4 de setembro de 2009

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA

Aconteceu na noite de ontem a quinta sessão ordinária do segundo período da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo um resumo dos discursos dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

Dimas Dantas –
na abertura dos discursos da noite o vereador se referiu a reunião que havia ocorrido na manhã de ontem entre o prefeito e estudantes universitários para solucionar o impasse do não repasse do auxílio financeiro que a administração municipal daria aos alunos que precisam ir à outras cidades para cursarem o curso superior. Outro ponto abordado por DD foi o corte de gratificações por insalubridade de funcionários da área de saúde, e segundo ele vários critérios foram levados em consideração para que fossem feitos os cortes. Para finalizar ele falou de providências que serão adotadas para minimizar o problema do trânsito de Santa Cruz do Capibaribe.

Afrânio Marques – em sua fala o parlamentar falou de uma visita feita por ele à comunidade do São Miguel, e relatou a situação precária que a localidade se encontra, requerendo ainda serviços de melhorias por parte da administração municipal. O vereador registrou ainda a campanha do Movimento nacional contra a corrupção eleitoral, que tem combatido a participação de políticos fichas- suja (que respondem à ações judiciais) em campanhas políticas. Outro ponto abordado por ele foi a necessidade de se ordenar o uso do teatro municipal. Ele ainda citou a atuação da bancada de oposição na Casa, e lembrou vitórias e conquistas conseguidas por ela nesse ano de 2009,

Diogo Moraes –
no uso da tribuna o legislador citou uma reunião que ocorreu com representantes da sociedade civil e lideranças políticas para a elaboração de uma política pública de segurança no trânsito. Segundo Diogo o problema é grave e medidas paliativas terão que ser adotadas em curto prazo para que a situação seja amenizada enquanto um projeto maior não pode ser realizado. DM ainda citou problemas enfrentados em várias ruas da cidade e apontou providências que poderiam ser adotadas de imediato.

Ernesto Maia –
em seu pronunciamento ele se referiu aos discursos que o antecederam, e abordou temas como o impasse entre os estudantes universitário e a prefeitura municipal, segundo EM a reivindicação dos alunos é justa, e ele acredita que um ponto de consenso será encontrado. Outro tema trazido pelo vereador foi o corte das gratificações por insalubridade, ele afirmou que acredita que esse assunto também será solucionado sem gerar problemas aos funcionários. Para finalizar ele disse que não só a administração de Santa Cruz do Capibaribe vem enfrentando problemas financeiros e administrativos no Estado de Pernambuco.

Júnior Gomes –
em sua fala ele citou a situação precária em que se encontram alguns setores da cidade quanto à falta de estrutura de saneamento básico. JG citou o problema das drogas em nossa cidade, e disse que é fundamental se debater esse assunto constantemente e não apenas de forma esporádica. Júnior citou ainda a ONG “Desafio Jovem” e enalteceu o trabalho da mesma na recuperação de dependentes químicos de Santa Cruz, e afirmou que a sociedade tem que se unir na busca por soluções para esse drama, que vem destruindo várias famílias em todo o Brasil.

Dr. Nanau –
em seu discurso o legislador citou a necessidade de um encontro suprapartidário de representantes políticos de Santa Cruz com o governador do Estado para a busca de soluções para vários problemas enfrentados por nossa sociedade, e se referiu à segurança pública como sendo uma das áreas mais carentes de investimentos governamentais. Ele também se referiu à reunião ocorrida entre representantes do poder público, vereadores e funcionários do hospital municipal, e disse que ficou feliz por ter ouvido do prefeito que ele estava consciente do problema e que buscaria soluções para o mesmo, mas que ficou preocupado com algumas explicações dadas para algumas medidas adotadas pela administração municipal.

Zezin Buxin – ao usar a tribuna o vereador descreveu a ausência de estrutura de várias ruas da cidade, que segundo ele vem enfrentando sérios problemas por conta das recentes chuvas que caíram em nossa cidade. Zezin exemplificou alguns casos e pediu que providências urgentes fossem adotas para que diminua o sofrimento das pessoas que residem nessas vias. ZB ainda se referiu ao pronunciamento do vereador Ernesto Maia da última semana, que segundo Zezin teve o objetivo apenas de desestabilizar a bancada de oposição, e apelou aos colegas que nenhum deles se deixe levar pelo discurso de EM.

Francisco Ricardo –
o parlamentar foi mais um a citar o vereador Ernesto Maia, que segundo ele tem tido o objetivo de tumultuar o bom andamento das sessões. Segundo ele Ernesto não diz nada com nada em seus discursos, e deveria se preocupar com a candidatura do seu tio, o ex-prefeito José Augusto Maia (PTB), que estaria enfraquecida em toda a região. FR ainda se referiu às contas referentes ao ano de 2006 da administração pública municipal, e elencou uma série de irregularidades que fizeram com que o Tribunal de Contas do Estado reprovasse as mesmas. Para finalizar ele teceu duras críticas a atual gestão e à anterior pela situação financeira e administrativa complicada que atravessa o município.

Deomedes Brito – o vereador abriu seu pronunciamento fazendo referências a festa da comunidade de Santo Agostinho na última semana e que segundo ele transcorreu muito bem. DB se referiu ainda à crise financeira que passa a prefeitura, e afirmou que toda a bancada situacionista estará unida com o prefeito para buscar soluções para o problema. Ele também citou o bom andamento da obra de duplicação da BR-101, na cidade de Caruaru, que de acordo com o vereador está a pleno vapor, e ao ser concluída trará dividendos para a cidade de Santa Cruz e toda a região. Para fechar seu pronunciamento ele elogiou o presidente da república, Lula, pelo seu trabalho no combate à fome e a pobreza ao longo dos seus mandatos.

Fernando Aragão –
no encerramento dos pronunciamentos ele analisou a situação financeira da prefeitura municipal, e disse que o atual quadro da economia em todo o país tem gerado muitas dificuldades em se gerenciar uma cidade como Santa Cruz. Ele disse ainda que a oposição conhece a limitação financeira da administração, mas mesmo assim tem criticado duramente a gestão do atual prefeito, para ele para se acusar tem que se ter responsabilidade e provas. Para fechar FA afirmou que muitos vereadores que hoje fazem oposição não teriam condições ou competência de fazer um bom papel no posto de situação.

-


César Mello- Críticas e sugestões ccbraz10@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

O principal assunto que o vereador Dimas abordou que foi o descaso dos bancos para com nós clientes você não publicou. Nós não aguentamos mais perder tanto tempo nessas agências bancárias.Divulgem.