11 de janeiro de 2010

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Saúde enviou em 26 de novembro de 2009, Ofício de nº652/2009, a DEVIS (Departamento de Vigilância à Saúde) na IV-GERES, informando que os serviços de combate a muriçoca e ao mosquito da dengue no município estavam para ser paralisados pela falta do larvicida TEMOFÓS que é usado para combater tanto a muriçoca quanto o mosquito da dengue.

Cerca de um mês depois, em 22 de dezembro de 2009, novo ofício de nº 714/2009, foi enviado desta vez ao PNCD (Programa Nacional de Combate à Dengue), na secretaria estadual de saúde, reiterando o ofício anterior enviado a IV-GERES e solicitando o envio imediato do larvicida, para que houvesse solução de continuidade nos serviços de combate aos dois mosquitos.

Em resposta fomos informados que o estoque do Governo Estadual estava zerado e que o Ministério da Saúde só iria disponibilizar o produto para os governos estaduais abastecerem os municípios depois da segunda quinzena de janeiro de 2010. Vale salientar que este produto não é de livre comercialização e, portanto, se faz necessário o intermédio do ministério da saúde.

Diante do exposto e visando minimizar a proliferação da muriçoca e do mosquito da dengue em nossa cidade, a Secretaria de Saúde através do seu Departamento de Vigilância em saúde, pede a colaboração da população nas seguintes ações:

- Cobrir todos os reservatórios de água em suas residências;

- Evitar vasos de plantas com água;

- Guardar as garrafas com as bocas viradas para baixo, evitando o acúmulo de água da chuva;


- Ao observar terrenos abandonados com poças d’água ou casas desocupadas que possam ter acúmulo de água em piscinas, pneus abandonados, etc, o cidadão deve ligar para o número 3731 3618 e comunicar o fato.


Esta solicitação se faz necessária visto que com a ocorrência das chuvas é certa a proliferação do mosquito. Salientamos ainda que mesmo com a falta do larvicida o Departamento de Vigilância em Saúde, continua o trabalho Peri focal de prevenção e combate as larvas dos mosquitos.

Atenciosamente,
Renato Bôtto Filho
Secretário Adjunto de Saúde

Nenhum comentário: