14 de dezembro de 2007

Você conhece os vereadores santa-cruzenses?

Saiba qual é o papel de um vereador e conheça um pouco sobre cada um dos 10 vereadores da cidade.

O vereador é na verdade um agente político empossado no mandato de legislador para um mandato de quatro anos. O vereador é o responsável por elaborar e aprovar leis que tenham como objetivo beneficiar a sociedade.
É também de competência do vereador primar pelo bem estar da comunidade a qual representa, assim como a de todo o município e fiscalizar o poder executivo e até mesmo o próprio legislativo (Cama Municipal) e a correta aplicação do dinheiro público.
O vereador que faltar a reunião sem justificar a ausência, seja ela por motivo de doença ou por outro qualquer, terá R$800 descontados de seu salário.
É dever do vereador declarar seus bens,ou seja, fornecer a justiça eleitoral todas as informações obre os bens que possua e ainda manter sigilo sobre os documentos reservados que ainda estão sendo estudados, ou seja, ser ético.
Aqui em Santa Cruz do Capibaribe a Câmara Municipal de Vereadores, Casa Dr. José Vieira de Araújo, é formada por 10 parlamentares: Agnaldo Xavier Alves da Rocha(PTB), situação- 1º mandato; Dimas Pereira Dantas(PTB), situação- 3º mandato e presidente da câmara, ex-oposicionista; Zilda Barbosa de Moras Mena(DEM), oposição- 6º mandato; Ernesto Lázaro Maia(PTB), situação- 1º mandato e sobrinho do prefeito; Francisco Ricardo Barboza Filho- Francisquinho(PSDC), oposição- 3º mandato, ex-situacionista; José Bezerra da Costa- Zé Minhoca(PSDB), oposição- 1º mandato; José Fernando Arruda Aragão(PDT), situação- 3º mandato; José Manuel de Lima- Zezim Buxim(PSDC), oposição- 1º mandato; José Moura Filho- Galego de Mourinha(PTB), situação- 3º mandato e Rui José Medeiros Silva(PTB), situação- 1º mandato. Todos os vereadores, com exceção de Dimas Dantas que é um pré-candidato a prefeito, são candidatos à reeleição.
Os vereadores, assim como todos os políticos deveriam atentar para a divulgação dos feitos que os mesmos afirmam ter realizado e suas pretensões, pois a população não dispõe de bola de cristal. A iniciativa inovadora coube ao vereador situacionista Fernando Aragão que lançou recentemente um informativo do PDT.

Nenhum comentário: