Durante a campanha eleitoral na qual foi eleito, o hoje prefeito de nossa cidade, Toinho do Pará, falou repetidas vezes (no debate principalmente) esta frase que agora é título deste pequeno texto que escrevo. Na época, ele a citava fazendo críticas ao Deputado Edson Vieira, onde em quase todos os inícios de fala entrava o “Santa Cruz, é m
uito engraçado...”.Entretanto o que vemos hoje em nossa cidade é uma realidade não muito engraçada, onde o poder público municipal tenta de todas as formas confundir a cabeça da população com relação a crise hoje instalada na prefeitura de nossa cidade, senão vejamos.
Fontes internas da prefeitura falam que após a chegada de Toinho no comando da prefeitura as contratações com cargos em comissão aumentaram cerca de 60% (sessenta por cento), gerando um grande abalo nas finanças, sem falar das dívidas deixadas pelo ex-prefeito Zé Augusto.
Nos últimos pronunciamentos de alguns secretários do governo municipal tem-se atribuído esta crise da prefeitura à “crise financeira mundial”, mas ora, no momento em que vários líderes mundiais respiram aliviados pelo enfraquecimento da citada crise nossa cidade começa a sentir seus efeitos? Santa Cruz, é muito engraçado...
O motivo poderia ser o corte do FPM (fundo de participação municipal) que gira em torno de 18% a menos, entretanto o valor poderia servir de parâmetro para diminuir a folha de pagamentos com os “comissionados” visto que a Lei de responsabilidade fiscal prevê um percentual para pagamentos com pessoal, entretanto, o FPM de Santa Cruz ainda é um valor considerado, visto que sempre ultrapassa a barreira de 1 MILHÃO por mês, chegando perto de 1,5 milhão, isso sem contar o FUNDEB e outros recursos que entram nos cofres da prefeitura todo mês.
O real motivo desta situação na prefeitura é, além dos grandes danos deixados pelo ex-prefeito na famosa “herança maldita” (com salários atrasados, problemas com licitação, etc.), manutenção de parte do pessoal que fazia parte da antiga administração, logicamente permanecendo erros antigos, além da desorganização do poder executivo municipal, que contratou muita gente sem concurso público, que ficam batendo cabeça sem fazer nada, gerando apenas altos gastos para a prefeitura.
O prefeito desde o começo do mandado só fala, agir que é o esperado, ta longe do ideal, os secretários só fazem dizer que a situação não está boa e mais blá blá blá e quem perde é a população, com saúde precária, ruas intransitáveis, e a inoperância da prefeitura.
Mas em Santa Cruz, tem muitos que apenas defendem grupo “A” ou “B”, sem fazer a crítica necessária, onde pessoas se perpetuam no poder sem trazer nada de novo, permanecendo apenas velhos hábitos, onde, como disse, os prejuízos vão sempre para a conta da população que ao final é quem sofre.
Mas em Santa Cruz, tem muitos que apenas defendem grupo “A” ou “B”, sem fazer a crítica necessária, onde pessoas se perpetuam no poder sem trazer nada de novo, permanecendo apenas velhos hábitos, onde, como disse, os prejuízos vão sempre para a conta da população que ao final é quem sofre.
Abraço a todos,
Euzébio Pereira Neto

4 comentários:
Parabéns pelo comentário.
sou mais um dos leitores deste blog que lhe parabeniza PARABENS
PARABENS PARABENS ELZEBIO
concordo, a harança vai além dos salarios atrazando e infelizmente vai durar por muito tempo.
Postar um comentário