2 de novembro de 2009

Nós perguntamos aos nossos leitores se eles acham que a atual admnistração pública de Santa Cruz do Capibaribe tem respeitado e valorizado a cultura. Confira o primeiro texto:
-
Antes, ‘cultura é tudo aquilo que o homem cria em sociedade’. A respeito do que é cultura, teríamos um longo post. Restrinjo-me a falar sobre a cultura mais erudita, e certa forma de fazer cultura, como o teatro, cinema, literatura.

Vendo assim:

NÃO! NÃO ESTÁ DANDO ATENÇÃO DEVIDA À CULTURA! Não é culpa da administração se tomar, por exemplo, os feitos das outras, que pouco ou quase nada fizeram. E antes de ser acusado de injusto, esclareço que me refiro a ações concretas.

Tínhamos o projeto Santa Cruz Antiga, que resgatava nossa história, de autoria de Marcondes Moreno. Tinha! Tínhamos o projeto tal. Tinha! Pensávamos nisso ou naquilo. Só se pensava, fazer que é bom, NADA! Falando como povo, como população de Santa Cruz, esbravejo: ESTAMOS CANSADOS DISSO! Uma ação aqui, outra ali não dá! Precisamos de ações concretas!

Se soubessem como é importante e único uma população com cultura, se soubessem o que podíamos fazer, para onde podíamos ir se nosso povo tivesse teatro, cinema, simples apresentações de qualidade na Avenida nos fins de semana e feriados onde nossos jovens pudessem ter espaço. Ter um lugar para onde pudessem sair sem ter q ter a desculpa de ‘ir lanchar’ (comida se tem em casa, as pessoas saem pra lanchar é porque não suportam mais se isolarem).

Se em nossas escolas, públicas e particulares, fosse gestado uma população que lê, que reflete suas ações, uma população que pensa artisticamente, a nossa cidade, em uma geração, estaria repleta de poetas, músicos, atores, mais que há no hoje, pois já existem muitos.

Dói ter que escutar o povo vir de fora pra nossa cidade e dizer: Santa cruz não tem nada de cultura. E o pior... Ter que concordar, não com a falta de cultura, mas com a forma que essa cultura é apresentada ao público, ou melhor, não é apresentada... Formações em música, teatro, poesia, artes plásticas, sim, esse é o caminho para o despertar.

PODER PÚBLICO: MAIS ATENÇÃO COM A CULTURA! ESTAMOS CANSADOS DE TER QUE FICAR “PASSEANDO NA AVENIDA” NOS FINS DE SEMANA! Tomemos atitudes para não perder mais artistas, como os que perdemos sempre, sem terem ao menos sido gestados e terem dado à luz as obras imortalizadas de seus pensamentos.
-

Emmanuel Rodrigues- estudante

Um comentário:

Rota do Mar Racing disse...

Que legal isso.
Bom mesmo se mais e mais pessoas exercessem seu direito de cidadão e reivindicassem o que é de nosso direito. Nada mais que isso!

Pedro Felipe.