaque e tem maiores possibilidades de ascensão nas empresas. O trabalho voluntário pode servir de ajuda na conquista de um emprego.
Acredita-se que os voluntários são mais pacientes e trabalham melhor em grupo. Estão sempre a disposição para solucionar problemas e expor opiniões em benefício do todo.

Assim, são amplamente cogitados para cargos de chefia e gerência, com grandes deveres e responsabilidades. Para quem ainda não trabalha, mas participa de projetos sociais, tornando-se importante incluir essa informação no currículo.

Um exemplo de voluntariado que pode resultar na conquista do primeiro emprego e com um diferencial a mais no currículo para o jovem é trabalho construído por voluntários através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) aqui em Campina Grande. Ela desenvolve o projeto intitulado ´´Apareça na Praça da Bandeira`` onde é feita uma demonstração dos serviços oferecidos pela associação, como serviços clínicos, educacionais, biblioteca, informática e apresentação dos voluntários juntamente com os excepcionais entre outros aspectos.

Atualmente a APAE atende quase 600 portadores de necessidades especiais, de 43 municípios, sendo quase todos de Campina. A equipe de trabalho é formada por mais de 80 profissionais especializados em neurologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogos, assistentes sociais, professores e principalmente voluntários com quem pode-se trocar algumas idéias e experiências e quem sabe descobrir a vontade de ser voluntário tornando-se mais um dos milhares de bem feitores espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Ser voluntário é uma experiência pela qual todas as pessoas deveriam passar não pensando apenas em enriquecer o seu currículo. Oportunidade não falta, são muitas entidades em nossa cidade que precisam de voluntários O crescimento pessoal e até profissional a partir do trabalho modela a visão individualista em relação à sociedade, ou seja, o egoísmo. Desenvolver habilidades em grupo e ajudar o próximo é responsabilidade social, que cabe a todos nós.

Porque é tão fácil gastar?

Por: Yonnara Araújo

Jovens são apontados como um dos públicos mais consumistas

Que adolescente que não gosta de gastar? É difícil para o jovem poupar sua mesada ou seu salário, já que o consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto.
É a compra de um celular moderno, uma roupa da moda e eles querendo estar sempre atualizados, ser “fashion” virou essencial para sobrevivência em grupo, sendo este o princípio que prevalece na mente de muitos jovens, mesmo aqueles que não se consideram consumistas.
Outro dado importante é o acréscimo no número de jovens endividados por conta do uso excessivo do cartão de crédito. Segundo pesquisa realizada pela operadora de cartão de crédito Mastercard, houve um aumento de 12% no número de cartões entre pessoas com faixa etária 16 a 18 anos. Esse percentual é incentivado pelos bancos, que oferecem facilidades, como contas e cartões de crédito.
O consumismo é um processo que favorece a compra desenfreada e, entre os jovens, há fatores que o tornam mais atrativo: é a estética, a moda, a música entre outros. Isso ocorre graças à interferência familiar e ao desejo de sentir-se incluído, por exemplo, que favorecem o consumo sem o questionamento da utilidade do produto adquirido.
A mídia é outra forte influência, pois com a exposição dos produtos, a aparente mágica que alguns deles oferecem atinge um ponto natural na juventude, que é a insegurança. Muitas vezes há a fantasia de que se pode tudo ou quase tudo tendo como conseqüência, outra ilusão, a segurança, que dura até o próximo desejo de consumo.
Surge então a inadimplência, que é movida por fatores como: a ausência de educação financeira, falta de controle de recursos, renda inferior aos gastos e a crescente oferta e procura.
A publicidade está presente em todo lugar. Alguns jovens pedem aos pais, outros trabalham e compram à prestações. É preciso gerar mais oportunidades e alternativas para os jovens, é preciso fortalecer a educação e os cursos profissionalizantes, é preciso gerar empregos, pois infelizmente alguns querem obter de forma fácil e acabam indo para o mundo do crime.
A lista de vantagens de se tentar conquistar os adolescentes e não os outros públicos é extensa: eles vão mais vezes ao cinema, viajam com maior freqüência, compram mais tênis, gostam mais de roupas de grife, consomem mais produtos diet, têm mais computadores, assistem a mais DVD`s.
Diante de tantas evidências, não causa surpresa que o gasto médio das famílias brasileiras seja maior nas casas em que moram adolescentes, já que predomina os gostos dos mesmos.
Os dados comprovam que os jovens precisam mais do que limites sobre seus gastos, precisam de orientação adequada. A conscientização deve partir inicialmente dos pais, e consequentemente atingirá os filhos.

Meninos sob pressão

Por: Manoela Silva

Transar cada vez mais cedo se tornou sinônimo de macheza para os meninos diante da sociedade


A sociedade atual vivencia uma iniciação sexual antecipada dos seus jovens. Na qual os meninos, em especial, são em sua maioria pressionados a perder a virgindade aproximadamente aos 13 anos, para assim serem aceitos pelo seu circulo de amizades.
Diferente de épocas anteriores, onde a perda da virgindade masculina ocorria a partir dos 16 anos, quando muitas vezes os próprios pais dos rapazes os levavam para iniciar sua vida sexual nas casas de prostituição.
Segundo alguns sociólogos, o fato de os meninos hoje em dia estar transando cada vez mais cedo, ocorre devido a uma mudança pela qual a sociedade atual está passando ocasionada por transformações que são resultados de novos valores que lhe estão sendo impostos.
Com a televisão utilizando uma programação de novelas, desenhos e programas que apelam para a sexualidade e pela própria moda que impõe o uso de roupas que exaltam a sexualidade e a cada coleção vão tornando-se menores, o sexo cedo se tornou algo normal.
Os sociólogos acreditam que parte da culpa dessa iniciação sexual antecipada seja atribuída aos pais que disponibilizam a maior parte do seu tempo ao trabalho com a intenção de oferecer bens materiais a seus filhos, muitas vezes lhe faltando tempo para perceber o que os jovens estão assistindo ou vestindo.
Para a psicóloga Verônica Valadares, a responsabilidade dessa pressão é da própria sociedade e da mídia, que exibe e assiste programas de TV nos quais as personagens iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo, nesse caso podemos citar a novela Malhação exibida pela Rede Globo de Televisão onde os envolvidos na tramam começam a transar mais ou menos por volta dos 16 anos de idade.
Há também o fato dos pais não estarem preparados para dar orientação sexual a seus filhos, deixando a responsabilidade para a escola que também não se encontra preparada para oferecer essa orientação só passando aos alunos a parte biológica.
“Tem que haver um acompanhamento de alguém próximo dos adolescentes que tire todas as suas dúvidas, não basta só a realização de campanhas educativas”, afirma a psicóloga. Ou seja, falar de sexo não pode ser considerado um tabu e sim algo simples e necessário, pois uma conversa franca pode evitar, por exemplo, as doenças sexualmente transmissíveis e o acumulo de dúvidas e com certeza não diminuirá a honra de ninguém.
Hoje os pais estão recorrendo cada vez mais aos psicólogos para passarem uma orientação sexual satisfatória aos seus filhos, porém é claro que esse acontecimento é isolado, pois nem todos dispõem de dinheiro suficiente para visitar esse profissional.
“Iniciei minha vida sexual aos 14 anos para ser aceito na minha turma do colégio, meus amigos não tiravam minhas dúvidas de forma clara, pois eles mesmos não sabiam de tudo, me arrependo de não ter tido coragem de perguntar a meu pai tudo o que eu precisava saber talvez as respostas dele tivesse evitado a gravidez da minha namorada com apenas 13 anos”, comenta Pedro Neto, jovem de 18 anos que parou de estudar para sustentar sua filha de 3 anos.
Conclui-se que não são opiniões ou imposições que devem determinar quando o jovem deve começar a transar e sim quando o mesmo se sentir confortável o suficiente para isso. No entanto ele deve ter cuidado e adotar aquela postura já bastante discutida ´´USE CAMISINHA SEMPRE``.

OS JOVENS E O PRIMEIRO EMPREGO

Por: Josemilda Santos

Mercado de trabalho: o Sonho e a Realidade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior dificuldade para o jovem conseguir o primeiro emprego não está relacionado apenas a pouca experiência profissional ou a falta de conhecimentos específicos, mas também ao nível educacional, pois as empresas se modernizaram muito rápido e os jovens não conseguiram acompanhar o ritmo desse desenvolvimento industrial.
Ter uma formação superior ou um curso técnico para garantir o sucesso é o sonho de muitos jovens brasileiros, no entanto, na prática a realidade é um pouco mais dura em relação ao que a maioria imagina.
Hoje, o desemprego é um dos maiores problemas no mercado de trabalho, a globalização (transporte rápido de notícias e informações) provocou a necessidade de modernizar-se tecnologicamente em uma proporção rápida. Assim, os índices de crescimento econômico, concentração de renda e a exclusão social, têm contribuído para o aumento do mercado informal.
Para o jovem a qualificação profissional não ocorre com rapidez, e esse agravante não é um dado recente, é um fato histórico que nasceu junto com a estrutura econômica brasileira que há muito tempo não valoriza corretamente essa parcela populacional.
Os adolescentes de baixa renda começam a trabalhar cada vez mais cedo, para contribuir no orçamento familiar, o que termina comprometendo a formação desses jovens e isso acaba por inviabilizar as especificidades para as exigências do mercado de trabalho.
O Serviço Nacional da Indústria (Senai), e o Serviço Social da Indústria (Sesi), por exemplo, atuam através da oferta muitas vezes gratuita de cursos de capacitação profissional como o curso de técnico em informática, por exemplo, para preparar quem deseja uma melhor qualificação.
Além da necessidade de se trabalhar, a remuneração é uma das motivações que levam o jovem a ralar cada vez mais cedo.
Segundo pesquisa do ministério do trabalho 27% dos jovens ganham entre 1 e 2 salários mínimos, 26% entre 1 salário mínimo, 24% de 2 a 3 salários mínimos, 19% mais de 3 salários mínimos, 3% não responderam ao questionário1% não são remunerados.
Mesmo diante dessa realidade existem inúmeras vagas a serem ocupadas por todo o país, principalmente na área de tecnologias da informação, no entanto, falta qualificação dos jovens, então, investir no profissionalismo é o melhor caminho para garantir uma carreira promissora que venha a trazer vantagens pessoal e profissional.

19 de outubro de 2007

Ele está de volta

Após muito tempo sem difundir pela cidade a fora as suas mensagens de auto-glória o prefeito de nosso município volta a cena como garoto propaganda da água e com aquelas suas muito bem elaboradas músicas temáticas, e aqui expresso minha admiração por sua capacidade de criação e arranjos musicais.
A água que tanto falta nas torneiras e que a pouco tempo atrás a senhora COMPESA anunciou que estaria acabando, com os reservatórios a beira de um colapso vem agora com força total de JUCAZINHO. Zé já anda anunciando pela cidade a festa que será o inicio do bombeamento da água via adutora de Tabocas, inclusive agradecendo a seus parceiros, o governador Eduardo Campos e o presidente Lula, por exemplo são citados.. OK, é muito bom saber que irá chegar águas às torneiras, mas porque demorou tanto?

Equipes definidas

Por: Claudio Higino

Já foi dada a largada para a primeira etapa da corrida eleitoral do próximo ano, em nossa cidade Santa Cruz do Capibaribe-PE, desde o dia 23/09/2007 há uma boa movimentação para a formação partidária que dará base aos respectivos partidos formando assim as chapas que irão concorrer ao pleito eleitoral de 2008.O partido PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), terá como representação os denominados Taboquinhas, que tem como líder o atual prefeito da cidade o Sr: José Augusto Maia, já o PSDC (Partido Socialista Democrático Cristão), será representado pelos Bocas Pretas, os mesmos tem como líder o Deputado Estadual Edson Vieira.O grupo Taboquinha fez a sua formalização de convenção no dia 23/09 do corrente ano, apresentando para a cidade, por o Pref: Jose Augusto Maia, os seus possíveis pré-candidatos, tais como os Vereadores Fernando Aragão, Ernesto Maia, Agnaldo Xavier e consolidou a chegada dos Vereadores Rui Medeiros, Dimas Dantas, o líder comunitário Diomedes, o presidente do PTB municipal Natálio Arruda, podemos citar que a juventude esteve representada pela coligação de Hélinho Aragão e Ozinha. Estes são alguns nomes que encabeçaram a chapa do partido Taboquinha, o evento contou com a presença do ex- Prefeito da cidade de Taquaritinga do Norte o Sr: José Carlos (Zeca) e o Deputado Federal Armando Monteiro Neto, dando um maior respaldo ao evento. O Partido Boca Preta formalizou a sua coligação no dia 04/10/2007, podemos descrever que todo o grupo esteve presente, desde o Deputado Edson Viera também compareceu ao evento figuras ilustres como o ex- Deputado Estadual Agustinho Rufino, o ex-Prefeito Ernando Silvestre, ex-Vereador Dr: Nanau, os Vereadores Zé Minhoca, Zezin Buxin, a vereadora Zilda Morais, os recém coligados como o Vereador Francisquinho, o ex-Vereador e Profº Afrânio Marques, Gilson Julião Presidente da UESC, a ala jovem do partido está representa por Junior Gomes e Renatinho assessor do Deputado Edson Viera , estes são alguns dos prováveis nomes que irão concorrer ao pleito eleitoral do próximo ano.O Campeonato (eleições) esta apenas no seu começo, mas as luzes de largada da primeira etapa foram acionadas através das convenções partidárias, há muitos o que percorrer, sabemos que alguns partem na frente, cada um defendendo a sua equipe (partido), dentre em breve a disputa terá novas emoções, no início do próximo ano, através da divulgação dos nomes dos pilotos oficiais (candidatos a prefeito) de cada equipe. Este campeonato promete ser bastante empolgante, pois temos pilotos bastante habilidosos como o Dep. Edson Viera e o Pref: José Augusto, articulando as suas equipes, temos também a troca de equipe por parte de alguns pilotos, como Francisquinho ex-Taboquinha defendendo o boca preta e Dimas Dantas ex-Boca Preta que está no Taboquinha, ainda a chegada de um piloto supresa que é o Prof°: Afrânio Marques, defendendo os Bocas Pretas, o público (eleitores), não perderá ao aguardar as próximas etapas deste campeonato que apesar de estar no começo, já é muito empolgante.

18 de outubro de 2007

CPI dos falsos médicos

Por: Emanoel Glicério do blog www.diariodasulanca.blog-se.com.br


O vereador Francisco Ricardo tem assumido o papel de principal voz da oposição na câmara de vereadores. Em seus discursos na tribuna da câmara de vereadores Francisco Ricardo tem feito questionamentos a respeito da administração municipal e cobrado esclarecimentos do chefe do executivo “Infelizmente a resposta aos nossos questionamentos nem sempre chega dentro dos prazos, e muitas vezes não explicam nada” afirmou o vereador. Nos próximos dias Francisco irá propor uma CPI para investigar a suposta contratação de falsos médicos no hospital municipal. Dois médicos identificados até o momento apenas como Leonardo e Ivone, foram acusados de trabalhar ilegalmente no hospital municipal. Segundo informações da secretaria municipal de saúde um dos médicos é boliviano, com formação universitária.Francisco Ricardo promete um discurso duro sobre o tema na tribuna da câmara.

Taquaritinga do Norte realiza circuito de vôo livre


Após 8 anos sem realizar o evento Taquaritinga do Norte irá realizar a 7ª edição do Circuito Asa Branca de Vôo Livre, que irá acontecer nos dias 23, 24 e 25.
Os saltos acontecerão na Rampa do Perê, localizada na Serra da Taquara e chega a 1060 metros sem eu ponto mais alto.
A secretaria de obras da cidade já começou a reconstrução da rampa, desativada desde 1999. Ela terá 6 metros de largura quatro de largura.

1º Encontro de bandas e fanfarras em Pão de Açúcar

Domingo dia 21 de outubro Pão de Açúcar(distrito da cidade de Taquaritinga do Norte- PE) irá realizar seu 1º Encontro de bandas e fanfarras. O evento que tem inicio previsto para as 15h irá contar com apresentações de bandas de 25 municipios pernambucanos entre eles Recife, Caruaru, Vertentes e Santa Cruz do Capibaribe. O local do evento será nas ruas José Juventino e João Balbino.

17 de outubro de 2007

Prefeitos infieis poderão perder o mandato


O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) decidiu ontem que os prefeitos, governadores, senadores e o presidente da república devem fidelidade ao partido pelo qual foram eleitos.
Em Pernambuco 91 dos 184 prefeitos trocaram de partido após as eleições e poderão ter seu mandato retido e entregue ao partido. Dentre esse número 68 poderão concorrer a reeleição.
Os partidos que mais ganharam adesões em Pernambuco foram o PTB( que recebeu a filiação 31 novos prefeitos), partido ao qual o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe está hoje após ter passado por outros como o PSB do governador Eduardo Campos e o PMDB do senador Jarbas Vasconcelos, e o PR.
Mas os prefeitos podem ficar tranqüilos estima-se que apenas daqui a dois anos é que esse processo será concluído,sem mencionar que caberá aos acusados pleno direito de defesa.

16 de outubro de 2007

TSE julga hoje o troca-troca de partidos no poder executivo


Após ter julgado as mudanças de legenda no legislativo, o Tribunal Superior Eleitoral julga agora os macaquinhos (aqueles que pulam de galho em galho) do poder executivo: prefeitos, governadores, senadores e presidente.
Os parlamentares que trocaram de partido foram absorvidos, mas ficou estabelecido que aquele que o fizer após o dia 27 de março terá que devolver o mandato ao partido. Tudo indica que o TSE beneficiará os integrantes do poder executivo da mesma maneira.

15 de outubro de 2007

Flávio Pontes analisa seus dois mandatos como presidente do Ypiranga: ´´toda minha vida fui ligado a futebol sempre gostei de esportes``.




Ao ser questionado sobre seus dois mandatos de presidente do clube ele afirma: ´´nunca pedi para ser presidente, nem tive vontade, nem exigi, toda minha vida eu sempre fui ligado a futebol sempre gostei de esportes e por isso a minha ligação com o Ypiranga, adoro o Ypiranga. Qualquer presidente que me suceda pode contar comigo. Estamos tentando deixar o clube bem estruturado para que a próxima administração tenham tranqüilidade e traga novas idéias.

Ypiranga lança o projeto Sócio empresa e pretende sortear motos




Trabalhando junto a CDl (Câmara de Dirigentes Lojistas), a Ascap (Associação dos Comerciantes de Santa cruz do Capibaribe) e o comércio o projeto tem o objetivo de envolver as empresas e seus funcionários na vida social do clube. Mediante uma taxa a empresa associada terá direito a propaganda e seus funcionários terão acesso À piscina e aos jogos de futebol durante todo o ano.
Em parceria como comércio da cidade serão realizados ainda os sorteios de quatro (4) motos.

´´Se a nossa cidade não tem outro tipo de lazer, o turismo daqui é só o comercial então não existe uma propaganda mais barata do que o Ypiranga




Essa é parte da fala de Flavio Pontes ao ser questionado sobre a falta de consciência dos comerciantes em ajudar o time. Ele ainda frisou: ´´ Nos que gostamos de futebol passamos 10 anos sofrendo, mais nunca se tinha a dimensão do que é um clube ir para uma primeira divisão. A partir do momento que nos fomos para a primeira divisão foram 3, 4 jornais do estado cobrindo diariamente. Se a nossa cidade não tem outro tipo de lazer, o turismo daqui é só o comercial então não existe uma propaganda mais barata do que através do Ypiranga. Infelizmente a maioria não entende dessa maneira, acha que porque está eu e mais alguns diretores ali, então o clube é nosso, não nos estamos simplesmente passando uma fase lá dentro do Ypiranga. Do mesmo jeito que outras pessoas passaram nos vamos passar e o clube vai ficar. Tanto é que ele vai fazer 70 anos no ano que vem. Estamos trabalhando para que outras diretorias tenham uma vida mais tranqüila do que estamos tendo. Infelizmente a cidade não tem essa consciência tanto da importância de divulgação para cidade quanto da importância cultural, social, esportiva de tirar um garoto da rua. Ficamos muito tristes porque muita gente não entende e fica achando que a obrigação é simplesmente de Flávio, Arnaldo, Bruno ou Vicente, não o clube é de Santa Cruz do Capibaribe.

Flavio Pontes fala sobre a realidade do clube hoje



Segundo ele o presidente da federação pernambucana de futebol sabendo da atual situação do Ypiranga entristeceu, já que o clube abrilhantou o campeonato com a disputa pelo título ano passado. Segundo o presidente serão lançados alguns produtos e intensificada a campanha junto ao comércio pela questão do patrocínio. Nos sabemos da desvalorização que muitos comerciantes santa-cruzenses tem pelo time da casa. Flávio encerra a fala assim: ´´ Hoje a situação é complicada a gente pretende participar tem vontade agora vai depender do apelo junto com o comércio``.

Ypiranga tem até o dia 25 de outubro para confirmar sua participação ou não no Pernambucano de 2008.



Trabalhando hoje com a garotada dos 15, 16, 17 anos o time tem até o próximo dia 25 de outubro para confirmar junto a Federação Pernambucana de Futebol sua participação ou não no campeonato. Do dia 15 até o dia 25 serão medidas as respostas do time, do comércio, se tiver a possibilidade de se alcançar números que sejam bons pro clube e bons para todo mundo a luta terá continuidade se não infelizmente o time ficará de fora do campeonato de 2008.

Petrolina e Centro Limoeirense entram na disputa no Pernambucano de 2008




(Petrolina Futebol Clube)





(Centro Limoeirense)






Centro Limoeirense e Petrolina, ou seja, o terceiro e quarto colocados da série A-B do pernambucano de futebol são os dois novos clubes que irão participar do Campeonato Pernambucano de Futebol no ano que vem. Os times da capital e do interior do estado já aceitaram a novidade e agora é só esperar para ver se a experiência dá certo.


Presidente do Ypiranga discorda da nova forma de se fazer o pernambucano de futebol.



Em entrevista concedida na última quinta-feira, o presidente do Ypiranga Futebol Clube, o empresário Flavio Pontes, fez sua análise sobre as mudanças que ocorrerão no Campeonato Pernambucano de Futebol, que terá início dia 13 de janeiro. Quando questionado a respeito do assunto ele citou uma reunião do conselho arbitral onde os clubes interioranos juntamente como presidente da Federação Pernambucana de Futebol discutiram os números de público dos campeonatos anteriores e a entrada de dois novos clubes na competição. Ele encerrou a resposta dizendo: ´´ a gente discordou um pouco na forma de disputa, queríamos todos os times jogando entre si e fazendo um quadrangular final com os quatro mais bem colocados, porém quando procuramos a data que a CBF(Confederação Brasileira de Futebol) dispõe para a federação pernambucana, que no caso é o dia 24, então acatamos a decisão. Esperamos que melhore o espetáculo e ai sim no próximo ano agente faz uma avaliação de novo com um tempo maior e já tendo visto os erros e acertos dessa decisão``.

14 de outubro de 2007

Eu sou um soldado do grupo

Por: Gilberto Silva

Esssa foi a frase do vereador Fernando Aragão (PDT) em entrevista ao radialista Silvio José, quando foi perguntado sobre uma possível candidatura majoritária.Fernando descartou uma possível candidatura independente, como a que fez a algumas eleições lançando uma terceira via."Estou a disposição do grupo, estou articulando meu espaço, mas a decisão se saio como prefeito, vice ou vereador é do grupo".

Última tendência em moda


Ir de Campina Grande a João Pessoa será mais cômodo

Fonte: http://www.db.com.br/
Com previsão para finalizar as obras no primeiro semestre de 2008 o governo aponta a comodidade que o motorista campinense terá para ir a capital paraibana e vice-versa pela BR 230. Segundo a Assessoria de Comunicação do DER-PB (Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba) a obra trará rapidez e segurança a quem utiliza a rodovia. Uma viagem de ônibus entre as duas cidades levava em média duas horas. Com parte da BR duplicada, o tempo foi reduzido para 01 hora e 40 minutos.

13 de outubro de 2007

Bianchi na televisão

Ontém a noite o conhecido padre Bianchi, que a alguns anos disputou a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e foi derrotado nas eleições, foi filmado pela equipe da afiliada da Rede Globo de Televisão no agreste pernambucano, a TV Asa Branca. Na ocasião acontecia, como já ocorre a muitos anos, a procissão com a imagem da padroeira do Brasil(Nossa Senhora Aparecida) pelas ruas do bairro da Cohab 3 em Caruaru onde Bianchi é paróco. Ao ser interrogado pela reportagem ele destacou a importância da santa para o país.

Pérolas da publicidade.


Começa horário de verão



Começa a meia -noite de hoje o horário de verão. Pernambuco não irá participar do adiantar dos relógios, que só deverão voltar ao normal às 24h do dia 16de fevereriro de 2008. No interior brasileiro os bancos(pelo menos os que não estão em greve) funcionarão das 9h às 15h e as complicadas viagens áereas obedecerão o horário de Brasilia.
A idéia de utilizar o horário de verão é uma tática do governo federal para tentar reduzir o consumo de energia. Então não estranhe se apartir da manhã de manhã a televisão de sua casa, por exemplo, passar seu programa preferido mais cedo e se ligue para não perder de ouvir o programa radiofônico de mais audiência(A VOZ DO BRASIL).

11 de outubro de 2007

Falsos sentimentos


Sempre que se aproximam datas comemorativas como o natal, por exemplo, a sociedade se enche e transborda um sentimentalismo e uma ´´compaixão`` enorme. Amanhã é comemorada uma dessas datas, o ´´dia das crianças``. Serão doações e mais doações de brinquedos, roupas e alimentos para as crianças chamadas ´´carentes``.
Os shoppings centers inventam campanhas do tipo: ´´Doe brinquedos e dê liberdade`` ou ´´ Faça uma criança sorrir`` tão somente com o intuito de vender. E ai, faz-se uma criança sorris dia 12 de outubro e os outros 364 dias do ano deixa ela chorando?As pessoas agem de maneira fingida e pensam que uma doação no dia das crianças compensará os seus atos e omissões. Nós somos os responsáveis pela enorme marginalização existente. Enquanto esses milhões de crianças que emocionam tanto os corações desses ´´bom samaritanos``de um dia só, alguns homens com salários milionários brigam por cargos e por poses de poder e luxo. Pêra lá vamos ser realistas. Poxa

Terrinha natal do presidente parece que vai ser finalmente beneficiada

Fonte: Diario de Pernambuco 10/10/2007

O governo federal em parceria com empresas privadas como a Motorola, por exemplo, irá implantar em Garanhuns e Caetés o projeto Cidades Digitais.
Através da instalação de 100 computadores e 30 laptops a sociedade de Garanhuns terá acesso a internet banda larga.
Os computadores irão ser postos em escolas públicas, postos de saúde e telecentros(cabines telefônicas) comunitários.Em todo o país cerca de 20 municípios serão atendidos pelo projeto, entre eles Aparecida(SP) e Corumbá(GO). Será que após cinco anos o presidente começa a lembrar de seu berço?

10 de outubro de 2007

VII Encontro Municipal de Juventude

UESCC 18 ANOSDefendendo os estudantes

Teatro-Dança-Música-Fotografia-Poesia-Política...

28 de outubro - 2007Local: Escola Padre ZuzinhaSanta Cruz do Capibaribe-PE

ProgramaçãoDia 28 de outubro:
domingo8h30min – Abertura solene do VII Encontro Municipal de Juventude com execução do Hino Nacional pela Banda Novo Século9h15min – Exposição de Artes Plásticas, Livros e Fotografias.

9h30min – Formação de Grupos Temáticos: Mídia e poder; Mídia e Movimentos Sociais; Poder da Mídia; Mídia alternativa; Ética na Mídia.10h30min – Apresentação dos Grupos de Trabalho

11h30min – Poesia Popular e Literatura de Cordel com Gil Geraldo e Clécio Dias

12h00min - Parahybucanos

12h15min – Feijoada

12h30min – Apresentação do Hip Hop

13h00min – Apresentação do Teatro de Mamolengos do Grupo THC (Teatro de Humor e Comédia).

13h30min – Dinâmica em grupo14h00min – Composição do Conselho Fiscal e Comissão Eleitoral da UESCC

14h30min – Filme: A revolução não será televisionada

15h30min – Bate Papo com o tema: “Juventude e Mídia”. Debatedores: Professor da UEPB Doutor Luiz Custódio, Ex vice-presidente da UNE Louise Caroline e a Dep. Estadual Teresa Leitão.

17h00min – Entrega do “Prêmio Lince de Defesa dos Estudantes”18h00min – Encerramento do VII Encontro Municipal de Juventude, cantando os parabéns pelos seus 18 anos.

Será que finalmente nos ouviram?


Após ter saído matéria escrita por nos acerca do assunto a duas edições atrás no jornal CORREIO UNIVERSITARIO e de muito se cobrar por toda a mídia santa-cruzense parece que finalmente a prefeitura municipal de Santa Cruz através da secretaria de obras resolveu nos escutar. Esta começando, mesmo que timidamente, uma mine-reforma no espaço cultural Pedro Maia( a conhecida Praça dos estudantes). Já não era sem tempo, agora atenção vamos fazer a coisa direito não adianta fazer apenas reparos superficiais, pois lá na frente os gastos acabam sendo ainda maiores.

Vereadores aflitos

Muitos dos integrantes do poder legislativo municipal tem motivos de sobra para estarem preocupados. A União dos Vereadores de Pernambuco(UVP) reuniu hoje vereadores de todo o estado para discutir sobre a decisão do STF(Supremo Tribunal Federal) sobre a titularidade do mandato(se o mesmo pertence ao político ou ao partido).
Apos o troca-troca de legendas tem gente se tremendo de medo de perder o mandato, enquanto outros vibram com a possibilidade de ganhar um. E em Santa Cruz do Capibaribe a coisa não e diferente, já que quase todos os vereadores da cidade mudaram de partido e alguns ate mesmo de ala política.

Fonte= Jornal Diario de Pernambuco do dia 10/10/2007

6 de outubro de 2007

Ex-petistas filiam-se ao PSDC


Bastante esperada pela sociedade santa-cruzense a decisão do ex-vereador professor Afrânio em sair ou não do PT aconteceu,porém não se sabia para onde ele e as dezenas de petistas que lhe acompanharam iriam. Essa dúvida chegou ao fim, comforme noticiou em primeira mão o blog http://www.gilbertojornalista.blogspot.com/, Afrânio Marques de Melo filiou-se ao PSDC(do deputado-estadual Edson Vieira) passandoassim de situação à oposição.Junto com ele foram Gilson Julião(componente da UESCC- União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe), ARthur Corrêa e Maciel.Alguns acreditam que essa adesão foi importante para solidificar a situação e enfraquecer o grupo do prefeito José Augusto outros que isso não interfere em nada as pretensões do grupo situacionista. É esperar para ver o que eles vão fazer, alémde é claro lançar o nome de Zé à deputado-federal em 2010.

Eles querem mais que fama



Fonte: www.g1.com.br

Não bastasse a vida de ostentação e luxo que levam, alguns famosos querem agora disputar cargos políticos. São cantores,ex-jogadores de futebol,estilista, sambistas, empresárias entro outros esteriótipos.Eles sairão candidatos a vereadores ou prefeito pelos seguintes partidos:PPS,PR,PSB e PTB.Entre eles estão:a cantora Gretchen(que irá disputar o cargo de prefeita de Itamaracá-PE pelo PPS),o iatista Lars Grael(candidato a vereador ou avice-prefeito de São Paulo pelo PPS), Ronaldo ex-jogador do Corinthians(irá disputar o cargo de vereador de São Paulo pelo PPS), o sambista Neco da Portela( candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PSB), a dançarina e mais recentemente atriz pornô Rita Cadillac(ela irá tentar uma vaga de vereadora em Praia Grande-SP pelo PSB, só não sabe-se se ela irá rebolar nos comícios) e pelo partido que domina a cena da situação em Santa Cruz do Capibaribe disputarão as vagas de vereadores por São Paulo: a apresentadora Marly Marlei, a ex-jogadora de basquete Marta, o ex-jogador do São Paulo Müller, o cantor Ovelha,o cantor Rafael Ilha, a modelo Renata Banhara, o estilista Ronaldo Esper, o ex-jogador de futebol Viola e o apresentadorde TV Sérgio Mallandro.








5 de outubro de 2007

Hipocrisia

Essa é a palavra que define as posturas falsas adotadas pelas pessoas, ou seja, o fingimento a indiferença em ocasiões desnecessárias. Isso ocorre na igreja (quando pessoas supostamente puritanas se escandalizam com qualquer ato que observe), na política, na família, na escola e em todos os âmbitos sociais.
Se existe uma coisa que eu não suporto em uma pessoa é a HIPOCRISIA. E é incrível como existem pessoas fingidas que praticam coisas impensáveis e que de maneira tosca e xula observam e opinam na vida alheia. Pelo amor de Deus sigam o exemplo bíblico ´´resolve primeiro os teus muitos problemas, para só então se sobrar tempo e se for conveniente e necessário ajudar a solucionar os impasses de teu próximo``.

Se for para felicidade de todos e o bem geral da nação diga ao povo que fico

Após muitas expectativas e suspense o prefeito de Santa Cruz, José Augusto Maia, declarou hoje em coletiva de imprensa concedida na prefeitura municipal seu futuro político.
Depois de muitas especulações sobre sua provável candidatura na majoritária em Brejo da Madre de Deus ano que vem, Zé decidiu permanecer em sua cidade e defender os interesses da ´´nação taboquinha``.
Infelizmente Zé Augusto demorou muito na coletiva para anunciar sua decisão, como sempre ele fez um apanhado geral de suas obras e de seus pensamentos para só então depois de 25 minutos anunciar seu parecer. O prefeito deve atentar para o fato de que utilizar muitas palavras para falar algo que poderia ser dito com algumas cansa os ouvidos e tentar fazer auto-propaganda em qualquer oportunidade enfada.

Vereadores cometem gafe

Na reunião da Câmara Municipal dos Vereadores de ontem, quinta-feira, de Santa Cruz do Capibaribe todos os 10 parlamentares deram um escorregão. Nenhum lembrou de falar sobre o Padre Zuzinha, importante figura que faleceu a 24 anos, em seus pronunciamentos. Apenas o vereador Ernesto Maia lembrou de falar sobre o padre, porém após o uso da tribuna por meio de uma questão de ordem. Vamos se ligar vereadores.

Jornalistas homenageiam ícone santa-cruzense








O programa Show de Notícias(que em breve passará a se chamar Sulanca News), que é transmitido pela Rádio São Domingos FM 104,9 das 11 à 1 da tarde com apresentação de Marcondes Moreno, comentários de Fabian o Amaral e repórter esse que voz escreve, foi dedicado hoje totalmente em homenagem ao Padre Zuzinha. Com ligações dos ouvintes seu admiradores e a reprodução de falas do Padre Zuzinha em comícios na década de 80, da nota de falecimento do mesmo e do emocionado discurso do promotor de justiça na época (o senhor Marconde) no sepultamento do reverendo.



Marcou presença também no estúdio a vereadora e ex-secretária do padre, quando prefeito, Zilda Barbosa Mena, que emocionada falou sobre seu líder. O apresentador Marcondes Moreno, que conheceu o padre, contou histórias sobre ele e fez um apanhado geral de sua trajetória.

24 anos sem o padre


Hoje é feriado municipal em lembrança a morte do Padre Zuzinha (José Pereira de Assunção), ele que foi líder político e religioso em Santa Cruz do Capibaribe nas décadas de 60,70 e 80.
Considerado por muitos como santo e por outros tantos como ótimo político o Padre Zuzinha marcou sem dúvida a vida social de nossa cidade. Tanto é que 24 anos após seu falecimento seus pensamentos e ações ainda interferem bastante na vida dos santa-cruzenses. Segundo os mais antigos ele era muito caridoso, sempre ajudando os menos favorecidos financeiramente, e muito bom articulador político. Dessa sua faceta política o sacerdote deixou uma verdadeira herança o grupo de oposição ao poder executivo no momento denominado de ´´bocas-pretas``. Levando-se em conta que por ser uma cidade interiorana Santa Cruz do Capibaribe apresenta ainda praticamente a mesma forma de se fazer política dos anos 70 a herança do padre é grande.
Em homenagem ao padre Zuzinha será celebrada uma missa às 5 horas da tarde em frente à igreja matriz de Santa Cruz do Capibaribe, localizada na rua de mesmo nome do pároco Avenida Padre Zuzinha (onde teve início a cidade).

Avanissima


Professora, amiga, colega, pessoa, atriz, mulher, ou seja, ESTRELA. Essas são algumas das referências que podemos fazer a ela que foi e sempre será a dama do teatro santa-cruzense. Embora não esteja mais entre nós Avaní Lopes é lembrada e festejada com toda emoção.
Dona de um delicioso senso de humor Avaní conquistava a todos por onde passava. Professora ela envolvia seus alunos, melhor seus amigos já que éramos todos amigos, com o conteúdo dado em sala de aula. Eu tive o prazer de ser aluno da mesma e lembro-me do aspecto diferente e irreverente que Avaní dava aos conteúdos de história (ela lecionava história na escola Padre Zuzinha).
Simpática, ela nunca demonstrava cansaço ou mal humor. Poetisa ela construía lindas poesias. Sem dúvidas Avaní Lopes deixou muitas saudades, porém com certeza do lugar maravilhoso onde ela está agora nos olha e dá boas risadas.
Amanhã, sábado 6 de outubro, será realizado no Teatro Municipal de Santa Cruz Do Capibaribe o lançamento do livro ´´Avanissima, a vida de uma estrela``. Escrito pelo professor e amigo dela Edson Tavares, o livro traz histórias e poesias da atriz.
Toda a família, representada na figura de sua irmã Marlene Lopes, convidam amigos, ex-alunos, conhecidos e familiares para participar do evento que terá inicio as 20hs, onde homenagearemos e lembraremos da nossa queridíssima AVANÌ LOPES.

Shopping Caruaru completa 10 anos de existência




Único da região agreste de Pernambuco o shopping apresenta um crescimento significativo ao longo dessa década de existência. Segundo a diretoria nos seis primeiros meses deste ano as vendas no local aumentaram 28% em relação ao ano de 2006, e estipula-se ainda que até o final do ano esse crescimento deva ultrapassar a casa dos 30%.
O shopping que serve, além de é claro de divertimento, para que os consumistas ferrenhos gastem todo seu dinheiro e estourem os limites de seus cartões de crédito, receberá na próxima semana duas novas lojas a Marisa Família e a Viasports.

4 de outubro de 2007

Folheto causa mal-estar


Um folheto distribuido de ontém para hoje pelas residências santa-cruzenses causou mal-estar ao grupo político da situação em Santa Cruz. O informativo traz a tona várias denúncias contra o governo municipal e contra todos que compoem o governo José Augusto. Segundo o prefeito eseu sobrinho, o vereador Ernesto Maia o responsável é um dos acessores do deputado Edson Vieira, que segundo fontes encontra-se escondido. Zé falou em uma rádio que iria prestar queixa contra os responsáveis pela produção e distribuição do folheto.

De acordo com Zé ´´essa forma de fazer política está ultrapassada e o povo não merece mais isso``. E o povo fica como cego em tiroteio sem saber para onde olhar, ou seja, em quem creditar sua confiança.