2 de junho de 2007

Arraial Itararé: Programa foi lançado neste sábado com presença de grandes artistas

Por Ligia Coeli e Melqui Ferreira


A primeira edição do Arraial Itararé, promovida pela emissora local de mesmo nome e afiliada da TV Cultura, foi transmitida neste sábado (2) via satélite para todo o Brasil, ao vivo, do Centro de Cultura e Arte, no Açude Novo. Das 15 às 16h, Marcos Farias, filho de Marinês, acompanhado por Xique-Xique e Jerimum, dois personagens que conferem humor ao programa, levaram ao ar a autêntica cultura nordestina.

Em clima de descontração, o acontecimento teve a presença de Santana, o “contador de histórias”, como gosta de ser chamado. O artista, acompanhado dos sanfoneiros Cesinha e Inaldo fez uma homenagem à “Rainha do Xaxado”, ao cantar a música “Meu Cariri”, um hino imortalizado pela voz da cantora, além de canções como “Xodó”, “Ana Maria” e, lembrando Luiz Gonzaga, “Estrela Miúda”. Esteve presente ainda o filho do repentista Ivanildo Vila Nova, o poeta Iponax vila Nova, que frisou a importância de manter forte a cultura e a identidade nordestina e citou versos em memória de Marinês.

Na platéia, formada convidados, estavam presentes ainda Fátima Marcolino, filha do poeta Zé Marcolino, além do próprio idealizador do projeto, o diretor geral da TV Itararé, Dalton Gadelha. Segundo ele, esta iniciativa tem como intuito, trazer uma experiência nova no que diz respeito à mostra da cultura nordestina, divulgando o estilo de vida da população. “Queremos que tenha o sotaque do Nordeste”, afirmou Gadelha, pois “o São João é uma síntese do comportamento, vida e sociedade dos nordestinos”, concluiu.

O apresentador Marcos Farias falou da importância de iniciativas como essa para a representação da cultura paraibana, pois dessa maneira Campina Grande só tem a ganhar. E continuou dizendo: “Precisou minha mãe morrer para as pessoas acreditarem nisso”. Ele foi convidado para fazer parte do projeto porque além de ter intimidade com os artistas convidados, é uma representação genuína das raízes musicais nordestinas.

Nenhum comentário: