28 de abril de 2008

Ação oferece serviços gratuitos

Vários serviços de saúde, cidadania e cultura foram oferecidos, durante todo o dia de ontem, à população carente de Caruaru. A iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio), fez cerca de 30 mil atendimentos ontem. No ano passado, o Projeto Colméia possibilitou algo em torno de 20 mil. Foram 37 instituições participantes da ação, que envolveu 460 profissionais de áreas diversas.
O projeto, também conhecido como Feira de Saúde e Cidadania, existe há oito anos no Recife, mas em Caruaru é o segundo ano da atividade. Em 2007, 432 voluntários ‘vestiram’ a causa. Neste ano, o número é ainda maior: 460 pessoas, o que mostra o sucesso da iniciativa. Acreditaram na idéia, faculdades, conselhos tutelares, Ministério do Trabalho, Hemope e cartórios da cidade.
No pátio do Sesc Caruaru a fila foi grande ontem. Muitos foram ao local à procura de serviços específicos. Outros, tentaram se encaixar nas vagas oferecidas. Consultas médicas e odontológicas, aferição de pressão arterial, teste de glicose, acuidade visual, corte de cabelo, atividades esportivas, oficinas de culinária e recreação são alguns dos serviços oferecidos. Uma sala foi montada especialmente para o auto-exame de mama - tanto para ensinar o procedimento quanto para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.

Nenhum comentário: