25 de agosto de 2009

SEMANA AFIADA

Olá amigos e amigas, quem acompanhou a coluna da última semana pôde conferir o que já anunciávamos, a situação financeira da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realmente beira o caos, e o prefeito Toinho do Pará (PTB) terá que adotar medidas urgentes para sanear a situação financeira da administração municipal. E ao que parece a tão temida “tesoura” já começou a trabalhar, e intensamente.

Na manhã de ontem a nossa equipe de produção recebeu a informação de que alguns funcionários lotados na Secretaria de Saúde teriam tido gratificações por insalubridade cortadas. Procurado pelo jornalista Melqui Lima, o secretário de Finanças Neydson Farias afirmou que alguns critérios foram utilizados na hora dos cortes, e segundo ele a intenção da administração municipal é continuar pagando bonificações apenas a quem realmente faça por merecer. Seria essa a primeira “tesourada” do dia. Segundo Dr. Neydson, “Foi feita uma avaliação de eventos financeiros, e só os justos é que continuam. Os que a lei prevê”. Ainda segundo o secretário, aconteceu uma auditoria prévia na folha e também será feita uma oficial. Na prévia, foram detectados eventos que a legislação não ampara.

Mas as lâminas estavam apenas sendo afiadas, o maior baque do dia seria dado na entrevista concedida por Toinho à Rádio Comunidade FM (87,9), quando foi anunciada uma redução de 30% nos salários do prefeito, do vice e de todo o seu secretariado, medida drástica e que tem por objetivo, segundo ele, economizar alguns milhares de reais todos os meses, e assim dá o fôlego necessário aos cofres públicos.

Na última semana já havia uma sinalização de que esses cortes aconteceriam, só que pelo posicionamento de alguns secretários, que falaram ser contrários à medida, e por um possível temor de desgaste político por parte do prefeito, muitos duvidaram que ele fosse efetivar o barateamento da folha, e ainda mais a partir do seu próprio salário.

No entanto, assim foi feito, e o temor de muitos e que a partir de agora essa tal “tesoura da salvação” continue a trabalhar, de forma frenética e incansável, pois o maior precedente já foi aberto, o salário do chefe já foi reduzido, e se ele realmente cumprir com o prometido, de só continuar em sua equipe aqueles que realmente produzam, teremos muitas novidades nos próximos dias, a não ser que essa tesoura não tenha a lâmina afiada suficientemente para dilacerar alguns vícios que verdadeiramente comprometem as finanças da administração, emperram o progresso da cidade, comprometem a transparência da gestão, e sem sombra de dúvidas já deveriam ter sido cortados, há muito tempo.

César Mello

Criticas e sugestões agora também em meu hotmail: ccbraz10@hotmail.com

Nenhum comentário: