18 de setembro de 2009

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA

Aconteceu na noite de ontem a sétima sessão ordinária do segundo período da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo um resumo dos discursos dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

Diogo Moraes – na abertura da noite de discursos o parlamentar disse que recebeu na última sexta-feira (11) um comunicado da direção da COMPESA informando da liberação de kits para o fornecimento de água para algumas localidades de Santa Cruz. Outro ponto abordado por Diogo foi o anuncio por parte do Governo do Estado da liberação de recursos para o serviço de melhoria do asfalto da Avenida 29 de Dezembro. Segundo o vereador será liberado mais de um milhão de reais para a realização do serviço, o que garantirá segundo ele um trabalho de primeira qualidade.

Deomedes Brito – na sua fala o legislador se referiu à obra de ligação Paraíba/Pernambuco, através das cidades de Sumé à Jataúba, e disse ter presenciado as obras em terras paraibanas. Segundo DB a parte do Estado vizinho está bem adiantada e caberá às lideranças políticas pernambucanas cobrarem a realização da obra a partir de Jataúba. Outro ponto abordado por ele foi o déficit no abastecimento d’água enfrentado por várias localidades da cidade de Santa Cruz. O vereador citou ainda visitas feitas por ele, onde pôde presenciar problemas de infra-estrutura em várias ruas da cidade.

Zezin Buxin – em seu pronunciamento o legislador falou do problema do abastecimento d’água em vários bairros da cidade. Segundo ZB a COMPESA não tem cumprido com o seu papel junto à população, já que o sistema de abastecimento é precário, e as cobranças são feitas de forma abusiva e em algumas ocasiões ilegal. Para ele a companhia tem agido de forma absurda e tem lesado muitos cidadãos pernambucanos ao obstacular a tentativa de algumas pessoas de cancelarem contratos com a mesma, obrigando os consumidores à pagarem por um péssimo serviço.

Júnior Gomes – em seu discurso Junior fez alguns apelos ao Secretario de Obras do município, Galego de Mourinha, elencando problemas de infra-estrutura enfrentados em varias ruas a cidade. O vereador aproveitou e cobrou do secretário o contrato celebrado entre a administração municipal e a LOCAR, empresa responsável pelo serviço de limpeza urbana de Santa Cruz. O legislador se referiu ainda à uma entrevista concedida pelo diretor do LAFEPE Oseas Moraes (PSB) ao Portal Capibaribe e ao Diário a Sulanca. JG fez questão de enfatizar um trecho da entrevista onde Oseas critica a inoperância do secretário de indústria e comercio de Santa Cruz, José Augusto Maia (PTB), que ainda de acordo com o diretor do LAFEPE tem usado a secretaria para fazer política partidária. Para fechar o vereador disse que enquanto o prefeito Toinho do Pará (PTB) não afastar de sua administração algumas pessoas o trabalho no âmbito administrativo não fluirá bem.

Dr. Nanau – ele iniciou sua fala ser referindo à obra de duplicação da BR-104. Segundo Nanau o governador está apenas cumprindo com a sua obrigação ao duplicar a estrada, e reforçou que após esse serviço outros serão necessários, e citou o exemplo da urgência em se duplicar a PE-160, no trecho que liga o distrito de Pão de Açúcar a Santa Cruz do Capibaribe. Outro assunto citado pelo legislador foi o trânsito local, que necessita de medidas urgentes que vão desde campanhas educativas, que seriam voltadas principalmente à motociclistas, à medidas punitivas que visem reduzir os números da violência do trânsito em nossa cidade.

Fernando Aragão – no uso da tribuna ele se referiu aos 30 anos da volta do ex-governador Miguel Arraes do exílio, que devido à perseguição imposta pelo regime militar viveu durante muitos anos no exterior. Fernando citou a importância de Arraes para a concretização da democracia em nosso país, e elencou também seus feitos à frente da política pernambucana. O presidente da Casa falou também de feitos do Governo Eduardo Campos na capital da sulanca, e destacou conquistas da administração estadual na melhoria do abastecimento d’água em várias comunidades do município.

Francisco Ricardo – na sua fala o legislador citou a questão da situação precária em que se encontra o açougue público de Santa Cruz. FR citou uma reunião entre vereadores oposicionistas e representantes do Ministério Público, onde foram discutidas maneiras de se solucionar esse problema. O vereador falou de obras feitas pela gestão Jarbas/Mendoncinha, e afirmou que as obras do atual gestor estadual deixam muito a desejar no tocante à qualidade e conservação dos serviços. Ele foi mais um que se referiu à entrevista concedida por Oséas Moraes (PSB) ao Portal Capibaribe e ao Diário a Sulanca, onde Oseas teceu críticas à atuação de José Augusto Maia a frente da secretária de indústria e comercio da cidade. Para Francisco, José Augusto não tem prestado bons serviços ao Moda Center e nem tão pouco a população santa cruzense.

Ernesto Maia
– no seu pronunciamento Ernesto se referiu a alguns discursos da noite, e disse ter ficado surpreso com o que para ele foi um discurso desesperado do vereador Francisco Ricardo. O parlamentar saiu em defesa de José Augusto Maia, e falou ainda entrevista de Oséas, citando um trecho onde o diretor do LAFEPE diz que em 2010 a população poderá escolher entre candidatos que terão trabalho prestado ao município, e segundo ele José Augusto tem o que mostrar ao povo de Santa Cruz. Ernesto teceu ainda críticas ao deputado estadual Edson Vieira e cobrou dele ações para o município. Para fechar ele falou do início de obras de abastecimento d’água em comunidades de Santa Cruz.

Afrânio Marques – no encerramento dos discursos o vereador se referiu a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e disse que apesar das perdas a cidade de Santa Cruz ainda tem uma situação cômoda, pois arrecada quase quatro milhões de reais por mês, o que deveria garantir uma estabilidade administrativa. Para Afrânio o maior culpado da situção caótica da gestão municipal é o governo anterior, que segundo ele deixou o maior rombo financeiro da historia de Santa Cruz do Capibaribe. Afrânio responsabilizou o ex-prefeito, José Augusto Maia, e sua gestão pelos maiores problemas da atual administração. Para fechar sua participação o vereador responsabilizou a secretária de educação do município, Socorro Maia, pela situação degradante que se encontra algumas escolas da rede municipal de ensino.


Rapidinhas da Câmara

Aleluia!

Depois de mais de quatro meses de espera, até que enfim ontem o vereador Diogo Moraes anunciou que o Governo do Estado deu início ao processo de recuperação da Avenida 29 de Dezembro. É bom lembrar que o governador Eduardo Campos prometeu a obra para o mês de junho.

Água, um drama para muitos

A deficiência no sistema de abastecimento d’água na cidade por parte da COMPESA, foi tema em muitos pronunciamentos na noite de ontem. Vários parlamentares se solidarizaram a população de comunidades que sofrem há várias semanas com as constantes interrupções no fornecimento do precioso liquido.

Estranho, muito estranho

Apesar de muitos vereadores baterem pesado na COMPESA, pela forma precária com quem ela tem atendido ao povo de Santa Cruz e região, ainda houve quem defendesse a mesma na reunião da noite de ontem.

Estranho, muito estranho II

Pega mal, e soa estranho, principalmente se for levado em conta que trata-se de uma empresa que há muito tempo não presta um serviço de boa qualidade ao nosso povo.

Estranho, muito estranho III

É estranho, muito estranho como algumas figuras políticas da cidade ainda teimam em defender instituições e órgãos que não demonstram nenhum respeito com a população.

Uma oposição diferente

A bancada de oposição surpreendeu a muitos e engrossou o tom dos pronunciamentos em relação à administração municipal.

Uma oposição diferente II

Junior Gomes, Francisco Ricardo e Afrânio bateram pesado e culparam não só o prefeito Toinho pelo caos administrativo instalado na prefeitura de Santa Cruz, mas principalmente o ex-prefeito José Augusto Maia, para eles o grande culpado de toda a crise no âmbito municipal.


Uma oposição diferente III

Para Junior Gomes a solução seria o afastamento imediato de várias peças da atual administração, principalmente as pessoas ligadas ao ex-gestor.

Êita entrevista badalada

Outro assunto bastante debatido foi a entrevista concedida pelo diretor do LAFEPE Oseas Moraes (PSB) ao Portal Capibaribe e ao Diário a Sulanca. JG fez questão de enfatizar um trecho da entrevista onde Oseas critica a inoperância do secretário de indústria e comercio de Santa Cruz, José Augusto Maia (PTB).

Êita entrevista badalada II

Os vereadores de oposição aproveitaram bem a oportunidade e fizeram questão de frisar as “rusgas” públicas entre os dois pré-candidatos do grupo Taboquinha.

Êita entrevista badalada III

Quanto à bancada situacionista coube à Ernesto tentar amornar o clima, e tentar mostrar que não há, ainda, ruptura no grupo.
-
César Mello

2 comentários:

Jose Augusto Ferreira disse...

Recado ao presidente da camara.
Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.

Anônimo disse...

rtirei este texto do blog Opiniçao.
Vou utilizar como exemplo a gestão do então vereador Rui Medeiros como presidente da Casa José Vieira de Araújo.

Vejamos: na gestão do vereador Rui Medeiros, não tinha filtro de água quebrado na recepção, na gestão de Rui Medeiros a Casa não tinha tantas dificuldades com o andamento do setor administrativo da Casa, na gestão de Rui o numero de profissionais era menor do que o atual e vale salientar que funcionava com mais fluência e eficácia.

As mudanças realizadas no espaço físico da Câmara como a instalação de novos equipamentos de ar-condicionado, e cadeiras novas no plenário da Casa, pois bem estas mudanças foram benignas porem das demais mudanças não posso dizer o mesmo.

Postado por Joseilson Chagas Melo