1 de setembro de 2009

RAIO-X DA SAÚDE PÚBLICA

O nosso país vive atualmente uma situação preocupante quanto ao serviço público de saúde, que tem se mostrado deficitário e ultrapassado. Em todo o Brasil milhares de pessoas sofrem todos os dias com longas filas, médicos com cara feia e exames que nunca chegam.

Há poucos dias veio à tona uma denúncia de venda de fichas para realização exames médicos no Rio de Janeiro, algo assustador, mas que lamentavelmente não é exclusividade da “cidade maravilhosa”. Em todo o país há registro de pessoas que ganham a vida em passar as madrugas em ambulatórios e clínicas com o objetivo de tirar proveito financeiro da incompetência governamental, que já não consegue sequer organizar filas.

A situação em nosso Estado beira o caos, na cidade de Caruaru, por exemplo, há alguns dias mais de cem médicos da rede pública entregaram seus cargos ao prefeito José Queiroz (PMDB), agravando ainda mais a crise no setor, já combalido por inúmeras paralisações da categoria que reivindica um reajuste salarial. Enquanto isso a população carente paga caro pelo impasse entre categoria e prefeito, e tem que recorrer a cidades vizinhas e até mesmo ao Estado da Paraíba, que também não vive seus melhores dias na área de saúde.

Em Santa Cruz do Capibaribe a população pôde testemunhar nos últimos dias o desenrolar de uma série de queixas e denúncias contra o precário serviço de nossa saúde, que reflete o drama vivido em todo o Brasil e que findou com o pedido de demissão do secretário de saúde Raimundo Francelino Aragão Filho, o Aragãozinho.

A saída de Aragãozinho sinaliza para muitos a total falta de estrutura do nosso poder público, que apesar das verbas estaduais e federais não consegue gerenciar bem a área de saúde. O prefeito Toinho do Pará (PTB) pediu ao demissionário que ele aguardasse mais uma semana, período esse o necessário para a escolha do seu sucessor, nossa expectativa é que aquele ou aquela que substitua o secretário o faça de forma corajosa, competente e técnica, pois o que santa Cruz menos precisa nesse momento é politicagem na escolha de uma peça fundamental para o desenvolvimento e bem estar de nossa população.
-
César Mello- Críticas e sugestões ccbraz10@hotmail.com

Nenhum comentário: