Teatro, cinema e cultura popular são destaques desta quinta, na Festa das Dálias
Promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, a 10ª Festa das Dálias traz, nesta quinta-feira (13), uma programação mesclando teatro, cinema e cultura popular.
A partir das 19h, tem apresentação da peça Quixotinadas – Cruzaventuras Sertanholas, da Cia de Eventos Lionarte, no Grêmio Musical Dim Luiz de Britto, encerrando a programação de artes cênicas em Taquaritinga. A montagem traz Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, ambientado no sertão nordestino, que juntamente com seu fiel escudeiro Quaderna vão conviver com personagens históricos, como Lampião e Maria Bonita, gerando muita confusão. Os ingressos são distribuídos das 9h às 12h e das 14h às 16h, na varanda do Grande Hotel Jorge Eduardo.
O Palco de Cultura Popular, em frente ao Coreto da Praça Antônio Vieira, traz, a partir das 20h, shows que valorizam a cultura local e regional. A primeira atração a subir ao palco é Ana Alves Banda, do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Na sequência, o público confere show do Trio Bardigão, do próprio município, com poesia popular e repertório baseado em Trio Nordestino, Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. Depois, é a vez de Bidinga do Acordeom, da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, seguido do som romântico de Fuba dos Teclados, diretamente de São Vicente Férrer. Quem fecha a noite na Praça Antônio Vieira é o músico André Cambucá, natural da cidade de Santa Maria de Cambucá.
CURTA TAQUARY – Em sua segunda edição, o Curta Taquary – Festival Nacional de vídeos de Curta Metragem – integra a programação da Festa das Dálias, a partir desta quinta-feira (13) e segue até o dia 15. O evento, realizado pela primeira vez em 2005, conta, este ano, com apoio da Fundarpe. A exibição dos filmes, tanto da mostra competitiva quanto da e paralela, será realizada no Salão Paroquial Padre Otto Sailer. O Festival também conta com oficinas de mamulengo e reciclagem pela manhã. A competição conta com júri oficial e júri popular. No júri oficial, cineastas como Daniel Bandeira (PE), Nicolas Albuquerque (SP), Andreza Portela (PE) e Helton Paulino (PB).
A partir das 15h30, começa a mostra competitiva de cinema de animação, o Curta Taquary Animado. A partir das 16h30, haverá a Sessão Especial (mostra paralela) e, à noite, a partir das 19h, o público confere a mostra competitiva nacional, com produções de todo o Brasil. Às 22h, entra em cena a mostra de filmes inseridos na mostra paralela Curta à Meia Noite. O Curta Taquary acontece até sábado (15) no Salão Paroquial Pe. Otto Sailer. A entrada é franca.
-
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário