30 de agosto de 2009


Universidade Pública em Santa Cruz?

Vendo a necessidade DESESPERADA que os pré-universitários de Santa Cruz necessitam de uma Universidade para assim poder fazer uma graduação e posteriormente “ter um futuro melhor” Há tempos boatos surgem de que nossa cidade irá ganhar uma extensão da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Outras cidades do nosso Estado possuem extensão das Universidades Públicas como Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, e Serra Talhada sem falar na UNIVAS (Universidade Federal do Vale do São Francisco) que tem campus em Petrolina! Os campi das Universidades são localizados em cidades de importância de Pernambuco.

Na Paraíba existem extensões da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) Em Cajazeiras, Sumé, Cuité, Patos, Sousa e em Campina Grande. São municípios de pequeno porte e principalmente comparados com o nosso, que gozam de uma Universidade Pública enquanto os estudantes de graduação de Santa Cruz do Capibaribe (há não ser pelos que estudam nas Faculdades particulares da cidade) precisam arriscar suas vidas nos ônibus precários que uma vez por outra quebram e deixam os estudantes nas rodovias de noite, sem falar nos repasses que não estão sendo dados aos graduandos (Já que a prefeitura “não pode” oferecer a criação de um campi em nossa cidade, e dá uma parte do dinheiro do ônibus que levam os estudantes em busca de conhecimento, o que já é algo).

Há os que conseguem por meio de muita luta pagar seus cursos em Faculdades Privadas na nossa região, outros tantos conseguiram uma bolsa do programa do Governo Federal, para os que não podem pagar tentam entrar numa Universidade Pública brigando por vagas em um vestibular com os alunos das melhores escolas particulares do Estado.

Mas o fato é que já está na hora de Santa Cruz do Capibaribe receber um Campi de alguma Universidade Federal do Estado, nós estudantes precisamos desesperadamente ter esse Campi disponível para todos da região, não queremos ter de arriscar nossas vidas durantes noites e mais noites para conseguirmos um futuro melhor, nós queremos educação superior acessível para todos, afim que possamos estudar, nos formar, e trabalhar na nossa cidade contribuindo assim para com o seu desenvolvimento. Não queremos ter de nos formar para buscar trabalho em outras cidades, levar nosso conhecimento para ajudar outras cidades. Mas temos que ajudar quem nos ajuda!

Como podemos nos sentir motivados a trabalhar numa cidade que a cada dia nos obriga a buscar fora dela o que precisamos para nos tornar seres mais promissores! Quantos bons profissionais estão se formando em Universidades fora da nossa cidade (Médicos, Enfermeiros, Economistas, Designers, Fisioterapeutas, enfim um leque infinito de profissionais). E vão embora buscar trabalho em outras cidades!

NECESSITAMOS DESESPERADAMENTE DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL EM SANTA CRUZ!!!

Promessas de políticos não são bem vindas, nós queremos algo fixo, real, que possa nos servir num futuro próximo!

E o que os políticos têm para nos falar a respeito disso? Por favor, algum de vocês poderiam se pronunciar a respeito disso? Afinal vocês não estão no poder para ficar trocando acusações e ofensas, estão lá para realizar e votar em projetos em benefício da população! Afinal, foi para isso que colocamos os senhores no poder! Quer dizer ao menos era isso que devia acontecer!

Rodrigo Catolé- Pré-Universitário

4 comentários:

Unknown disse...

se todos os eleitores tivessem coragem de cobrar de seus representantes, talvez nosso país ganhasse uma nova cara, e a mascara da corrupção cairia ao chão. cidadãos esta na hora de dizer basta, somos dignos de respeito.

Adelmo Teotônio disse...

Realmente, devemos procurar mobilizar a política para uma maior expressão da educação em outras cidades da nossa região, permitindo um maior acesso aos cursos superiores. A procura sempre foi maior em outros estados, mas, com o tempo, o incentivo está mudando essa situação. O texto está bem coerente com propostas que o governo deverá tomar nos seus próximos projetos para a educação.

Anônimo disse...

é uma vergonha uma cidade como Santa Cruz do Capibaribe, que ajuda tanto a economia pernambucana,não ter uma extensão da UFPE.A realidade dos estudantes, sempre é essa, saem para as cidades e atés estados vizinhos, que ofereçam o curso que desejam. Enquanto isso, onde estão os politícos que nós elegemos? é uma vergonha mesmo :/

Anônimo disse...

Sem falar que seria uma boa uma Universidade aqui pq os estudantes teriam como se manter trabalhando na nossa cidade ou para si mesmos, seria muito interessante, o amigo aí tá certo, SANTA CRUZ PRECISA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DESESPERADAMENTE!