25 de maio de 2007

Forró versus forró

Ritmo musical típico do nordeste brasileiro, o forró vem passando por muitas transformações em sua estética nos últimos anos. Isso caba por gerar uma discussão a respeito das conseqüências dessas mudanças.
Desde muito tempo os nordestinos têm o forró, que é na verdade de procedência mestiça com elementos indígenas, africanos e europeus, presente em suas tradições culturais. E junto com ele outras danças como o xaxado, o cote, o coco, a quadrilha e o baião. Logo após o surgimento de Luiz Gonzaga como expoente musical desse ritmo e sua posterior consagração como o ´´ rei do forró`` a dança conquistou a simpatia e adesão de muitas pessoas.
No inicio o forró contava com instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba e executava uma melodia alegre com letra rica em poesia, que contava os muitos ´´causos`` nordestinos. O tempo passou e novos instrumentos como a bateria, os metais (trompete, trombone, saxofone e etc), além dos de percussão foram sendo agregados, surgindo assim o que hoje é conhecido como ´´ forró estilizado``. Essa outra vertente do forró apresenta ao público uma nova roupagem para o ritmo, com sons metalizados e letra descontraída.
Alguns críticos musicais e até mesmo artistas do segmento apontam de maneira negativa as referidas mudanças e chegam a mencionar a possível extinção da essência do forró tradicional. Como é o caso de Paulo de Tarso, vocalista da banda paraibana ´´Forrozão Zabumbalada``, que também sinaliza como sendo negativas as modificações. Ele diz ´´essa metamorfose sofrida pelo forró é negativa, mesmo eu sendo cantor de uma banda de forró estilizado, acredito que o ritmo perde um pouco de sua autenticidade com essas mudanças. Eu acho que mesmo que as bandas utilizem também outros instrumentos, que não os já tradicionais, devem procurar manter vivo o valor da essência forrozeira``. È consenso entre os mais tradicionalistas, como é o caso das bandas de forró pé-de-serra e de seus respectivos admiradores, que o que se faz necessário é a divulgação da necessidade de se respeitar o forró de raízes, que tem por objetivo promover a alegria e a descontração, já que acreditam ser improvável se suprimir o forró tradicional.

Nenhum comentário: