17 de agosto de 2007

Jornalismo Polivalente

O que é jornalismo polivalente?

A palavra polivalente aplicada ao contexto da comunicação social significa algo como múltipla capacidade. Logo, jornalismo polivalente tem o mesmo sentido de jornalismo versátil, adaptável, capaz de trabalhar as mais variadas áreas da notícia-como entretenimento, política, saúde, esporte, educação, cultura entre outras, com naturalidade. Ele deve ser acima de tudo um jornalismo prático e de fácil entendimento, uma vez que no quadro atual pelo grande número de veículos e de informações que existem a disposição dos interessados o que vai fazer a diferença é a linguagem acessível (sem termos rebuscados), a veracidade do que está sendo noticiado e a rapidez.
Notamos nos dias de hoje essa postura junto aos jornalistas, que observam a necessidade de adaptação as mudanças rápidas que ocorrem na esfera global.

Quais as características que o jornalista deve ter para ser considerado polivalente?
O jornalista deve ser dotado de grande capacidade de flexibilidade, tem que ser capaz de absorver grandes levas de informações sobre os mais variados assuntos. Ele precisa manusear várias informações sobre muitos temas ao mesmo tempo tendo o cuidado para não cometer equívocos.
Este profissional, ao redigir deve ter propriedade sobre as informações que está difundindo. Podemos apontar também como sendo jornalista polivalente aquele, e na verdade seria bom que todas assim procedessem, são capazes de desenvolver a contento as mais variadas funções dentro de uma redação jornalística, como pauteiro, repórter, editor, fotografo, diagramador entre outras.



Tema de discussão na sala de aula.

Nenhum comentário: