Feira de Santa Cruz pode se tornar Patrimônio Cultural
A Feira de Moda e Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, conhecida como a Feira da Sulanca, poderá se tornar Patrimônio Cultural e Turístico do Estado de Pernambuco.
O projeto de Lei Ordinária Nº 997/2009 de autoria do deputado estadual Edson Vieira (PSDC) visa valorizar o enorme potencial existente na cidade e a inigualável importância da feira, diante da economia estadual e até mesmo nacional.
No projeto o parlamentar defende a aprovação do projeto apresentando a seguinte justificativa:
´´De um município que na década de 70 possuía pouco mais de dez mil habitantes, de base agrícola, Santa Cruz do Capibaribe converteu-se num dos maiores pólos de desenvolvimento do Estado de Pernambuco: tornou-se a cidade que mais cresceu em Pernambuco nas últimas décadas e o segundo com a menor taxa de pobreza do Estado, sendo superado apenas por Fernando de Noronha.
Tal fenômeno social estendeu-se pelas cidades vizinhas e deu origem a um Pólo de Confecções cujos números, econômicos e humanos, impressionam pela força, superados apenas por São Paulo em termos de produção. Trata-se, sem sombra de dúvida, de um bem imaterial de ímpar relevância social: configura-se hoje na forma de viver e trabalhar de milhares de pessoas, meio de efervescência social e de justiça social e dignidade da pessoa humana pelo trabalho. Revela-se também elemento fundante da cultura santacruzense: valores sociais presentes neste município, como o empreendedorismo, o pragmatismo, a hospitalidade e do valor do trabalho são derivados da experiência social produzida naquele espaço.
Faz parte ainda do imaginário e da identidade do Agreste Setentrional pernambucano, não apenas no Estado, mas em todo o país: a Feira da Sulanca de Santa Cruz do Capibaribe é associado a toda uma região, atraindo a si elementos culturais diversos. Para nossa gente, ser sulanqueiro é mais que uma atividade meramente econômica. É uma forma de viver, uma visão de mundo derivada da transformação de um município em um centro de desenvolvimento``.
Em tramitação o projeto de lei, passa agora pelas comissões necessárias e segue para a votação, servirá de reconhecimento da enorme importância do trabalho, força e dinamismo da gente do Agreste e especialmente de Santa Cruz do Capibaribe.
Caso seja aprovado o projeto( e isso é importante para o nosso municipio), a cidade só terá a ganhar com a visibilidade que irá adquirir.
Um comentário:
gostei! parabéns!
Postar um comentário