23 de julho de 2007

Santa Cruz do Capibaribe- Capital dos 8 baixos


Além de ser a Capital das Confecções, a cidade recebeu mais esse título e conta com uma orquestra bem diferente que vem ganhando espaço na mídia brasileira, a Orquestra Sanfônica.

Santa Cruz do Capibaribe é a cidade que possui mais tocadores de sanfona de 8 baixos do Brasil. Na Orquestra Sanfônica existem cerca de 30 sanfoneiros, dos quais 18 participam das apresentações. Em entrevista dada ao Correio Universitário Hamilton França, diretor de cultura da cidade, declarou ´´ Nós tínhamos um tesouro e não sabíamos`` e continuou ´´a sanfona de 8 baixos foi onde começou toda a historia do forró ela é de origem alemã e italiana, só que o nosso tem características bem nordestinas``.
A orquestra (que é formada por pessoas simples como vaqueiros e sulanqueiros e já tem dois meses de existência, está sob o comando do maestro Rubinaldo Catanha) já apareceu em programas da Rede Globo de Televisão, como o Jornal Nacional. Segundo Hamilton existe um projeto para as escolas municipais onde será levado para a sala o mundo da música nordestina tentando assim despertar nos alunos o interesse pela história do forró, e estimular o surgimento de admiradores aptos e com talento para tocar o instrumento.
O grupo participou da abertura do Festival de Inverno de Garanhuns onde fizeram uma homenagem a Luiz Gonzaga, além de ter sido convidado também para participar de um festival de cultura no Rio Grande do Norte.
A orquestra que já está gravando o primeiro DVD e um CD tem planos de viajar pelo Brasil e talvez até pelo exterior. A secretaria de educação cultura e esporte pretende expandir as apresentações do grupo para o ano todo.
Ao ser perguntado sobre como se sentia em participar do projeto o sanfoneiro Fogoió dos 8 baixos afirma estar satisfeito ´´ Eu me sinto muito bem, pois estou com meus amigos, meus irmãos e chegar ao nível que estamos é bom e temos que trabalhar para poder chegar mais à frente`` e explica que a diferença da sanfona de 120, que é aquela tradicional que muitos utilizam, para a sanfona de 8 baixos consiste no número de tons que cada uma executa, a de 8 baixos tem 21 botões e quase 400 tons.




Nenhum comentário: