26 de março de 2008

Jornal 101 entrevista UESCC

O Jornal 101 de hoje recebeu nos estúdios da 10,9 FM a presença de Euzébio Pereira (presidente da UESCC-União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe) e Julio Cezar (diretor de esporte da UESCC) para falar sobre o movimento estudantil da entidade.

Euzébio falou sobre a Carteira de Identificação do Estudante

´´Infelizmente a campanha teve um pequeno problema no seu inicio, nos inovamos e estamos fazendo ela de cartão. Por problemas na gráfica estamos atrasando um pouquinho nas entregas, mas ela caminha a passos longos``. De acordo com Euzébio cerca de mil carteiras já foram confeccionadas, porém nem não 30% dos colégios foram visitados.
Devido ao atraso o prazo de emissão das carteirinhas foi ampliado. Euzébio falou sobre o fato: ´´embora ainda não tenhamos a data limite devido ao atraso, nos fixamos um calendário de visitas a cada escola. Devido a esse atraso teremos a supercampanha: que consistirá numa intensificação durante uma ou duas semanas.``

Como posso tirar minha carteira?

De acordo com informações da diretoria da entidade, existem duas formas de se tirar a carteira de estudante: ou quando os representantes da UESCC passam na escola ou o estudante pode se dirigir até a sede da entidade, localizada atrás do Colégio Estadual Padre Zuzinha. Para se tirara carteira é necessário apenas a quantia de R$7, pois a foto fica por conta da UESCC.
Euzébio destacou ainda que é interessante que os estudantes procurem conhecer a sede da UESCC, que hoje é uma das poucas construídas em terreno próprio, para que possam ficar mais inteirados das ações da mesma.

Campanha

Todo ano a UESCC trabalha com uma campanha envolvendo sempre um tema em evidencia e importante para a sociedade. Segundo Julio Cezar ano passado o tema abordado foi os 100 anos do frevo, já nessa temporada (levando em conta que estamos em um ano eleitoral) o tema é ´´o peso do voto``.

Ações da UESCC

Para esclarecer para os ouvintes da 101 FM, mais especificamente do Jornal 101, Julio Cezar falou sobre outros projetos desenvolvidos pela instituição, já que muitos pensa ser a emissão de carteirinha o único projeto da mesma.
De acordo com ele existem também o Papo Jovem (projeto de debates e palestras com temas específicos nas escolas e na sede da UESCC), A voz da UESCC (informativo das ações da entidade), Cinema (exibição de filmes, inclusive voltando após um período parado) e o Encontro Municipal de Juventude (roda de dialogo onde todos os estudantes da cidade, independente de série, participam de atividades de discussão, apresentações culturais entre outros, Julio frisou ainda que seja interessante que o estudante interessado no projeto compareça a sede da entidade para assim leva-lo para seu colégio).

Algum membro da UESCC tem remuneração?

´´O trabalho não é remunerado é voluntário mas o que nos move é o interesse no bem estar de todos. É o fato de você ver os estudantes desamparados, os estudantes que não tem seus direitos preservados``.

Como é a relação da UESCC com os poderes legislativo e executivo?

´´Nós sempre somos tachados de chatos, mas temos bom fluxo com os poderes. Nosso elo não é dos melhores mas também não estamos de mão atadas``. Euzébio falou ainda sobre a representação da UESCC em todos os conselhos municipais (da criança, do adolescente, da mulher).

Como anda o movimento estudantil hoje?

´´Não se faz movimento estudantil como antigamente, no entanto, nota-se que o pessoal esta voltando a se envolver com o movimento estudantil. A escolas Luiz Alves e Francelino estão voltando a fazer movimento estudantil.

Que influência o professor Afrânio tem sobre a entidade?

´´Afrânio é o presidente de honra da UESCC, ele é uma pessoa muito importante na entidade, mas se nos temos uma opinião que diverge da de Afrânio ai fica a critério do grupo aceitar ou não``.

Carteirinha

Euzébio finalizou agradecendo pelo espaço e lembrando que as pessoas que já fizeram a carteirinha e que ainda não as receberam, assim que as mesmas chegarem os membros da entidade estarão passando em todas as escolas fazendo a entrega de todas as carteirinhas.

Amanhã continua


Dando continuidade ao jornalismo serio e imparcial amanhã tem mais uma edição do Jornal 101, entrevista, noticias e profissionalismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que o Presidente não feche a UESCC como fez com Mario Melo quando estava na ASSUNI e conseguirem fechá-la