6 de outubro de 2009

Os blogs e a democracia da informação

Sem dúvida alguma a tecnologia melhorou a vida de muita gente, em todos os continentes e em cada recanto dos mais longínquos lugares do planeta. A era da internet nos trouxe poder de conhecer toda a diversidade cultural do mundo. Hoje, temos uma possibilidade tremenda de buscarmos informações, processá-las e as transformar em conhecimento. Tudo isso, a internet nos proporciona.

Meus caros, quis fazer um apanhado geral, para agora expressa o objetivo desse artigo. Com o surgimento da internet, muitos paradigmas foram quebrados. Outrora, apenas os comunicadores se expressavam. Agora, os blogs nos dão o direito de nos expressar também, enfatizando o poder da democracia. Aliás, demo=povo/cracia=poder, ou seja, a palavra democracia quer dizer poder que emana do povo. Poder nas mãos do povo!

Fico horrorizado quando navego pelos blogs informativos, sobretudo nos blogs de Santa Cruz do Capibaribe e vejo as pessoas, anonimamente, postando comentários. Minha gente, pelo amor de Deus e pelo amor a vocês mesmos, nunca deixe recados de forma anônima, desse jeito vocês não fortalecem o poder que nós temos nas mãos, a própria Constituição, nos reserva o direito de expressarmos nosso pensamento. As pessoas sabem do poder, mas tem medo de exercer esse poder. Tanto sabem que deixam comentários, mesmo que anônimos, mas deixam.

A angústia me arrebata quando leio recados, anônimos, de pessoas agradecendo aos políticos pelo fato de ter colocado iluminação em uma determinada via, naquela em frente ao hospital de Santa Isabel. Ele não fez nada do que a sua obrigação dele, enquanto funcionário Nº 1 da minha cidade. Não temos nada a agradecer, e sim cobrar por mais obras. Lembro que li também, outrora se vangloriando e dizendo que o Vereador Deomendes estava sendo bonzinho porque levou um caminhão da água para distribuir para a população carente nas propriedades do Santo Augustinho. Que horror. Você achar interessante, em pleno século XXI se carregar lata d’agua, na cabeça. O Nobre Vereador precisa é elaborar projetos e a apresentar a câmera para canalização de água para essa gente.

Outro comentário que me chamou atenção foi um leitor comentar, também anonimamente, que o Deputado Edson Vieira não deve cobrar por segurança pública, por ser de outro partido. Meu caro, enquanto eleitores feito você não entender do poder que detém nas mãos e ficar nessa coisa partidarista, nossa Cidade, Estado e país não se desenvolve. Pois eu, enquanto cumpridor dos meus deveres e mantenedor dos meus direitos, quero mais é que os políticos do lugar onde eu vivo, lutem, fiscalizem e cobrem dos executivos por obras que melhorem cada vez mais minha Cidade.

Concluo esse texto dizendo que nós temos a força, basta apenas sabermos usar. Temos de parar com essa coisa de defender políticos, porque estamos invertendo os papeis. Votamos neles para eles quem nos defender. Pensem nisso!

Betto Aragão é jornalista e pós-graduando em Comunicação e marketing pela Faculdade do vale do Ipojuca – FAVIP.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Betto Aragão,

Parabéns pelo Artigo. Não vou comentar, me faltou palavras!

Simplesmente perfeito. Está de Parabéns!


Airon Figueirêdo

Betto Aragão disse...

Obrigado Airon!

Betto Aragão