16 de novembro de 2009

A linguagem da Internet pode representar ameaças à Língua Portuguesa?

A popularidade da Internet está concentrada, na sua grande maioria, entre jovens. Para comprovar esta informação, basta analisar estatísticas do Orkut, por exemplo. São adolescentes e jovens que mais utilizam a rede, tanto para comunicação e diversão, quanto para educação e informação.

Há muito tempo conhecidos, os bate-papos (ou chats) trazem consigo marcas ameaçadoras, algumas vezes. O passa-tempo com cara de inocente, pode representar um empecilho na educação.

Já é comum encontrarmos pela Web, sites (blogs, flogs...) com textos escritos erroneamente, de modo proposital. Na maioria das vezes, jovens e adolescentes, que usam linguagens tão abreviadas, que chegam a representar ameaças ao português bem escrito e bem falado.

Essa metodologia de escrita tem suas origens nos tão utilizados bate-papos. Como a conversa nesses ambientes dá-se em tempo real (uma imitação do mundo real), falar do modo mais rápido possível acaba se tornando o objetivo dos participantes. Abreviar, cortar, trocar, inverter e simbolizar: estes são os recursos usados.

Um ingressante neste mundo pode sofrer com a variedade de símbolos com os quais se depara. O objetivo deste artigo é mostrar alguns deles e seus respectivos significados.

O símbolo :D representa uma carinha rindo, por exemplo. Outras variações foram sendo criadas desde o lançamento dela, a pioneira. Hoje, muitos outros sinais também são utilizados. Veja a relação a seguir:

- :) ou :] ou =) ou =] representam carinhas felizes;
- :D ou =D representam carinhas sorridentes;
- :P ou =P representam carinhas mostrando a língua;
- qualquer carinha seguida de um til (~) significa que o emissor é do sexo masculino, uma vez que o sinal representa barba
- para as meninas, as carinhas poderão levar um lacinho na cabeça, adicionando um número 8 ou um & à esquerda da carinha;
- x) ou xD ou #) ou #D simbolizam uma pessoa rindo muito; antigamente, a repetição ( :DDD ) também representava isso;
- nestas carinhas ;D ou ;) ou ;P ou ;( o símbolo ponto-e-vírgula simboliza uma carinha piscando um único olho;
- carinhas com tristeza, são semelhantes a estas: :( ou :[ ou =( ou =[ ou =~;
- o símbolo ¬¬ significa ignorar alguém;
- este: ^^ representa os olhinhos de alguém que está rindo de modo simpático;
- =* ou :* ou ;* representam beijo; o beijo de língua é representado assim: =@ ou :@;
- oO ou o.O designa pavor.

São diversos os códigos comunicativos empregados na Internet. Além destes, as abreviações também estão muito presentes. Tome-se como exemplo a palavra você, que pode ser abreviada assim: vc. Ou beleza, abreviada assim: blz. As palavras por quê ou porque, simplesmente: pq.

Há profissionais da área de Letras que afirmam que essa comunicação pode não representar ameaça alguma à língua portuguesa. Porém, crianças e adolescentes sentem dificuldades na hora de redigir redações e trabalhos da escola. Confundem palavras, grafias e acentuação.

Os pontos positivos trazidos pela Web, garantem momentos muito prazerosos. Em contrapartida, os pontos negativos podem acarretar sérios problemas na formação educacional dos jovens representantes do Brasil do futuro. Questões a serem analisadas e discutidas, principalmente por pais e mestres.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Comente

JADIEL F. DE MELO MESTRE
Bel. em Sistemas de Informação
Professor das disciplinas de Informática aplicada eAdministração em Sistemas de Informação pela FADIRE

3 comentários:

Anônimo disse...

O interessante é que nos acomodamos e começamos a achar normal. E no momento de escrever certo, até esquecemos devido a esse vício.

Boa matéria

Anônimo disse...

Seu artigo é, para dizer no mínimo, sem fundamentos mais substanciais que comprovem mesmo que o uso da escrita na internet é o vilão para problemas da escrita. Pois pelo que se pode perceber, você trata de questões de ordem gramatical, mas e onde estão questões relacionadas ao uso cada vez maior de jovens que escrevem,que expõem com propriedade suas ideias? Não se trata de uma nova forma de escrita, mas de novas possibilidades de uso da escrita, e muitos dos jovens "transgridem" a norma dessa modalidade da língua porque sabem e não por desconhecimento. O suporte utilizado - as sals de bate-papo- pedem, claro, agilidade. Quem vai querer conversar com alguém que não seja ágil com as palavras? E então eu lhe pergunto: Antes da utilização da internet em tão grande número, de onde vinham os problemas com a escrita abreviada? Pois lembro-me que não há muito tempo eram utilizados em nossos cadernos de adolescentes "vc", "+", "tbm", etc. e pelo que vi consegui digitar esse texto para questionar o seu.

Jadiel F. de Melo Mestre disse...

Caro anônimo, concordo com você, mas apenas lembrando que a idéia do texto é para alertar os jovens que nas redações para concursos e vestibulares e ainda nas provas escritas nas escolas e faculdade, há um grande número de alunos escrevendo utilizando da linguagem da internet na qual, pode haver um prejuízo muito grande devido a o vício de linguagem!! claro que quando usamos os meios de bate-papo, orkuts e outras facilidades da internet podemos utilizar esta linguagem, mas devemos ter cuidado com o seu uso, o prejuízo pode ser desastroso!!!!