Da Sulanca à Confecção – Moda Center Santa Cruz, o maior do Brasil
Manoela Ramos, Josemilda Santos e Melqui Lima
Santa Cruz hoje não fábrica mais sulanca. Essa é a afirmação de muitos que descriminam o termo e preferem chamar de confecções as peças de vestuário. A origem do termo sulanca remonta ainda ao ano de 1953, quando começou a produção de colchas de retalhos do tecido chamado helanca, que vinha do sul do país.
Sendo assim com a junção do nome do tecido e seu local de origem as peças confeccionadas passaram a ser chamadas de ´´sulanca``. O preconceito quanto ao termo reside no fato de que naquela época as mercadorias eram feitas com pedaços de tecido, aviamentos de terceira e eram vendidas a preço de custo.
O processo de fabricação das peças passou por muitas mudanças e adaptações e hoje o conceito a respeito das confecções de Santa Cruz mudou atrai de forma positiva os olhares de todo o Brasil. Como o exemplo da empresária Helena Dias (30) proprietária da Boutique Patrick em Fortaleza (CE) que abastece sua empresa com peças confeccionadas em São Paulo e aqui. Em conversa com a reportagem ela disse ´´os artigos aqui fabricados são de ótima qualidade e preços que nos permitem ter uma boa margem de lucro``.
Desde o início das atividades a chamada ´´feira da sulanca`` acontecia nas ruas do centro com bancas de madeira e cobertura de lona que eram postas no domingo pela manhã e retiradas na quarta-feira à tarde. O espaço era desconfortável e sem estrutura apropriada para vendedores e compradores (como por exemplo, a paraibana de Desterro, Clarice da Silva-64- que compra em Santa Cruz há 40 anos e reside hoje em Campina Grande e possui um armarinho na cidade de Fagundes).
Surgiu então a idéia de se fazer um Parque de Feiras e em uma parceria entre poder público municipal e os confeccionistas construiu-se o maior do Brasil em uma área de 32 hectares, cerca de 80 mil m², 6.208 bancos, 442 lojas externas, 84 lojas internas, quatro praças de alimentação, 10 restaurantes, 22 lanchonetes, estacionamento para 3.000 veículos, hospedagem para dois mil leitos, quatro baterias de banheiros com 176 unidades. O empreendimento esta sendo ampliado em 50%.
Em conversa conosco o administrador de empresas e escritor Bruno Bezerra (33) falou sobe a ampliação apontando-a de forma negativa: ´´ Acho que ainda não era o momento, e com uma maior oferta de boxes e lojas vai haver uma desvalorização desses imóveis. Outro ponto da ampliação é o desequilíbrio que ela vai causar, pois teremos um número muito grande de vendedores com relação ao número de compradores. Hoje, o ideal seria melhorar a atual estrutura, incrementar estrutura existente``.
O Moda Center Santa Cruz está situado às margens da Rodovia PE – 160, KM 12 Bairro Nova Morada, Santa Cruz do Capibaribe e funciona segundo a diretoria de domingo a quarta-feira em regime de 24 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário