29 de abril de 2008

Radialista de Carpina terá escolta policial

O radialista Dênis Araújo – que denunciou na última sexta-feira ter sido vítima de uma tentativa de homicídio por parte do prefeito de Carpina, Manoel Botafogo (PSDB) – foi recebido, ontem pela manhã, pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, no Palácio das Princesas. O encontro foi organizado pelo Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, que solicitou proteção para o comunicador. Ele passará a ter escolta policial. À tarde, Dênis esteve na Secretaria de Defesa Social (SDS), onde foi anunciado que o delegado especial Darlei Timóteo assumirá o caso.
“Já naquele dia (sexta) a SDS foi acionada e fez a escolta de Dênis de Carpina até o Recife. Hoje (ontem), ele veio nos pedir proteção e determinamos que fosse feito”, narrou Campos. Segundo o radialista, após escutar explicações sobre a situação do município, o governador soliciou apenas que o pedido de proteção fosse formalizado. No ofício enviado ao governador, a sindicato classifica o prefeito como um homem “violento, arbitrário e truculento”, e lembra o assassinato do também radialista Jota Cândido. “Quero dizer que, na quarta-feira (amanhã), estarei em Carpina, comandando meu programa na rádio. Tenho compromisso com os ouvintes e é assim que sustento minha família. Não vou viver me escondendo”, disse Dênis, em entrevista na sede do sindicato.
O comunicador rechaçou a versão da advogada do prefeito, Lúcia Brandão, de que a denúncia de atentado teria sido uma armação política. “O meu título de eleitor é de Paulista e moro em Olinda. Não tenho interesse político em Carpina. E, mesmo que houvesse divergência, isso não justifica uma pessoa sair correndo com um facão para matar o outro”, defendeu.
Ontem, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leonardo Acioly, revelou o desejo de subscrever a formalização do pedido de segurança para Dênis. Acioly também criticou o fato de a polícia não ter conseguido prender o prefeito em flagrante. O secretário de Imprensa do Estado, Evaldo Costa, presente na entrevista e na reunião da SDS, tratou de responder, afirmando que o delegado de Carpina só suspendeu as buscas ao saber que o prefeito estaria internado no Recife.
Quem também apareceu na entrevista foi o deputado Raul Jungmann (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara. Ele sugeriu que, amanhã, uma comissão acompanhe o retorno de Dênis a Carpina.
Ontem, a advogada de Botafogo, recuou da idéia de apresentar queixa-crime, em Carpina, contra Dênis. Ela disse ter gravações que mostram o radialista insuflando manifestantes contra o prefeito, mas desistiu de mostrá-las alegando ter sido “tolhida pelo pessoal do partido (PSDB)”. O presidente estadual tucano, Evandro Avelar, negou desentendimentos com a advogada.
Fonte: Jornal do Commercio
Foto: Meramente ilustrativa

Nenhum comentário: