Professor Afrânio realiza palestra curso de juventude e cidania ativa
O vereador Professor Afrânio realizou uma palestra sobre juventude e Ordem, através do curso de juventude e cidania ativa, realizado na sede da UESCC nos dias 08/08 e 09/08 do corrente ano.
A palestra tem como objetivo levar ao jovem informação acerca dos problemas da juventude de forma geral e, em especial, de nossa cidade, a fim de contribuir na sua formação e em busca de políticas públicas. Também o conceito de juventude é, em principio provisório. Geralmente se refere ao corte de 15 a 24 ou de 15 a 19 anos (conceito demográfico com aportes de psicologia, da antropologia e da sociologia). Mas o que proporcionará uma maior compreensão da multiplicidade do real é o aprofundamento da análise e a compreensão sobre significados, construções simbólicas, relações sociais estabelecidas pelos jovens, identidades elaboradas com base em gênero, estrato socioeconômico, raça e etnicidade.
O Vereador falou que os jovens assumem papel futuro, mas no presente deixa de ser considerado sujeito social. O jovem é aquele que vai ser. Baseia-se numa visão homogênia de juventude (moratória social = dedicação à preparação).
Afrânio declarou que os jovens podem ser solução para os problemas sociais/econômicos, desde que tenham uma formação de capital humano e social para enfrentar os problemas de exclusão social/ Jovem= bônus demográfico. Carga sobre o jovem sem considerar suas necessidades específicas. Podem tornar-se alvo do interesse público somente na medida de suas contribuições, em detrimento de suas demandas. Não se faz a contextualização do modelo de desenvolvimento no qual os/as jovens se inserem como atores.
Os Jovens são sujeitos integrais desde que deixe de ser definido por suas incompletudes ou desvios O jovem deixa de ser definido por suas imaturidade ou desvios de Juventude e entendida como uma etapa singular do desenvolvimento. A Juventude deve ser entendida como etapa singular do desenvolvimento pessoal e social pessoal e social.
O professor Afrânio mencionou o IDEB, que é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame Prova Brasil, aplicado a crianças da 4ª e 8ª séries, podendo variar de 0 a 10. O município de Santa Cruz do Capibaribe está nas 2933. ª posição, entre os 5.564 do Brasil, quando avaliados os alunos das 4. ª série, e na 5110.ª, no caso dos alunos da 8.ª série.
O vereador encerrou sua palestra falando de cultura, pois em nossa cidade não há espaços de lazer e projetos relacionados ao incentivo a cultura, os Conselhos Municipais de Cultura e Esporte e de Juventude não funcionam. Afrânio disse que “o poder Público tem que assumir seu papel como incentivador e promotor das Políticas Públicas de Juventude, Desta forma os jovens podem ser mais conscientes dos seus problemas e se organizarem em busca de seus direitos, pressionando os governos na implantação de políticas publicas para toda a sociedade.” Finalizou o vereador Professor Afrânio.
-
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário