27 de março de 2008

Eleição Conselho Tutelar

Para falar sobre a eleição de domingo, que irá selecionar os cinco novos conselheiros tutelares de Santa Cruz do Capibaribe, e sobre as ações do COMDECA (Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) recebemos hoje a presença dos componentes da Comissão Eleitoral (Vera, Arthur e Jadeilson) que está organizando a eleição.
Todos os entrevistados frisaram a importância do Conselho Tutelar para a sociedade, ressaltando que ele garante que os direitos da criança e do adolescente sejam cumpridos e que o mesmo trabalha exatamente com a base da sociedade, as crianças e os adolescentes.

O que é o COMDECA?

Aproveitando a oportunidade perguntamos aos entrevistados o que é o COMDECA, como funciona e quem o compõe. Arthur explicou ´´ o COMDECA é o órgão deliberativo sobre políticas de criança e adolescente``.
Em relação aos componentes do órgão Arthur frisou que o mesmo é composto de 10 representações, cinco da sociedade civil de modo geral e cinco do governo municipal. Segundo ele da sociedade civil tem membros da UESCC, EVV, ADESC (Associação do Deficiente de Santa Cruz), Pastoral da Criança e Casa da Criança. Já do governo municipal existem representantes das secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, administração e gabinete do prefeito.

´´O estatuto vai completar 18 anos mas ele ainda não é cumprido nem compreendido`` Jadeilson

Entrevistados alertam para a importância de se votar domingo.

´´É extremamente importante que toda população vá as urnas no domingo para votar. É importante levar o titulo e um documento com foto (RG, reservistas, habilitação, carteira de trabalho). Qualquer pessoa maior de 16 anos que seja eleitor e que esteja regularmente cadastrado na justiça eleitoral pode votar``.

Existem criticas sobre a comissão eleitoral, de que a mesma não está desempenhando sua função a contento. O que aconteceu?

Arthur destacou existir falhas sim, porém as mesmas estão sendo sanadas na medida do possível. Sobre o assunto ele falou ´´desde o primeiro momento que a comissão foi formada nos temos procurado fazer as coisas na maior transparência possível, desde o inicio tudo que foi feito foi publicado. Temos procurado sempre envolver a imprensa com o máximo de transparência. Algumas criticas acontecem, e inclusive elas são salutares, e são formalizadas. Um problema que temos enfrentado é que as pessoas tem falado na rua e não passam diretamente para a comissão. Quando ela foi acionada ela se posicionou. Nos tivemos vária denúncias mas sempre foi feito o procedimento da forma correta o COMDECA e a comissão eleitoral se posicionou e resolveu o problema``.
Ele aproveitou ainda para falar sobre as urnas ´´quero destacar o empenho do COMDECA em ter feito um esforço coletivo que em parceria com o TER-PE vai trazer 140 urnas eletrônicas. Acreditamos que a própria urna incentivará para que o eleitor possa estar comparecendo``.

Vera destaca a importância do voto

Membro do COMDECA e da Comissão Eleitoral, Vera destacou ´´o nosso objetivo é que a população vá votar e que escolha pessoas capacitadas para que esse trabalho possa cada vez melhorar``.

101 e Blog do Melqui se destacam na parceria com o COMDECA

Durante a entrevista Arthur, assim como os outros convidados presente, frisaram a importância da 101 FM, atreves do jornalismo, que foi a única emissora a comparecer as reuniões com o COMDECA quando solicitados.
Na ocasião Arthur e Jadeilson aproveitaram ainda pra destacar o profissionalismo realizado pela Central de Radio jornalismo 101 e do Blog do Melqui, que de maneira solicita divulga as ações pertinentes à sociedade.
Por fim Arthur divulgou o telefone do COMDECA(3731-0870), destacando que o mesmo está a disposição de todos que queiram tirar suas dúvidas obre a eleição e sobre o órgão.

Prefeitura disponibiliza pessoal

Em conversa posterior a entrevista Arthur informou a este blog que a Prefeitura Municipal se mostrou solicita a solicitação do COMDECA para que funcionários da mesma fossem disponibilizados para trabalhar como mesários, por exemplo, já que segundo o próprio Arthur a comissão não teria condições de levantar o número necessário de pessoas (mais de 100).

Nenhum comentário: