Jornal 101 – Entrevista
Acontece hoje um evento no sentido de combate ao câncer de mama, não é isso. Que evento é esse?
´´É um evento promovido pela secretaria municipal e pela secretaria estadual de saúde que tem o objetivo de implantar em Santa Cruz o programa de prevenção e controle do câncer de mama, haja vista que ele é um dos mais perigosos. Esse programa vem reforçar o combate já existente``.
Dentro dessas ações de detenção precoce, acompanhamento e tratamento onde serão ofertados esses serviços e hoje já existe algo nesse sentido no hospital ou na policlínica?
´´Hoje nos temos nos PSF´s, o trabalho de prevenção educativa, na policlínica nos temos a especialidade que trata da mama do ponto de vista ambulatorial e no municipal são realizadas pequenas cirurgias. Com a implantação do programa vai se ampliar essas intervenções do ponto de vista de detectar clinicamente o câncer de mama``.
Quais são os numeros sobre o câncer de mama em Santa Cruz do Capibaribe?
´´Infelizmente eu não estou com eles, mas são consideráveis, inclusive alguns deles detectados peal secretaria de saúde``.
O secretario fala do evento de lançamento do projeto
´´O evento começa logo mais às 10 na Câmara Municipal dos Vereadores e a sociedade, os formadores de opinião e toda a sociedade podem e devem comparecer. Na ocasião serão efetuadas palestras e uma exposição do projeto e de como ele será implantado``.
Qual o balanço da chuva dos últimos dias em os trabalhos da secretaria municipal de saúde?
´´De imediato não temos um balanço do ponto de vista clinico, a enchente aconteceu veio de surpresa. Por parte da secretaria de saúde disponibilizamos todos os agentes de saúde e de combate de endemias e todo pessoal do programa durma bem para apoiar as pessoas no deslocamento da área de risco. A partir de hoje estaremos trabalhando a política de educação em saúde no ponto de vista de conscientizar as pessoas quanto às doenças que podem ser contraídas. O pessoal vai trabalhar de casa em casa orientando e encaminhando as pessoas para a unidade de saúde dos bairros``.
Carlos fala da importância de se evitar o contato com a água
Durante a conversa o secretario chamou a atenção de todos para a necessidade de se evitar o contato direto com essas águas da chuva, já que as mesmas são fortes transmissoras de doenças como diarréia e hepatite.
Ele frisou ainda que o papel da secretaria é o de conscientizar e educar do ponto de vista da saúde pública.
Ouvinte interage reclama dos serviços no PSF do Santo Agostinho
O nosso ouvinte João, residente no bairro de Santo Agostinho, participou da entrevista pelo telefone reclamando da falta de médicos no PSF do bairro. Segundo ele constantemente os médicos faltam alegando estarem doentes, com isso a população é quem padece.
À indagação o secretario respondeu: ´´a reclamação é pertinente e tivemos informações de que de fato isso esta acontecendo. É uma situação extremamente complexa, pois faltam médicos e a política salarial está defasada. Vou levar a questão para a coordenação do PSF e levar o problema para que seja discutido com o médico do PSF para que isso seja regularizado e os pacientes não padeçam mais``.
Secretario afirma que será feito concurso público ainda esse ano
Quando questionado sobre os trabalhos da vigilância sanitária o secretario nos informou que a secretaria tem carência de funcionários e que ainda esse ano a Prefeitura Municipal estará realizando concurso para seleção de novos funcionários.
De acordo com ele o concurso será para professores, guarda municipal e agente comunitário de saúde. Segundo ele só poderá concorrer aos cargos de agente comunitário de saúde quem for morador de Santa Cruz do Capibaribe, pois o processo será diferente do destinado as outras duas funções.
Carlos frisou ´´o concurso público já deveria ter acontecido , aconteceu na primeira gestão de Zé Augusto, ma na segunda não aconteceu, porem mesmo de forma atrasada nos estamos abrindo concurso público``.
Foi noticiado hoje no jornal Folha de Pernambuco que ontem por volta das 15h choveu granizo em Santa Cruz, essa informação procede e quais foram os resultados?
´´A informação foi verdadeira e não tenho conhecimento de nenhum a resultado negativo``.
Para onde estão sendo levadas as famílias que moram em áreas de risco?
´´As pessoas estão sendo deslocadas para casas de parentes e alem disso também para a quadro do Santa Tereza e algumas escolas da região do Tapera``.
O sistema municipal de saúde esta ciente e preparado para atender as pessoas caso essas chuvas aumentem o número de pessoas doentes, seja com gripe, infecção e outros problemas?
´´Se eu lhe disser que o sistema esta preparado para uma epidemia(seja de dengue, cólera, diarréia ou outras) eu estou faltando com a verdade à população. No entanto, toda a rede de assistência a saúde está preparada e orientada no sentido de atender a clientela. Mas se tivermos uma epidemia não podemos cometer o lapso de dizer que temos como arcar sozinhos, mas assim município entra em contato com a gerencia regional e pede ajuda``.
Nenhum comentário:
Postar um comentário