4 de janeiro de 2010

PROJETANDO

Para garantir a estética e funcionalidade dos ambientes na sua residência é preciso fazer um planejamento cuidadoso na hora de construir ou reformar. O dimensionamento correto de cada ambiente e seus detalhes garantem um espaço confortável, onde tudo parece estar no lugar certo.

Existem alguns parâmetros arquitetônicos que estabelecem medidas mínimas para cada elemento a ser construído/reformado em uma residência. Sendo necessário primeiramente, o estudo dos proprietários como facilidade de deslocamento, altura, assim como outras características, para proporcionar uma melhor utilização do espaço (ergonomia e segurança).

Um dos ambientes que geram muitas dúvidas com relação ao dimensionamento e distribuição é a cozinha, onde adaptações sempre são possíveis, mas existem algumas medidas que, quando são alteradas, prejudicam o conforto e a função do espaço.

Sua área mínima adequada é de 4m², com no mínimo 90 cm no corredor de circulação (conforme imagem ilustrativa). A pia de louças deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade e altura média de 90 cm (mesma altura para tanques e pias de banheiros), variando conforme a estatura dos proprietários da casa.

A localização dos eletros também é importante. O ideal é que, geladeira, fogão e pia sejam colocados de forma a criar um triângulo, facilitando a movimentação na hora do trabalho. Fogões e microondas nunca devem estar próximos de geladeiras e freezers. Considere a possibilidade de uma bancada ao lado do fogão, para apoiar talheres e panelas que acabaram de sair do fogo.

Na hora do acabamento prefira sempre os materiais mais resistentes, de fácil limpeza. Nas bancadas de trabalho, prefira o granito ao invés do mármore, que, além de absorver gordura, ele não resiste a materiais corrosivos e ácidos. Lembre-se que linhas retas facilitam a limpeza da cozinha.

Apesar de todas essas dicas, o mais importante é que o espaço esteja de acordo com as suas necessidades e da família tornando o ambiente funcional para todos.




Camila Tormente e Rose Fernandes

Nenhum comentário: