25 de setembro de 2009

RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA

Aconteceu na noite de ontem a oitava sessão ordinária do segundo período da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Confira abaixo um resumo dos discursos dos vereadores que fizeram uso da tribuna:

Zezin Buxin – na abertura dos pronunciamentos ele se referiu ao feito de atletas paraolímpicos de Santa Cruz do Capibaribe, que fizeram um excelente papel em uma competição que ocorreu recentemente em Fortaleza-CE. Zezin fez questão de enfatizar o esforço dos para-atletas, que mesmo sem dispor de recursos conseguem representar bem o nome do nosso município. O vereador fez um apelo à administração municipal para que seja feito uma série de investimentos em esportes.

Ernesto Maia –
em sua fala o parlamentar também enfatizou o bom desempenho de nossos para-atletas em competições em todo o país. Ernesto se referiu ainda às contas da administração do ex-prefeito José Augusto Maia (PTB), referentes ao ano de 2006. Ele informou que o parecer definitivo quanto à apreciação da contas por parte da Comissão de Finanças da Casa, que tem ele como presidente deverá ser divulgado na próxima semana. EM ainda falou da polêmica envolvendo ele e o deputado Edson Vieira (PSDB), quanto ao empréstimo feito por Vieira junto ao BNDES para uma das empresas de sua família. Ele informou que irá acionar o deputado na justiça comum para tirar essa historia à limpo.

Dimas Dantas – no uso da tribuna DD fez referências à necessidade de se investir na cultura e no esporte amador de Santa Cruz do Capibaribe. O vereador falou também do recente afastamento de alguns servidores dos quadros da secretária municipal de obras, segundo ele com o afastamento de bons servidores quem perde é a máquina pública e o povo da cidade. Para fechar o parlamentar falou da importância do vereador como legislador para garantir o bom andamento da sociedade em todas as suas esferas.

Diogo Moraes – em seu discurso ele elogiou a parceria firmada entre a Câmara Municipal e a Sociedade Musical Novo Século, que segundo o vereador vem surtindo bons resultados. DM falou também de uma vistoria, da qual ele participou da obra de duplicação da BR-104. Ele disse ainda que espera para breve o anúncio a duplicação da PE-160, no trecho que liga o Distrito de Pão de açúcar (Taquaritinga do Norte) à Santa Cruz do Capibaribe. Diogo falou também da chegada de 70 novos policias à 3ª CIPM, que reforçará a segurança em nossa região.

Dr. Nanau – em seu pronunciamento o legislador foi mais um que enfatizou o esforço dos para-atletas de Santa Cruz. Ele fez um apelo ao prefeito Toinho do Pará (PTB) para que a vigilância sanitária do município se faça presente na festa de São Miguel em Santa Cruz, para que o órgão fiscalize a qualidade dos alimentos comercializados naquele local. Nanau falou também da situação precária de canal que corta a área central da cidade, deixando expostos lixo e dejetos, comprometendo a saúde e o bem estar da população.

Francisco Ricardo – em sua fala ele se referiu à sessão da última semana e atacou o vereador Ernesto Maia, dizendo que o mesmo está desesperado ao defender o ex-prefeito José Augusto Maia em questões que para ele são indefensáveis. FR disse que Ernesto é o único à auxiliar o ex-prefeito, e que em alguns processos não cabe nenhuma apelação por parte de José Augusto. Outro ponto abordado pelo vereador foi a situação do Moda Center Santa Cruz, para ele está havendo sonegação fiscal na administração do mesmo, já que várias questões ainda precisam ser explicadas de forma convincente. O vereador expôs várias taxas que poderão ser cobradas, se aprovadas na assembleia que ocorrerá hoje a tarde entre a diretoria do Moda Center e os condôminos.

Deomedes Brito – no uso da tribuna legislador falou de uma conversa sua com o novo secretário de saúde de Santa Cruz, para ele a expectativa é de que a situação da saúde púbica a cidade melhore consideravelmente. DB citou ainda trabalhos feitos em parceria entre a Prefeitura e a Câmara, e elogiou várias iniciativas. O vereador falou de uma viagem sua à Recife, onde o mesmo buscou recursos para a construção de casas populares em nossa cidade. Deomedes falou ainda da importância do trabalho de assistência social dos vereadores no auxilio a população carente do município.

Junior Gomes -
em sua fala ele fez apelos ao secretário e obras do município, Galego de Mourinha, dentre eles o envio de uma copia do contrato entre Prefeitura de Santa Cruz e a LOCAR, empresa responsável pela limpeza das ruas da cidade. JG mencionou ainda alguns trechos do município que precisa de iluminação pública. Ele ainda citou sua expectativa pela efetivação de alguns serviços do Governo do Estado para Santa Cruz e região. O vereador se queixou que ao tem recebido atenção por parte da Prefeitura na resposta à vários requerimentos encaminhados por ele. Junior taxou de inoperante a gestão de Toinho do Pará e disse que acionará o Ministério Público para a resposta dos seus requerimentos. Para concluir ele se referiu à situação lamentável em que se encontram algumas escolas da rede municipal de ensino.

Rapidinhas da Câmara

Um Ernesto diferente

Quem assistiu a sessão de ontem percebeu um comportamento diferente do vereador Ernesto Maia. Sempre irônico e falastrão o parlamentar estava meio cabisbaixo na reunião.

Um Ernesto diferente II

Segundo Francisco Ricardo o motivo da transformação no semblante de EM é a responsabilidade de defender o ex-prefeito José Augusto Maia.

Um Ernesto diferente III


Segundo Francisquinho a responsabilidade de defender o indefensável estaria deixando o vereador situacionista de pálpebras inchadas.

Alívio

O vereador Diogo Moraes anunciou a chegada de mais 70 policias para a área de cobertura da 3ª CIPM. A população agradece.

Perseguição injustificável

O vereador Dr. Nanau expôs em seu dic]scurso que a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe estaria perseguindo a Associação Padre Zuzinha. Segundo Nanau a associação não estaria recebendo a subvenção por parte do poder público por ser gerida por simpatizantes do bloco oposicionista da cidade.

Perseguição injustificável II

Segundo o radialista Ronaldo Pacas, que é vice-presidente da entidade, haverá uma reunião de membros da mesma para que o assunto seja debatido, e na próxima semana a diretoria irá se pronunciar oficialmente sobre o caso.

No sufoco

Ontem por muito pouco a sessão não é marcada pela reprovação de consentimento de uma medalha Padre Zuzinha.

No sufoco II

O homenageado é o empresário musical José Everaldo. No sufoco a medalha foi concedida, o placar final ficou: 4 votos (Ernesto, Deomedes, Diogo e Fernando) pela aprovação da honraria, 3 contra (Fransciquinho, Zezin Buxin e Junior) e 2 abstenções (Nanau e Dimas).

-


César Mello- críticas e sugestões ccbraz10@hotmail.com

Nenhum comentário: