24 de setembro de 2008

Nota de esclarecimento. Confira os esclarecimentos da Capital Produções sobre o cancelamento do Debate do dia 30

Informe a População e entidades de Santa Cruz do Capibaribe

A Capital Debate teve sua primeira edição em 2004, quando estiveram presentes no auditório da Câmara de Vereadores convidados e os candidatos José Augusto, Nanau e Jaciael, mediados por Gilberto Geraldo dos Santos, quando ainda prestava vestibular para o curso de comunicação.
O debate teve um publico de 8 mil pessoas e audiência fechada com as rádios parceiras.
Para este ano a organização do debate estava composta pela produtora de vídeos A Capital com apoio do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba, em que 35 alunos e 6 professores se dispuseram a vir a Santa Cruz para fazer a monitoração do evento.
Estes chegariam a Santa Cruz no dia 30 de setembro às 14 horas, conheceriam o Moda Center e a empresa Rota do Mar. Logo após iriam organizar o Debate.
Para que o debate acontecesse, precisávamos primeiro da reunião das assessorias dos candidatos para que tivéssemos a garantia da realização do evento pra formalizar parcerias. Já tínhamos entrado em contato com a 3ª CIPM, Secretaria Municipal de Defesa Social, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e Câmara de Vereadores, que mostraram sua disposição em nos apoiar.
Contávamos com o apóio técnico da empresa Rede Agreste, do apoio de Mídia da ADG e Ferraz Contábil.
E estabelecemos relação de patrocínio com o Moda Center Santa Cruz, Rota do Mar, CV Motos Yamaha, Finger Móvies Planejados, SignDigital e Supermerdado Tibúrcio.
O público dos telões seriam divididos em simpatizantes de Toinho, Simpatizantes de Edson e Indecisos, com isto esperávamos um público mínimo de 15 mil pessoas.
As rádios Vale do Capibaribe, Farol FM, 101 FM, São Domingos FM e Santa Cruz FM estabeleceram parceria com a produtora, assim teríamos garantido que toda população interessada tivesse acesso ao nosso trabalho.
E no dia posterior seria produzido DVD para que as pessoas pudessem adquirir e ter um importante documento em mãos sobre as propostas dos candidatos.
O debate foi levado às assessorias dos candidatos em 05 de agosto e para a Justiça Eleitoral em 11 de agosto de 2008.
No dia 21 de Agosto de 2008, a Frente Trabalhista Popular entra com pedido de impugnação do debate em 4 páginas, alegando que Gilberto Geraldo seria coordenador de campanha de Edson Vieira e que assim não seria pautado o principio da igualdade, entre outros.
Esta atitude de colocar o “Sr. Gilberto” como coordenador de Edson procurava ludibriar a quem tivesse acesso ao documento de impugnação, pois os assessores de imprensa de Edson Vieira são os senhores Gilberto José da Silva e Geraldo Moura, com os quais sempre há confusão pela semelhança dos nomes com Gilberto Geraldo dos Santos (diretor da produtora do evento)
Sabendo do pedido de impugnação, fizemos a nossa defesa e o debate continuou com direito de ser realizado.
Acontece que no guia da Frente Trabalhista, um dia após a realização da entrevista coletiva realizada pelo sindicato dos professores, mais uma vez o Debate A Capital foi citado e colocado como produzido por “uma revista que não existe mais” e insinuando que o evento era uma armação em conjunto com a Coligação Caminhos para o Desenvolvimento”, e que Toinho do Pará não iria participar do evento.
A produção procura Toinho do Pará, é explicado para o mesmo sobre a isonomia do evento e este ficou de se reunir conosco logo após comício da vila Santo Agostinho. Tentamos nos comunicar, porém o telefone apenas chamava sem nos atender. Voltamos a telefonar no dia seguinte, mais uma vez sem atendimento.
Ligamos para Carlos Lisboa, este nos atendeu e marcou reunião com assessoria no sábado 20 de setembro às 16 horas.
Levamos à reunião um novo programa de debate, a fim de garantirmos a participação de ambos os candidatos no evento.
Apresentou-se a regra atual e uma nova em que só poderia ser posta em pratica se ambas as assessorias concordassem.
A nova regra visava aumentar o numero de propostas para explanação dos candidatos e continuava a finalização do debate com uma pergunta entre ambos os candidatos.
A assessoria de Toinho ficou de nos dar uma resposta na segunda-feira.
Procuramos a assessoria de Edson Vieira e estes disseram que não aceitavam mudança nas regras, mas poderiam se reunir para conversar.
Ao candidato Edson Vieira, que em dois de seus guias eleitorais cita que o senhor Toinho nos procurou para mudar as regras, gostaríamos de esclarecer que a proposta de mudança de regras foi por parte da produtora A Capital e não do senhor Toinho do Pará.
Ligamos para assessores de Toinho durante toda a manha da segunda-feira, 22, e não fomos atendidos.
Resolvemos fazer ofício convocando as assessorias para que comparecessem ao CDL, na terça 23 de setembro, às 08:30 horas. Ofícios foram entregues a ambas assessorias.
Na data estabelecida ficamos a espera das assessorias.
Assessoria de Edson através do seu advogado Roberto Soares compareceu às 9:30 horas. Ligamos para assessores de Toinho para informar da chegada do assessor de Edson, estes disseram que iriam comparecer.
Às 10:30 horas ligamos para saber o porque do atraso e somos informados que os assessores de Toinho não irão comparecer e que enviariam ofício para expor o não comparecimento no debate pelo senhor Toinho do Pará.
Às 11:30 horas o oficio ainda não havia sido entregue e o senhor Roberto Soares por compromissos de campanha se ausenta.
Às 11:40 horas o assessor de imprensa Gilberto Silva substitui Roberto Soares.
Do meio-dia a 12:15 insistimos na entrega do oficio ou comparecimento a reunião.
Ao meio-dia e vinte minutos comparece o senhor J. Oliveira com o ofício, é informado que está sendo gravada a entrega através de vídeo e que estas imagens serão levadas ao conhecimento público. (VER OFICIO EM ANEXO)
O vídeo pode ser acessado via internet pelo site oficial do debate no endereço:
www.acapitaldebate.blogspot.com

Este é um resumo dos principais fatos para que o debate fosse organizado. Fica o nosso pedido de desculpas, pois entendemos que não há mais meios para que o debate A Capital seja realizado.
Nosso propósito era levar a população de forma clara as idéias dos candidatos para o futuro de nossa cidade, porém isto não foi possível.
Na qual reedito a alegação feita ao cartório eleitoral pela Frente trabalhista Popular ao pedir impugnação do debate, nas palavras de Olivar Coneglian “quando houver apenas dois candidatos ao mesmo cargo, a recusa antecipada de um debatedor invialibiliza o debate, não podendo a emissora levar ao ar a entrevista com o candidato que tenha aceito”.
Era de nosso maior interesse estabelecer um grande encontro em que o princípio da democracia estaria a cima de tudo.
Como este não pode ser exercido apenas por alguns, fica aqui nossos pedidos de desculpas.
Obrigado a todos que nos apoiaram e confiaram em nosso trabalho.

A Capital Debate – Jornalismo a serviço da cidadania.
Vejam oficio da Frente Trabalhista Popular em resposta ao convite par aparticipação do debate.
FRENTE TRABALHISTA POPULAR

Santa Cruz do Capibaribe, 23 de setembro de 2008.

Oficio FTP nº 075/2008-09-24

Prezado Senhor;

Em resposta ao oficio enviado a esta coligação pela vossa Produtora, convidado-nos a participar de um debate envolvendo os candidatos a prefeito nas próximas eleições Municipais em Santa Cruz do Capibaribe, lamentamos não poder participar pelos seguintes fatores:

Dada a reta final da nossa campanha, nossos candidatos a Prefeito e a vice-prefeito, estão compromissados com visitas de trabalho nos bairros, Palestras e reuniões, entre outros, estes eventos que se multiplicam em grandiosa proporção, por seu caráter pessoal, isto é, a discussão de propostas olho no olho, junto a família e a comunidade, têm prioridade exclusiva até o término do processo eleitoral em curso, o que impossibilita de participação em tal evento visto que isto demanda em descumprir outros agendamentos anteriormente pré-estabelecidos;
O nosso prazer seria estar atendendo a esta produtora o que infelizmente neste momento – não nos é possível dada, repito, a agenda repleta de compromissos assumidos pelo nosso candidato Toinho do Pará.

Atenciosamente

José Oliveira de Góis.
Representante da Frente Trabalhista Popular

Ao
Ilmo. Sr. Gilberto Geraldo da Silva. (Correção: Gilberto Geraldo dos Santos)
DD Diretor de A Capital Vídeo Produções
Santa Cruz do Capibaribe-PE

4 comentários:

Anônimo disse...

DESRESPEITO TOTAL COM A POPULAÇÃO É O QUE PODEMOS AFIRMAR E MAIS AINDA COM O ORGANIZADOR DO EVENTO QUE A SEMANAS VINHA PREPARANDO TODA A ESTRUTURA DO EVENTO.
SE ELE NEM É PREFEITO E JÁ FAZ ISSO COM A POPULAÇÃO.....
EDSON NÃO FOGUE NEM CORRE DE DEBATES.

Filó disse...

Nós eleitores com certeza entendemos perfeitamente os seus argumentos,ou melhor as suas desculpas,eu estava presente aos outros e com certeza entendi e compreendo a sua preoculpação,no mano a mano ,olho no olho,seu candidato ñ precisa FALAR,RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS,SE PREOCULPAR COM A NOSSA LÍNGUA PORTUGUÊSA QUE É AGREDIDA QUANDO FALADA POR ELE...por favoR!!!TEMOS NEURÔNIOS.

Natam Liberato disse...

É triste uma situação dessa! Se não quer participar, se não tá preparado assuma suas responsabilidades. Essa de dizer que já tinha compromissos marcados não cola mais, o ofício da organização foi enviado a mais de um mês. Por quê acusar os outros de serem do outro lado? Então se for assim Santa Cruz toda tá com Edson.
Edson nunca quis saber se a organização era de lado nenhum. Foi a todos os debates e entrevistas porque quem não deve não teme. É bom eles aprenderem também o nome do organizador do debate!

Unknown disse...

Melqui lima diariamente acesso seu blog e vejo que vc tem varios blogs parceiros tbm sou daqui de santa cruz e montei um blog tbm a mais ou menos uns 2 meses e queria firmar parceria com os blogs da cidade e região queria saber se posso contar com a sua parceria tbm meu blog é nordesteemdestaque.blogspot.com
ficaria muito grato em telo como parceiro no meu blog tbm aabraços e desde de já obrigado.

anteciosamente Luis siqueyra