18 de janeiro de 2010

PROJETANDO

Executar um banheiro sem planejamento pode prejudicar a sua funcionalidade, causando desconforto para os usuários. Ele deve ter área mínima de 0,80m² para cada peça e largura de 1,20m.

Recomenda-se para a bancada um mínimo de 1,00x0,55m. A altura vai variar de acordo com o tipo de cuba a ser utilizada, (no mercado existe vários modelos o tradicional de embutir, como as de sobrepor, apoio e encaixe), mas usualmente é utilizado uma altura de 90 a 85cm a contar do piso acabado até a altura final da bancada ou cuba.

Para o revestimento dos pisos e paredes são permitidos todos os tipos de materiais, que vão dos mais simples ao mais sofisticados, mas sem esquecer a harmonia e a combinação entre eles. Para a segurança, o melhor é usar um revestimento antiderrapante na área do box, podendo ser usado um mais liso nas paredes para facilitar a limpeza.

A altura do forro de gesso também é muito importante, o ideal é trabalhar com uma altura de 2,40m para que o banheiro não dê a sensação de confinamento.

Para manter a higienização é indispensável a entrada de ventilação e iluminação natural. A área mínima da janela exigida é de 0,36 a 0,24m² da área do piso, ou seja, em um banheiro com área de 2,88m² a abertura tem que ter no mínimo 60x40cm.

O espelho ajuda a ampliar o espaço e para sua maior durabilidade é indicado deixar um espaço de, no mínimo, 10 cm entre ele e a bancada para evitar o contato direto com a água, este espaço pode ser preenchido por uma barra de granito ou outros revestimentos, lembrando que este tem que ser igual a bancada.

Com criatividade é possível criar no banheiro um ambiente aconchegante e confortável. Uma boa alternativa para dar charme aos banheiros e lavabos é a utilização de jardins e vasos nestes espaços, como por exemplo, atrás do vaso sanitário como mostra a figura.

Camila Tormente e Rose Fernandes

Nenhum comentário: