29 de julho de 2008

Juiz realiza seminário e expõe detalhes da campanha eleitoral

O juiz eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, Dr.Tito Lívio convocou toda a imprensa santa-cruzense e os candidatos que disputam uma vaga nas eleições de outubro para participar do I Seminário de Direito Eleitoral, que foi realizado hoje à tarde no Teatro Municipal.
Na ocasião o magistrado esclareceu dúvidas sobre propaganda eleitoral, prestação de contas, campanha eleitoral e outros aspectos dessa época. Dr. Tito expôs as regras e as normas que normatizam a campanha eleitoral, a propaganda e o comportamento dos candidatos.
Durante o evento que iniciou às duas da tarde, com um atraso de uma hora já que o juiz havia marcado o inicio do seminário para uma hora da tarde, os presentes (advogados, candidatos, vereadores e membros da imprensa local) participaram de maneira ativa tirando dúvidas e fazendo questionamento sobre as particularidades do período eleitoral.

Mal estar
Durante o evento os candidatos a vereador João Alfredo (PV) e Dimas Dantas (PTB) trocaram farpas. João Alfredo fez um questionamento ao juiz, Dimas Dantas não foi muito de acordo com o que estava sendo defendido pelo candidato da ala oposicionista e mandou João se internasse. No mais foi tudo tranqüilo e a tarde de palestras segui até as 7h e 15 min da noite.
Pode- Não pode
À medida que o Dr. Tito Lívio expunha as normas e regras que a legislação eleitoral direciona a propaganda eleitoral, ao comportamento dos candidatos bem como da campanha eleitoral de forma geral a maioria dos candidatos presentes se mostravam insatisfeitos com algumas determinações.




Pode
- Propaganda eleitoral nos veículos de comunicação de impresso;
- Utilização de Jingles;
-Utilização de paródias;

Não pode

- Utilização de reboques;
- Circulação de carros de som bem como de outra qualquer aparelhagem de som na av. 29 bem como na primeira esquina de cada transversal;
- Doação de bens, utilização de tendas, distribuição de comida e bebida;
- Pintar muros com mais de quatro metros quadrados, detalhe mesmo que o candidato pinte várias figuras de quatro metros quadrado está errado, pois de acordo com o juiz cada candidato pode pintar apenas uma figura em cada imóvel.

Após muita discussão chegou-se a conclusão de que essa sem dúvida será uma campanha eleitoral diferente de todas as outras já que muitas das antigas práticas comuns na cidade agora são totalmente vetadas, como por exemplo, a utilização de carros próprios tocando parodias de músicas em comícios, showmícios, passeatas e carreatas. De acordo com o Dr. Tito a circulação de carros apenas podem ocorrer nas avenidas próximas ao local do comício, lembrando que o único veiculo liberado para fazer tal trabalho são os carros de som.
Ao termino da reunião a maioria dos candidatos saiu insatisfeitos com as muitas regras e proibições. Porém, de maneira geral podemos destacar que tal rigidez será refletida na melhoria do processo eleitoral e isso será revertido nos resultados das eleições e no amadurecimento da sociedade.
Compareceram ao evento: a policia militar, a policia civil, o secretario de defesa social Jeroam Gonzaga, o prefeito do município José Augusto Maia, candidatos, advogados e a imprensa local(101 FM- Melqui Lima e Afrânio Souto, Estação Sat- Neto Espinele, Comunidade FM- Ney Lima, Blog Sulanca News- Marcondes Moreno, Blog Diário da Sulanca- Emanoel Glicério, Blog do Melqui- Melqui Lima), além de assessores de imprensa e assessores políticos dos candidatos.

2 comentários:

Anônimo disse...

AMEI AS PROIBIÇÕES!!!

Anônimo disse...

SOCRATES:
Teremos muitos candidados que terão que apagar muitos muros por SCC a fora... rsrssr Bem feito!! Querem ganhar voto com poluição visual!! Que seja uma campanha de idéias, proposituras, de discuções no campo da política e não da politicalha!!
Grande Abraço