29 de agosto de 2008

´´Camelos do Ingá`` será lançado dia 20 com a presença de um de seus produtores, o santa-cruzense Carlos Mosca

O roteiro do documentário “Camelos do Ingá” foi tecido, em parte, pela vontade de se fazer audiovisual, apesar das dificuldades de produção nas nossas cidades interioranas, em parte pela necessidade de registro dos saberes e manifestações populares de nossa cidade e região, onde a atividade comercial e industrial trouxe, a partir dos anos setenta do século passado, o poder monetário, possibilitando as maravilhas dos bens de consumo e o crescimento desordenado e desenfreado em detrimento da preservação dos bens culturais e de sua história. Onde a identidade cultural sofre um desestímulo por parte das autoridades, onde os grupos folclóricos resistem apenas pela força descomunal da própria brincadeira e da sua “alma de brincante”.
A produtora independente Cabrasdapeste Filmes, dois pernambucanos do Recife Ronaldo Nerys e de Santa Cruz do Capibaribe Carlos Mosca, que realizam trabalhos audiovisuais juntos desde 2001, juntaram a vontade de documentar grupos de brincantes de sua região, às necessidades já citadas, o que são uma preocupação também do IPHACC – Instituto pernambucano de história, arte, cultura e cidadania, que é uma associação de realizadores culturais, artistas e amigos preocupados com os rumos da cultura no nosso Estado, que é co-produtor no projeto, então produziram e dirigiram este documentário de 15 minutos em mídia digital.
O Sítio Ingá é uma comunidade rural localizada no Município de Brejo da Madre de Deus no agreste pernambucano vizinha à nossa cidade, com uma identidade cultural que vibra com o ribombar dos tiros dos Bacamarteiros e com a resistência de uma tradição preservada há mais de um século por seus habitantes, um povo trabalhador formado de agricultores em sua maioria, que são denominados pelas pessoas da cidade de “Camelos”.
Mais uma dentre milhares de comunidades espalhadas pelo Brasil, transpassadas de singularidades que as fazem únicas. Um povo com uma origem que a mistura fez esquecer o tronco principal e cuja brincadeira faz seu papel, de unir, se fazer reconhecer e conhecer os seus. Os Bacamarteiros são parte da alma e dessa essência lúdica que deve orgulhar um povo e por onde se traçam os princípios de suas aspirações e as bases de sua visão de mundo.
O lançamento do “Camelos do Ingá” acontecerá no sábado, dia 20 de Setembro de 2008, no largo da igreja matriz na Av. Padre Zuzinha, dentro da programação da Festa do Santacruzense Ausente.

Ficha Técnica:

·Roteiro, direção, produção executiva e direção de arte – Carlos Mosca e Ronaldo Nerys;
·Produção – Cabrasdapeste Filmes;
·Co-produção – IPHACC, Moinho de Cinema da Paraíba e COVER Consultoria e Comunicação;
·Direção de produção – Ronaldo nerys e Joãopedro Saneto;
·Fotografia, Câmera e Edição – Carlos Mosca;
·Produção de Santa Cruz do Capibaribe – Lenildo Araújo, Luiz Carlos Bezerra e Fabrício França;
·Pesquisa – Carlos Mosca, Ronaldo Nerys e Joãopedro Saneto;
·Música – Abdias dos Oito Baixos.
·Apoio Cultural – O Boticário, Michelle Moda Íntima, Borda Já, Stampnort, Jorlucia, Yanomami, Pontes Têxtil e Porta da Cidade.

3 comentários:

Carlos MOSCA disse...

Quero agradecer ao Melqui Lima pelo espaço concedido no seu blog para a divulgação do nosso filme. Iniciativa louvável, já que nossas manifestações populares nem sempre têm espaço na mídia. Tiramos o chapéu pra você!

Anônimo disse...

Quero parabenizar Carlos Mosca pela brilhante iniciativa. Os bacamarteiros são uma das expressões mais importantes das festas juninas. É uma festa cheia de significados e valores de um povo simples e belo, o povo nordestino. É o tiro do bacamarte, é a expressão na face do homem simples e forte, é som do safoneiro e, todos ali, ao redor para apreciar essa arte. Parabéns.

Anônimo disse...

eu nassi no inga