6 de janeiro de 2010

O MESMO ZÉ...

Passam dias, meses, anos e José Augusto Maia, síndico do Moda Center, continua sua velha forma de fazer política(lha), onde nos seus textos que circulam na imprensa, nas suas falas em rádios ou “carros de som” ecoa-se que ele é o “salvador da pátria”, a única pessoa que luta por Santa Cruz, a única pessoa que quer bem a Santa Cruz, o homem que fez (sozinho) o Moda Center, o homem que faz tudo.

O grande problema não é essa farsa formulada por Zé Augusto e sim o fato de muitas pessoas, agindo pelos impulsos do coração fanático, se deixam levar pelas VERDADES ABSOLUTAS ditas pelo ex-prefeito e agora sindico do Moda Center. Muitas das pessoas que vivem em Santa Cruz do Capibaribe não param para questionar as palavras de Zé Augusto e simplesmente as aceitam (ou recusam). Falta senso crítico em grande parcela de nossa população.

Estes dias uma pessoa conversava comigo e disse: “Muito boa essa jogada de Zé Augusto de fazer o Moda Center!” Entretanto, quando eu o informei que já na década de 90 tinha um projeto para fazer o parque de feiras e Zé Augusto votou contra e disse que a feira deveria ser mantida no centro da cidade, tendo sido eleito prefeito defendendo isto, ele ficou perplexo.

O Moda Center Santa Cruz, embora seja de particulares, é um bem de nossa cidade e quem o construiu foi a força empreendedora de cidadãos que com o suor de seu trabalho custearam toda a obra e é ridícula a expressão de Zé dizendo que quem mais lutou pelo parque foi ele. Quem mais lutou pelo parque foi o povo que pagou toda a obra e hoje paga taxas absurdas para manter seu funcionamento, tudo por conta de má administração.

Quando José Augusto é contestado (e isso tem acontecido muito, após a constatação do grande débito deixado na prefeitura, de rejeição das suas contas como prefeito, das ações de execução de dívidas na justiça e das graves denúncias oferecidas pelo Ministério Público) o homem vira uma fera e parte para o ataque descredenciando todo mundo, como fez recentemente com Nivaldo, presidente da ASCAP e quando taxou pessoas de bem de vândalos, como fez na última assembléia do dia 30.

Sei que é muita pretensão de minha parte querer que a maioria absoluta das pessoas tenham uma visão crítica do que nos é passado (dado o contexto da visão política de muitos cidadãos de nossa cidade, isso demora um pouco mais de tempo), mas entendo que a partir do momento em que a povo começa lutar coletivamente e busca mais informações, como estão fazendo os condonimos do Moda Center é um grande passo para que tenhamos uma população mais consciente e, conseqüentemente, uma sociedade mais justa.
Abraço a todos,

Euzébio Pereira Neto

6 comentários:

Anônimo disse...

parabéns por esse texto mais dessa vez teve uma pessoa e ele foi fundamental pra dar esse passo e foi Agnaldo xavier...

Anônimo disse...

euzebio só escreveu a verdade acompanhei todos estes fatos que sao veridicos só nao posso dizer quem sou senao ze augusto manda me prender.

Anônimo disse...

NOTA DEZ! ACORDA SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.

VOU LUTAR CONTRA A EMOÇÃO E VOTAR EM 2010 COM A RAZÃO.

MEU DEPUTADO ESTADUAL É EDSON VIEIRA (PSDB).

*** VOTAREI EM EDSON VIEIRA SO PELO SIMPLES FATO DE SER ADVERSARIO POLITICO DE JOSE AUGUSTO MAIA.

Anônimo disse...

É a pura verdade.

"Eu ja disse e digo mais uma vez, Zé está cavando sua cova com seus próprios pés."

O problema é que ele não percebe, mas ja esta ultrapassado sua maneira de agir e pensar.

Anônimo disse...

Não deixa de ser intereesante o que você diz, no entanto,José Augusto Maia não é o único político a votar contra ou a favor de algo e muito menos de falar sobre o que lhe convém. Apenas gostaria de dizer que acho uma perca de tempo falar quem votou contra ou a favor, o que importa é que foi feito, agora tem que cuidar para que os comerciantes tenham o maior proveito. E entre boca preta e taboquinha são "todos" políticos sacanas que se aproveitam da ingenuidade do povo para serem o salvador da pátria.

Anônimo disse...

Euzébio, parabenizo-o por suas colocações sempre lúcidas e bem articuladas. Penso ser extremamente positivo que, pela primeira vez em muito tempo, políticos manipuladores, autoritários, arrogantes e centralizadores como Zé Augusto estejam sendo contestados e severamente criticados por suas formas levianas de agir e por suas inverdades. Esses políticos mercenários de profissão pela primeira vez estão enfrentando resistência de pensadores como você e de muitos outros novos intelectuais de nossa terra. Viva a liberdade de opinião! Viva a democracia! Abaixo os ditadores!

Marcelo Clemente