29 de julho de 2007

Brasil encerra a participação nos Jogos Panamericanos em 3º no quadro de medalhas

Após muitas dificuldades em se concretizar o sonho de se realizar os Jogos Pan-americanos no Brasil, problemas nas construções dos centros de esportes, muitas delegações com atletas que não eram titulares, problemas na aviação brasileira entre outros está chegando ao fim o Pan do Brasil. Nosso pais termina com 54 medalhas de ouro,40 de prata e 67 de bronze totalizando 161 medalhas. Não vou afirmar se foi 100% positivo ou se negativo em outras proporções fica a critério de cada um, porém o fato é que está chegando ao fim e nós só conseguimos ficar em 3º lugar no quadro de medalhas.
Sim isso mesmo, o Brasil só ficou em terceiro quando deveria ter conquistado posição melhor já que competia em casa com todo o suporte necessário.
Porque Cuba, um país tão castigado pela isolação, conseguiu resultados melhores, ou os Estados Unidos da América, que mesmo mandando seus atletas reservas na maioria das modalidades, ficou em primeiro lugar? A explicação? Não vou apontar exatamente, porém observe que em Cuba existe um incentivo ferrenho por parte do governo para a prática de esportes, nos EUA acontece algo parecido, no Brasil voltam-se (ou pelo menos era assim até pouquíssimos tempos atrás) as atenções somente para o futebol. E então é necessário que se faça uma reflexão para analisar se de fato todas as conquistas foram positivas.

Nenhum comentário: