14 de agosto de 2009

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA

Aconteceu na noite de ontem a segunda sessão ordinária do segundo período da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo um resumo dos discursos dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

Fernando Aragão –
na abertura dos discursos da noite, o presidente da Casa se referiu aos quatro anos do falecimento do ex-governador Miguel Arraes, tecendo elogios e recordando trabalhos prestados por ele à Santa Cruz do Capibaribe e região, destacando seu trabalho voltado aos mais carentes, que teria concretizado sua gestão como sendo, “O Governo do povo”. O vereador dedicou todo o seu tempo a homenagear Arraes, e finalizou seu pronunciamento destacando melhorias realizadas pela administração do ex-governador em nosso município e exaltando o caráter e a moral do mesmo.

Francisco Ricardo – o parlamentar abriu sua fala se referindo ao discurso do vereador Ernesto Maia da última sessão, e disse que ainda não se pronunciou em relação ao seu voto na campanha do próximo ano para deputado federal apenas porque ainda não se reuniu com o deputado Edson Vieira (PSDC), mas que acompanhará o voto do bloco partidário, já que segundo ele age com fidelidade político partidária. Em outro trecho ele se referiu à benefícios trazidos pela dupla Edson Vieira/Mendonça, rebatendo acusações feitas por Ernesto de que esse grupo não teria apresentado obras, nem serviços à cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Deomedes Brito – no uso da tribuna o parlamentar teceu criticas à pesquisas e enquetes realizadas por blogs na cidade, criticando a metodologia dos mesmos para a obtenção de números e resultados. O vereador ainda se referiu a visitas feitas a várias comunidades do município, o que retrata segundo ele, sua preocupação com os mais carentes. Deomedes também falou da situação preocupante enfrentada em todo o país por conta da pandemia de gripe suína, onde segundo ele todos teem que se preparar e unir esforços para evitar o pior. Para finalizar ele se referiu à uma reivindicação sua ao Secretario das Cidades, Humberto Costa (PT), para a construção de uma praça na comunidade de Santo Agostinho.

Dr. Nanau – em sua fala o legislador parabenizou o Secretário de Saúde de Santa Cruz, Raimundo Francelino Aragão Filho, pela iniciativa de promover na manhã de hoje no Teatro Municipal, uma palestra sobre a gripe suína. Nanau ainda citou uma entrevista concedida recentemente pelo prefeito Toinho do Pará (PTB), na qual ele anunciou uma série de obras e benefícios para a cidade, mas segundo Nanau o ideal é que essas obras saiam do papel, pois o povo está carente de ações reais da administração do petebista. Nanau ainda se referiu ao aniversario de morte de Miguel Arraes, enaltecendo a figura do homem público, só que lamentou o fato do governador Eduardo Campos (PSB), que é neto de Arraes, não ter herdado a habilidade e competência política do avô.

Professor Afrânio – em seu discurso ele se referiu à visitas feitas a algumas localidades da cidade. O parlamentar citou a corrupção, que de acordo com ele vem enfraquecendo a nossa sociedade por conta do desvio de recursos por pessoas desonestas, que veem prejudicando única e exclusivamente o nosso povo. Afrânio elencou o nepotismo, o suborno e peculato como sendo as formas de corrupção presentes em nossa sociedade, e afirmou que vários fatores, como a conveniência e a conivência, contribuem em nosso dia-a-dia para a propagação dessa prática.

Ernesto Maia – o vereador se referiu ao discurso de Afrânio citando alguns pontos do parlamentar que o atendeu e rebateu o que seriam críticas a administração de José Augusto Maia (PTB). Ainda em seu discurso ele não perdeu a oportunidade e ´´cutucou`` o vereador Francisco Ricardo, afirmando não se lembrar de em momento nenhum Francisquinho ter externado a vontade de votar no ex-governador Miguel Arraes, e lembrou que o mesmo em 1998 votou em José Augusto Maia, preterindo Edson Vieira, pelo fato de Edson não ter feito um acerto financeiro com o mesmo naquela oportunidade.

Júnior Gomes – no uso da palavra o parlamentar se referiu ao inchaço existente nos cofres públicos da Prefeitura de Santa Cruz, citando declarações de secretario municipais que apontariam indícios de paralisação de serviços e obras por conta do déficit financeiro da administração local. Júnior apontou soluções a serem adotadas pelo Governo para enxugar o mais rápido possível a situação financeira da máquina púbica, e a partir daí dar início ao cumprimento de uma pauta de trabalhos. O parlamentar citou cifras e dificuldades enfrentadas em vários setores da administração, e finalizou sua fala apelando para que Toinho do Pará adote as medidas necessárias o mais rápido possível, para que a cidade não enfrente em breve, o que pode se tornar uma situação caótica.

Zezin Buxin –
na tribuna ele citou inicialmente requerimentos apresentados por ele a Casa. Zezin ainda se referiu ao discurso feito por ele na última semana, quando o papel da Guarda Civil Municipal foi discutido, dando ênfase à necessidade da mesma atuar no ordenamento do transito local, já que o mesmo encontra-se em situação dramática. Ele também falou do pronunciamento de Afrânio, que minutos trás havia se referido à corrupção, e segundo Zezin algumas pessoas tem feito uso da desonestidade para alcançarem seus objetivos políticos. Para finalizar ele citou uma homenagem recebida por ele e o vereador Deomedes feita pela União de Vereadores do Brasil, que seria feita aos vereadores mais votados de várias cidades do país.

Dimas Dantas –
encerrando a noite de pronunciamentos Dimas se referiu à declarações dadas por secretários municipais em emissoras de Rádio da cidade, onde os mesmos teriam exposto em público problemas administrativos da Prefeitura, e citou o Secretario de Obras, Galego de Mourinha, que disse que a prefeitura estaria pagando mais dinheiro que o necessário a empresas que prestam serviços a administração municipal. O parlamentar frisou a importância da elucidação dos fatos expostos nas palavras de secretários municipais, e finalizou sua participação apontando saídas emergenciais para vários problemas estruturais enfrentados pela população de Santa Cruz, mesmo que algumas dessas medidas gerem algum tipo de insatisfação por uma parcela da população.

AS CURTINHAS DA CÂMARA

Homenagens à Arraes

Em seu discurso o presidente da Câmara Fernando Aragão homenageou o ex-governador Miguel Arraes, que faleceu há quatro anos. Bastante emocionado Fernando citou feitos de Arraes para Santa Cruz e toda a região.

O Doutor também

Dr. Nanau foi mais um que reverenciou a figura de Arraes, citando seus feitos quando Governador do Estado, porém homenagens à parte, deu uma cacetada no atual governador Eduardo Campos (PSB), que é neto de Arraes, lamentando que o mesmo não tenha a mesma competência do avô.


Pau no blog

O vereador Francisco Ricardo não poupou críticas e recriminou duramente Ernesto Maia pelo seu blog (www.blogdoernestomaia.blogspot.com). Segundo o vereador, Ernesto está se escondendo atrás de um personagem para criticar o prefeito Toinho do Pará (PTB) e o governador Eduardo Campos (PSB).

Sem aviso prévio

Francisquinho ainda se referiu a uma enquete realizada pelo blog “Diário da sulanca” (www.diariodasulanca.blogspot.com) que apontou o secretário de Indústria e Comércio, José Augusto Maia (PTB) como sendo o secretário a ser demitido pela vontade dos leitores d blog. Francisco Ricardo ainda apelou que o prefeito Toinho aceite a sugestão dos leitores e demita José Augusto.

Discurso didático

O vereador Professor Afrânio fez ontem um discurso voltado exclusivamente para a corrupção, sem citar nomes ele elencou as principais mazelas da corrupção e suas consequências. Afrânio elencou o nepotismo, o suborno e peculato como sendo as formas de corrupção presentes em nossa sociedade.

Carapuça?


O curioso é que na sequência ao fazer uso da tribuna o vereador Ernesto Maia partiu em defesa do ex-prefeito José Augusto Maia, e todos que compunham suas gestões. De imediato Afrânio lembrou que não havia citado nomes, e indagou se a carapuça tinha servido tão rápido ao grupo político do ex-prefeito.

O som que “vaza”

Alguns vereadores deveriam tomar cuidado com o que dizem nos espaços entre um pronunciamento e outro. Alguns deles esquecem a potência dos equipamentos e teem cochichado alto demais. Já tem gente de orelha em pé com os “ruídos do silêncio” entre uma fala e outra.


De “migué”

O vereador Zezin Buxin citou uma homenagem da União Brasileira de Vereadores, recebida por ele e pelo vereador Deomedes, o detalhe é que essa “honraria” sairia caro, pois os custos cobrados pela entidade para bancar a solenidade sairiam caros demais... Essa prática lembra muito a de alguns promotores de eventos, que ainda insistem em vender homenagens, coisa feia, homenagem merecida se conquista não se compra.
-
César Mello- Críticas e sugestões agora também em meu hotmail: ccbraz10@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Afinal, de contas será que Dimas dantas tem algo contra galego de morinha, sei que o secretario foi infeliz, agora colocar ele para elucidar como diz o nobre vereador é colocar galego de sai justa, ou seria de sunga, acorda galego tem vereador querendo te derrubar.

Acorda toinho tem vereador querendo mostrar que tu não é tão honesto, ou será que tem vereador de sua bancada já querendo se programar para ser prefeito daqui a tr~es anos.