18 de novembro de 2007

Política do pão e circo

Ouve uma época em Roma que o êxodo rural era grande e a população da cidade crescia cada vez mais e por conseqüência aumentava a fome e a miséria, pois faltava trabalho e sobrava mão de obra.
O governo a fim de controlar a multidão que crescia cada vez mais de maneira descontrolada e apresentava possibilidade de revolta contra os governantes pelas mazelas sofridas pela população, passou a dar pão, para matar a fome dos miseráveis, e circo, ou seja, apresentações de peças teatrais e números circenses a fim de acalmar a todos e fazer com que esquecessem a desgraça em que estavam imersos. Desde aquele tempo o povo, ou seja, a ´´massa`` já era manipulada e tão espertos quanto os de hoje eram os políticos que sabendo da fragilidade de seus subordinados apenas lhes supria as necessidades vitais.
Aqui no Brasil a coisa hoje não é diferente. Funciona basicamente da mesma maneira de antigamente, o governo distribui a grana, bolsa escola, bolsa renda, bolsa família e outras tantas bolsas para que não se morra de fome. Ai fala dos PAC´s da vida e pronto está feita a festa o povo acredita fica satisfeito e cogitam até mesmo dar uma terceira chance ao pernambucano de cabeça chata.
Em certas cidades do interior a coisa funciona de forma semelhante. O povão trabalha duro o dia todo, o mês todo, o ano inteiro de vez em quando vai se divertir nos forrós elétricos da vida esquecendo de cobrar, fiscalizar e exigir postura mais coesa de quem esta a frente do poder. E ainda de quatro em quatro ano esquece de tudo e vai pra galera do baixa-baixa ou do nãnã nãnã.

Nenhum comentário: