29 de outubro de 2007

VII Encontro Municipal de Juventude













Aconteceu hoje, 28 de outubro, o VII Encontro Municipal de Juventude. O evento que é realizado pelas UESCC (União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe) e tem como objetivo desenvolver ações culturais e educativas envolvendo os jovens da cidade. Ocorreram: exposição de fotografias, grupos temáticos de discussão (mídia e poder, mídia e movimentos sociais, poder da mídia, mídia alternativa e ética na mídia), poesia, literatura de cordel (representada pela pessoa do artista Clécio Dias), música, teatro,filme, bate papo (presença da deputada estadual Tereza Leitão, do professor da UEPB- Universidade Estadual da Paraíba- e doutor pela USP Luiz Custódio, ex-integrante da UNE- União Nacional dos Estudantes- Louise Carolina, além da presença de vários vereadores santa-cruzenses, do deputado estadual Edson Vieira e da secretária de educação cultura e esporte do município, que não deixando de aproveitar a oportunidade e seguindo a linha de comportamento do governante municipal fez uma verdadeira divulgação de seus feitos ´´em prol`` da sociedade, a frente da secretaria.

Secretária de educação dá chilique






A secretária de educação do município, a professora Socorra Maia, chega tarde no evento e ao uso da palavra desabafa à medida que critica a UESCC.
Ela criticou a UESCC pelo fato de que mesmo a secretaria tendo contribuído com o evento a entidade não colocou o nome da secretaria junto dos patrocinadores nas camisa e nos panfletos. Só para ilustrar, próximo ao termino do evento ela chamou em um canto o presidente da UESCC, Gilson Julião, para conversar sobre o mal-estar. E ai, será que a ´´primeira dama`` da educação de Santa Cruz deu um puxão de orelha em Gilsinho do Movimento?
A secretaria esquecendo um pouco do tema do debate- Juventude e Mídia- proferiu um discurso longo e cansativo, ao contrário do presidente da Câmara Municipal de Vereadores (Dimas Dantas), do ex-vereador Afrânio Marques, sobre política e sobre as realizações do governo municipal junto à educação no município.

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe não apóia encontro

Segundo a diretoria da UESCC a prefeitura municipal não apoiou essa edição do Encontro Municipal de Juventude. Porque terá sido? Auto-defesa? Partidofobismo (aversão a ex-correligionários)?


Rádio Comunidade FM e Vale do Capibaribe alvos de protestos


Durante as discussões e debates várias pessoas demonstraram insatisfação com a postura de parcialidade política das emissoras: Rádio Comunidade FM 104,9(RÀDIO COMUNITÀRIA), apontada como portadora de tendências situacionistas) e Rádio Vale do Capibaribe AM(EMISSORA COMERCIAL) com o evidente apoio a ala oposicionista da política no município.
Segundo os revoltosos as duas emissoras, por estarem contaminadas com a politicagem barata, prejudicam o ouvinte que é obrigado a escutar uma programação infectada e comprometida quanto a sua real preocupação social.

Palestrante de maneira clara e consistente critica fortemente a revista Veja

Segundo a ex vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Louise Caroline, na verdade tanto a Rede Globo de Televisão quanto a revista VEJA não estão preocupadas em mudar o sistema político do país e sim em exterminar todo e qualquer individuo que esteja lhe prejudicando.
´´A VEJA é manipuladora e forma uma sociedade imbecil e alienada``. Essa foi uma de suas falas.

Deputada defende programas de assistência social lulistas






A deputada estadual Tereza Leitão frisou ser possível utilizarmos na realidade brasileira alguns dos métodos praticados por Hugo Chavez na Venezuela.
Quando questionei sobre a política do assistencialismo que tanto Chavez quanto Lula, com suas várias bolsas (bolsa renda, bolsa escola, bolsa família), desenvolve a deputada saiu em defesa de seu líder. A mesma afirmou que as ajudas de custo que o governo federal oferece aos menos favorecidos financeiramente não são políticas de assistencialismo e sim de assistência. Existe diferença entre as duas modalidades, tu notas?

Controle dos conteúdos televisivos é defendido em encontro


Tereza Leitão afirmou ser a favor do controle público dos meios de comunicação, pois essa influência não funcionaria como censura nem cerceamento e sim um tipo de controle qualidade da produção daquilo que está sendo veiculado.


Tereza Leitão critica blogs


Deputada critica os blogs, pois acredita que por se tratar de um espaço acessível a qualquer um e permitir o anonimato ou a criação de um nome fictício os mesmo se tornam comprometidos quanto a seu merecimento de credibilidade.



Presidente da UESCC desabafa


Ao final do debate sobre Juventude e Mídia o presidente da UESCC, Gilson Julião, desabafou sobre possíveis provocações que vem recebendo, acredita-se que por parte de integrantes e simpatizantes do antigo lado político do qual fazia parte.




Afrânio recebe o título de presidente de honra da UESCC


Ao final do evento, já entrega do ´´Prêmio Lince de Defesa dos Estudantes``, o ex-vereador petista professor Afrânio recebeu um troféu e o titulo de presidente de honra da UESCC por seus dezoito anos de dedicação à entidade. Contribuindo desde a fundação da entidade, da qual o mesmo foi o criador, até os dias de hoje.

2 comentários:

Clecio Dias disse...

Valeu Melque, é um prazer acessar seu blog. Está muito bem organizado e eu gostei de ler seus textos.
Quero que você me informe, via e-mail, como lhe enviarei o texto que estou preparando.

Abraços,

Clécio Dias

Anônimo disse...

Muito obrigado Clécio pelos elogios. Me manda o texto para meu e-mail melquisede@hotmail.com. Valeu e continue acessando estarei sempre atualizando o blog e agora muito mais. E escute também o Sulanca News viu? Valeu abraço.