25 de dezembro de 2008

Cadeia de Garanhuns é reativada

Prestes a ser inaugurado oficialmente, o prédio recém-reformado conta com dois pavilhões (A e B) cada um deles com seis celas coletivas e uma individual. Além disso, as dependências contam ainda com sala de espera, sala de aula, laborterapia, quatro guaritas; banheiros, pátio para o banho de sol, área administrativa, refeitório, alojamento e um corredor. Uma novidade foi implantada pela Secretaria de Ressocialização (Seres) nessa nova unidade carcerária: a uniformização de todos os presos. Foram fornecidas calças, bermudas e camisas padronizada na cor bege.
Outra medida adotada foi a instalação de um único ponto de luz em cada uma das celas. Novos colchões foram adquiridos. Os apenados tiveram mais um benefício dentro da cadeia pública: o horário do banho de sol foi ampliado, que acontece todos os dias das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já as visitas familiares ocorrem exclusivamente, aos domingos de 9h às 17. Uma Tv coletiva também está sendo instalada para proporcionar o lazer da população carcerária. Metade dos encarcerados cumpre pena por assalto, o restante por diversos outros crimes.
E em nossa cidade, como será que anda a situação do sistema prisional? A resposta é fácil, a mesmice de sempre. Mesmo depois de todas as denúncias da precariedade da cadeia local e da interdição da mesma nada foi feito. O prédio foi inutilizado e os presos transferidos.
Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: