1 de junho de 2009

Pernambuco está entre os estados que vão sediar a Copa 2014

Agora é oficial. Os pernambucanos terão uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. A Fifa fez o anúncio das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 às 15h30 deste domingo (31) durante um congresso em Nassau, nas Bahamas, num hotel em Paradise Island. Das 17 cidades, 12 foram escolhidas como sub-sedes, anunciadas em ordem alfabética pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

-

"Este país não é apenas um país, é um continente. As cidades que não foram escolhidas para ser sede de um dos 64 jogos terão oportunidade de sediar outros eventos a ser definidos com a CBF", afirmou Blatter. Ele lembrou que a ideia inicial era selecionar dez sub-sedes, mas graças à intervenção do presidente da CBF Ricardo Teixeira, o número foi expandido para 12.

-

Ficaram de fora as cidades de Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, Belém. "Não há vencedores e perdedores nesse processo", disse Ricardo Teixeira. Em sua declaração de consolo, ele mencionou também que "os investimentos não serão concentrados apenas nas cidades escolhidas". Ele se refere, por exemplo, a cursos de capacitação para arbitragem e demais setores técnicos do futebol. Teixeira fez questão de reforçar que hoje não é o fim do processo, mas o começo. "Será um processo que vai exigir respeito aos padrões da Fifa e cumprimento de prazos", afirmou.

-

CIDADE DA COPA

O projeto de Pernambucano, intitulado Cidade da Copa, prevê - além da construção de um estádio com capacidade para 46 mil pessoas - a implantação de uma verdadeira cidade. Serão construídos 9 mil unidades habitacionais, um hospital, hotéis e centros comerciais.

-

A previsão é que seja investido na construção da Cidade da Copa cerca de R$ 1,6 bilhão, originários de uma parceira público/privada. A área total construída, incluindo estádio e toda a estrutura no entorno, será de 129 mil metros quadrados.

-

ARENA

-

O estádio construído dentro do projeto terá capacidade para 46.154 pessoas. No local, funcionarão ainda camarotes, lojas, restaurantes, centro de convenções, teatro e cinemas, além de estacionamento para seis mil veículos.

A distribuição de assentos na Arena:

Arquibancada inferior – 7.846 lugares

Arquibancada inferior Premium– 5.900 lugares

Arquibancada inferior Vip – 4.322 lugares

Business seat – 4.504 lugares

Camarotes – 1420 lugares

Tribuna de honra – 60 lugares

Arquibancada superior – 22.162

-

CANDIDATURA

-

A candidatura de Pernambuco começou ainda em 2007 com o preenchimento do caderno de encargos exigidos pela Fifa. Em 2008, foi elaborado o projeto da Cidade da Copa. Este ano, foi entregue o segundo caderno de encargos e realizado uma visita técnica pelo comitê da Fifa. Olinda e Jaboatão dos Guararapes ainda cogitaram enviar projetos paralelos, mas a Confederação Brasileira de Futebol vetou, alegando que cada estado teria direito a apresentar apenas uma proposta.

-

Fonte: +AB

Nenhum comentário: