28 de março de 2008

Estresse

A entrevista de hoje do Jornal 101 abordou o tema ´´Estresse``. Para falar do assunto convidamos a psicóloga Verônica Valadares.

O que é o estresse?

´´Atualmente toda irritabilidade se nomeia de estresse, porém estresse é uma mudança orgânica, onde o organismo se prepara para alterações. Todas essas mudança ocorrem em qualquer situação nova. O estresse está se tornando rotineiro, essas mudanças vão causar dificuldades orgânicas como insônia e isso reflete em um cansaço muito grande durante o dia. Algumas pessoas perdem a fome outras comem demais, isso gera dificuldades na memória, na concentração e pode gerar problemas maiores como falta de ar e taquicardia. Com o passar do tempo surgem sintomas de que precisamos parar. Engana-se quem pensa que o álcool ajuda a relaxar, ele agrava o estresse, muitas pessoas começam a usar álcool como forma de esquecer e termina se viciando``.
´´Algumas pessoas tendem a classificar o estresse, mas vários fatores podem gerar o estresse, pode ser prazeroso(mudanças positivas, emprego novo) ou negativo``.

´´O estresse é o que causa hoje o maior índice de faltas no trabalho``.

Quando surgiu o estresse?

´´O estresse em si já existia desde sempre, porém ele foi observado com mais focalização desde o inicio da era industrial. Por incrível que pareça o estresse não só é encontrado em adulto ele também é encontrado em criança e pode ser causado não só em situações negativas, mas também em situações positivas``.

Quem é mais estressado o homem ou a mulher?

´´As pesquisa mostram que os homens são mais afetados. O homem é muito mais racional do que a mulher. A mulher consegue lidar com o estresse de forma mais tranqüila, mas aqui em Santa Cruz do Capibaribe as mulheres tem posições altamente masculinas, então o nível entre as mulheres também aumentam``.

Qual o tratamento para o estresse?

´´A pessoa precisa trabalhar com essas situações, ela precisa lidar com isso, procurar descobrir momentos que possa descansar e que cause prazer. O fundamental é a psicoterapia. As empresas também podem trabalhar com isso, mas tem que ser com um psicólogo, e não é só palestra, é preciso trabalhar com dinâmicas, trabalho em grupo que proporcione melhoras não só a mente, mas também ao corpo -palestras- são alienantes e não resolvem``.

Quem é o psicólogo?

Para esclarecer uma dúvida que permeia o pensamento de muitos, se só pessoas com problemas mentais procuram os serviços de um psicólogo, a convidada falou sobre o assunto: ´´na verdade é comum as pessoas acharem que apenas pessoas com problemas mentais procuram psicólogo. Ele é um profissional que lida não especificamente com problemas mentais, mas com as diversas etapas da vida da gente. Nos lidamos com criança que estão apresentando dificuldades na escola, etc. O psicólogo é aquela pessoa que ajuda as pessoas a lidarem com os conflitos, o doente mental é indicado principalmente para o psiquiatra``.

Nenhum comentário: