21 de março de 2008

Santa Cruz vai ganhar nova Cadeia Pública

De acordo com informações divulgadas hoje na edição do jornal Folha de Pernambuco o governo do estado juntamente com a Secretaria Executiva de Ressocialização irão construir esse anos 25 novas cadeias públicas e recuperar outras 25 já existentes, que estão desativadas.
Entre as cidades que serão contempladas com uma nova unidade prisional está Santa Cruz do Capibaribe, que há algum tempo enfrenta problemas em relação à manutenção da Cadeia Pública. A gravidade do caso aqui na cidade é tão grande que ano passado após rebelião pelos presos que superlotavam a Cadeia Municipal e com uma morte de um detento a mesma foi interditada e todos os detentos transferidos. Com a interdição da cadeia os novos detentos são transferidos de imediato para unidades prisionais de outras cidades.
A nova cadeia, que segundo o governo do estado deverá ficar pronta ainda esse ano, terá capacidade para abrigar 100 detentos.

Sistema prisional superlotado

A ineficiência do estado é tão notável que reflete no sistema prisional. Segundo informações da própria Secretaria Executiva de Ressocialização o estado tem hoje capacidade para abrigar 8.289 detentos nas carceragens espalhadas por todas as regiões de Pernambuco. No entanto, existem 17.403 presos, o que significa dizer que hoje existem 9.114 presos a mais do que o sistema suporta.
Quando falamos que o estado é falho é exatamente por não conseguir desempenhar bem seu papel de assegurar os serviços básicos de qualidade a população (saúde, segurança, lazer, emprego). O que resulta no aumento da criminalidade que por sua vez amplia o numero de infratores que por sua vez superlotam o falho sistema carcerário pernambucano.

2 comentários:

Anônimo disse...

melqui, me responda porque na noticia do condeca, você faz questão de colocar em dúvidas o comportamento da prefeitura? e na questão da construção da cadeia pública você da ênfase que é o governo estadual, esquecendo de enaltecer a luta do poder municipal junto ao próprio governo estadual? Eu gostaria de ver você elogiando a prefeitura também, sim e a iluminação da av. Bela Vista, que você falou da escuridão, agora está clara.

Anônimo disse...

Caro Anônimo, primeiro não era nem necessaro que eu respondesse a você, pois anônimo não existe e conversar com quem não existe fica complicado. Por´´em, mesmo assim vou te falar umas coisinhas:
1º- a materia sobre o COMDECA não tem nenhuma opinião minha(até porque eu sei o que é um texto jornalistico e o sei construir perfeitamente, com a insenção necessária),´você pode não ter prestado atenção mas a todo momento é frisado ´´segundo Luciano``, ´´de acordo comLuciano`` então lá está as falas dele e o que estava no jornal, preste atenção;
2ºrelativo a cadeia , sinto lhe infromar mas apenas está lá as informações que disponho atraves do Jornal do Commercio, e o mesmo em nenhum momento cita a prefeitura, caso a mesma tenhya participação cabe a mesma apenas informar por meio d eoficio a imprensa sua participação nessa ou em qualquer outra obra, pois esse deve se o papel´´enviar oficio, ou algo doi tipo , formalizado à imprensa para que essa posssa estar informada sobre isso, a imprensa, pelo menos nos, não trabalhamos com disse-me-disse;
3ºvocê disse ´´eu gostaria de ver você elogiando a prefe, sinto muito lhe infoirmar mas papel de imprensa não é estar ragando seda com orgão publico não, ams p sua informnaçãoe ste blog divulga constantemente notas e noticias referentes aos trabalhos da pre e orgaos relacionados, preste atenç~~ao, criticar sem observar fica complicado.
quanto ma iluminação da av, eu nao faleid a bela vista e sim da AV prefeito teofanez ferraz torres filho, preste atenção. E iluminação publica, assim como saude, segurança e educação são obrigações do governo( e nao me refiro a pref dauqi ams de qualquer lugar e ate mesmo de qualquer que seja o partido do governante). Como falei preste atenção, e da proxima vezx poe teu nome, porque nao vou poder explicar tudo isso para um anônimo, fica complicado não é?