30 de abril de 2009

Caruaru sofre com falta de defensores públicos

Os juízes das varas criminais de Caruaru, no Agreste do Estado, estão preocupados com a falta de defensores públicos na cidade. O último profissional dessa área que atuou no município se aposentou há dois meses, e desde então os acusados sem condições financeiras ficaram sem defesa, o que é proibido e impossibilita a conclusão do processo. Por causa dessa ausência, réus presos estão sendo liberados pela Justiça, já que existe um tempo limite para manter uma pessoa presa até o julgamento.

De acordo com os magistrados, cerca de quatro mil processos estão deixando de ser sentenciados, causando prejuízo na aplicação da punição de crimes de relevância para a sociedade. Cansados de esperar por uma resposta, os representantes da magistratura criminal caruaruense organizaram, ontem, no Fórum de Caruaru, uma audiência pública, onde foi elaborada uma carta que deve ser entregue ao Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.


De acordo com o titular da 3ª Vara Criminal de Caruaru, Gleydson Lima, a cidade tem cinco varas criminais, mais um Juizado Especial, que atua nos casos de menor potencial. Apesar desses espaços, julgamentos na Capital do Agreste só estão sendo realizados quando criminalistas particulares resolvem ajudar o judiciário, segundo o titular da 2ª Vara Criminal, Pierre Souto Maior.

-

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: