A CÉSAR O QUE É DE CESAR: uma resposta à secretária de Finanças
Na data de 02/10/2009, a UESCC (União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe), por meio de seu presidente, Euzébio Pereira, publicou nota nos blog de nossa cidade onde foi demonstrado a falta de respeito promovido pelo poder executivo municipal junto aos universitários desta cidade, onde os mesmos estavam desde o final do ano passado sem repasse para ajuda de custo do seu transporte, ou seja, há quase um ano sem ajuda alguma.
Dito isto, importante se faz colocar alguns pontos, quais sejam:
1 – Nós da UESCC e estudantes universitários, desde o inicio da gestão de Toinho sempre buscamos um entendimento para a resolução rápida e eficaz da problemática referida, onde ao final de cada reunião (e no total foram 05 reuniões) saíamos esperançosos, pois víamos (como ainda vemos) no prefeito vontade de nos ajudar, entretanto, como colocamos ao final de cada reunião, a vontade não estava se concretizando, e na busca da concretização dos compromissos assumidos, que sempre, ao final de cada prazo dado, voltávamos a solicitar reunião com o chefe do executivo;
-
2 – Promovemos, juntamente com os estudantes, um bonito e pacifico protesto após mais um impasse, onde já passado mais da metade do ano ainda não havia nem um centavo para os universitários. Este protesto ficou conhecido como “O APITAÇO”, pois os estudantes munidos de apitos (num gesto sem precedentes nesta cidade) ficaram na frente da prefeitura, cada um fazendo barulho com um apito, para podermos chamar a atenção para o caso e sermos, mais uma vez atendidos pelo prefeito, onde saímos da prefeitura, MAIS UMA VEZ, sem uma concretização do que foi prometido;
-
3 – Em outra reunião (a última) ficou acertado que a prefeitura iria disponibilizar um valor e que na data de 30/09/2009 estaria disponível na tesouraria para, paliativamente, ajudar aos estudantes enquanto a licitação não definia toda esta situação;
-
4 – Acontece que na data de 01/10/2009, mas uma vez o prefeito disse que o repasse estava garantido, onde na ocasião agradecemos e continuamos a tocar nossas outras atividades, só que na data de 02/10/2009, nos chegou a informação que não havia sido feito o repasse, onde PRIMEIRAMENTE PROCURAMOS A TESOURARIA DA PREFEITURA PARA CONFIRMAR A INFORMAÇÃO, COMO CONSTA NA NOTA ANTERIOR, E CHEGADO LÁ, A ATENDENTE DISSE QUE NÃO HAVIA SAIDO REPASSE E QUE, POR JÁ SER DIA 02/10 O REPASSE SÓ SAIRIA EM DATA DE 30 DE OUTUBRO!!
-
5 – Se a Secretária de Finanças tivesse lido atentamente a nota que publicamos, certamente não teria publicado a nota que ora rebatemos, pois todas as informações foram colhidas lá, na secretaria de Finanças. E se houve alguma precipitação, foi dela, por não ter buscado a verdade sobre a nota, começando pelos funcionários que lá trabalham, pois tudo que foi colocado na nota, foram relatos de fatos acontecido lá na Secretaria, onde solicitei, inclusive, uma reunião com a Sra. Secretária para saber e tentarmos resolver o impasse, o que não efetivado;
-
6 - De fato, no decorrer da semana passada foi realizado o repasse, depois de mais de 10 meses sem a ajuda e após grandes mobilizações promovidos por esta instituição e vários universitários. É de lamentar que, algumas pessoas do governo municipal não suportem movimentos sociais e suas reivindicações, onde nós da UESCC em todos os momentos na procura de soluções para a problemática, sempre nos dispusemos a conversar, procurar soluções e organizar o pessoal para que sempre tivéssemos boas e proveitosas reuniões (fato que facilmente pode ser confirmado pelos estudantes que ativamente participaram das mobilizações, bem como, com o prefeito e com o chefe de gabinete do prefeito);
-
7 – Ainda se faz necessário um pequeno esclarecimento sobre alguns comentários postados na nota publicada pela secretária de finanças, onde desinformados associam o nome do presidente desta entidade e a própria entidade a grupos políticos. Informamos a estes que a UESCC não tem conotação político partidária e que, para se ter uma idéia, durante esta gestão 2008/2009 (a que somos responsáveis) NÃO PROCURAMOS E NEM TIVEMOS AJUDA DE NENHUM POLÍTICO, SEJA DE QUAL PARTIDO FOR, PARA A REALIZAÇÃO DE NOSSOS EVENTOS OU QUALQUER ATO, quando precisávamos de algo que não dispomos, sempre procuramos a via institucional, a exemplo de como fizemos na câmara de vereadores para a solicitação de um aparelho eletrônico que não dispomos.
-
Posto isto, esclarecendo, ainda, que o título desta nota “A César o que é de Cezar” seria o titulo da nota em que expressaríamos e agradeceríamos a efetivação do repasse, como a Secretária de Finanças não possibilitou esta oportunidade, o faço na resposta à nota que ela enviou. Prefeito, nós estudantes agradecemos a efetivação do repasse e esperamos que de agora em diante tudo corra conforme acordado.
-
UNIVERSITÁRIOS, ESTA LUTA SE CONCRETIZOU GRAÇAS À UNIÃO DE TODOS NÓS, PARABÉNS A TODOS OS ESTUDANTES E A UESCC SEMPRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA A DEFESA DOS INTERESSES DE TODOS OS ESTUDANTES, DESDE O ENSINO INFANTIL ATÉ OS PÓS UNIVERSIDADE.
Saudações Estudantis!
Abraço a todos,
Euzébio Pereira Neto
Presidente da UESCC
4 comentários:
Este rapaz fala pelo nome de todos os universitários, mas muitos não gostam dele não e ele nao tem esta influencia de foram alguma no meio dos universitarios.
O que está sendo questionado não é a afeição que se tem pelo presidente da uescc, mas o posicionamento (descaso) da prefeitura em relação aos estudantes. Espero que o comentário anterior não seja de um universitário, pois seria decepcionante.
eSTE RAPAZ TEM SIM O RESPALDO PARA FALAR PELOS UNIVERSITÁRIOS, POIS QUANDO SE MARCA UMA REUNIÃO PARA QUE SE LUTE POR MELHORIAS PARA OS PRÓPRIOS ESTUDANTES APENAS MEIA DÚZIA VAI, E ELE SEMPRE ESTA PRESENTE, VIU SEU TALLIS MAIA.
Quero parabenizar o Presidente da UESCC, o jovem Euzébio, pela disponibilidade em debater, ajudar aos estudantes, através de iniciativas pacíficas e inteligentes, coerente com seus posicionamentos de representante estudantil. Vi alguns outros comentários aqui neste blog que não levam em consideração o problema, mas sim uma afeição ou não por Euzébio. Isso não cabe aceitar, pois trata-se de uma visão reducionista do problema, quando na verdade estamos diante de um problemão. Espero que a prefeitura juntamente com a secretaria de finanças resolvam de uma vez por todas esses impasses, é uma vergonha ficarmos mendigando repasse. Parabéns Euzébio pela luta e continuaremos,pois que valor teria nossa busca por melhorias na sociedade através do conhecimento se não lutarmos? Parabéns Melqui pelo espaço cedido as discussões tão interessantes.
Postar um comentário