30 de outubro de 2008

´´Quando tem eventos o governo do estado tem gastado muito mal``

A frase foi dita hoje pela manhã por Willamy Feitosa quando perguntada sua opinião sobre os encontros e congressos proporcionados pelo governo de Pernambuco em relação à juventude.
Willamy participou do Debate da Estação de hoje, onde juntamente com o conselheiro tutelar Gilson Julião debateu temas referentes à juventude e às políticas públicas direcionadas a essa parcela.

Gilson é indicado para o Conselho Estadual de Juventude

O nosso convidado, Gilson Julião, foi convidado pelo governo do estado para fazer parte do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude e tomará posse amanhã em cerimônia realizada no Recife.
De acordo com Gilson já existe o Conselho Nacional de Juventude e agora vai ser criado o estadual. Nesse primeiro momento irão compor o conselho 14 pessoas da sociedade civil (e seus 14 respectivos suplentes) e 14 de órgãos do governo (e seus 14 suplentes). Gilson irá representar todo o agreste.
Ele frisou que sua escolha se deve ao trabalho que desenvolve junto aos jovens de Santa Cruz do Capibaribe.

Orçamento apertado

Quando questionado sobre as ações do governo para a juventude Willamy destacou que ´´ o orçamento da secretaria de juventude é muito pequeno``. Willamy acrescentou ainda ´´o Dialogando foi um projeto para ouvir o que a juventude pensava e foi um investimento muito forte. Está acontecendo o plano estadual de juventude, que deveria ter sido mais discutido pela juventude``.

Willamy fala dos projetos que o governo de Toinho fará em relação

´´ No plano do governo tem alguns projetos importantes, ta vindo o primeiro protótipo do programa jovem empreendedor. Vão vir alguns projetos com criação da secretaria de juventude, eu não estou falando aqui como secretario porque ainda nem conversei com toinho``.

Gilson fala sobre a realidade da juventude em Santa Cruz

´´Os problemas são gerados também devido ao forte poder econômico q tem em Santa Cruz. Nós temos que começar a descobrir o lado ruim da cidade, e o mais afetado é a juventude. Qual espaço de lazer que nos temos. O atual governo deixou muito a desejar nesses oito anos``.

Convidados falam sobre o Conselho Estadual de Juventude

Willamy: ´´ Não se pode criar do dia para a noite vários conselhos apenas para receber grana, tem que ser discutido``
Gilson: ´´ É importante que tenha a discussão, inclusive as discussões estão acontecendo. É tanto que o governo do estado dá o prazo de dois anos. Não concordo com Willamy quando ele diz que o plano não foi discutido, ele foi discutido sim, poderia ter sido mais``.

Convidados falam sobre componentes do movimento estudantil que participam dos congressos apenas para luxar e passear com o dinheiro público
Gilson: ´´ inclusive uma das críticas que eu fiz quando fui contratado pelo governo do estado para realizar as conferências, foi termos ficado em um hotel luxuoso. Nós temos que discutir. Às vezes é gasto dinheiro com coisas aleatórias. Enquanto estamos no hotel existem pessoas na favelas . Isso é uma forma de nos fazer esquecer. A maioria das pessoas que vão é para ponderar. Não é que recurso seja pouco às vezes pode ser mal distribuído``.

Willamy: ´´ a primeira vez que eu fui para um lugar que teve hotel foi agora, porque todos os nossos eventos é dormir no chão. Ate fico surpreso Melqui com sua pergunta, não tem luxo, quando são eventos do governo do estado ele tem gastado muito mal. Agora, não vou dizer que quando levamos 40 jovens todos fiquem 24 horas discutindo``.

Convidados rasgam seda nom final da entrevista

Encerrando a entrevista os convidados, que em vários momentos tiveram seus nomes sondados para ocupar cargos importantes no contexto municipal, trocaram elogios e rasgação de seda.
Gilson parabenizou Willamy pela quantidade de voto que obteve nas eleições municipais. Gilson disse ´´eu tenho um monte de divergência mas não tenho medo de falar esses votos foram por isso mesmo, por ele ter discutido juventude. O importante é desmanchar os palanques``.
Willamy: ´´ agradeço pelos espaço e agradeço a Gilson apesar de termos grandes divergências políticas e de opiniões somos amigos, temos opiniões divergentes mas somos amigos e somos soldados de Santa Cruz``.
Os dois agradeceram o espaço e lamentaram o fim da Estação 97.

Nenhum comentário: