9 de julho de 2007

Universitários lêem pouco




De acordo com os resultados do ENADE(Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que analisa a qualidade do ensino superior no Brasil à medida que avalia a estrutura física das instituições de ensino superior, a qualidade do quadro docente das mesmas, o programa executado entre outros aspectos por meio de provas referentes a cada área exclusiva de ensino(exatas, saúde, humana e tecnológica) e via questionário sócio cultural, os estudantes universitários brasileiros lêem pouco, em média cerca de 2 livros ao ano. Ainda segundo o ENADE a maioria dos estudantes buscam ler apenas as literaturas recomendas pelo plano de aula de cada curso, deixando de lado o interesse por outros títulos, que inclusive poderiam lhes conferir mais volumosa bagagem cultural. É lógico que existem as dificuldades daqueles que estudam à noite e trabalham durante o dia.
Outros fatos podem ser constatados, como por exemplo, que apenas 8% dos estudantes do curso de medicina são provenientes de escolas públicas sendo o restante advindo de colégios particulares. Na verdade essa exclusão do pobre ao acesso a cursos de um certo ´´reconhecimento`` social, como é o caso da medicina, reflete nada mais do que a displicência executada por parte dos governantes para com a melhoria e a resolução dos problemas que norteiam a educação no Brasil, porém é necessário lembrar que o ´´povo``, é isso mesmo nós todos também somos culpados pela realidade que nos cerca.
Ai você pode se perguntar como? Quando você vota em um candidato pela simples paixão política você está se comportando de maneira leviana e descompromissada para consigo mesmo, você é culpado também quando se omite a exigir mudanças comportamentais dos corruptos que estão assentados em seus tronos de dinheiro podre e de lá cospem em sua cabeça e você sorri, ou seja, somos culpados sim.
Bem mais voltando ao assunto e para finalizar essa acalourada produção textual trago a seguinte informação: segundo os dados divulgados pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) pouco mais de 70% dos estudantes dos cursos da área de humanas, principalmente as licenciaturas como é o caso do curso de Letras e Pedagogia, são na verdade pessoas que estudaram em escolas públicas. Enquanto a maioria dos que cursam a área de saúde são pessoas abastadas que estudaram em colégios particulares, que são em sua maioria caríssimos e deixam de lado e marginalizados aqueles que não podem pagar por um ensino de qualidade.

Nenhum comentário: