SAUDE VIRA CASO DE POLÍCIA EM TAQUARITINGA DO NORTEO HOSPITAL GERAL SEVERINO PEREIRA DA SILVA da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, vem há meses em crise dando uma assistência precária a população. Sem que receba atenção devida e recursos financeiros da atual administração do município, comandada pelo prefeito Sr. Evilásio Araújo (PSB), culminando neste dez de janeiro com o caos total.
O médico Dr. Pedro Melo titular do plantão deste dia, médico do hospital há mais de vinte e dois anos, com um vasto currículo, tendo ocupado diversos cargos na área de saúde, entre eles o de Secretário dos municípios de Lajedo e Calçados-PE, atual Diretor da Secretaria de Saúde de Caruaru, disse nunca ter se deparado com um quadro tão deficitário como o ocorrido em Taquaritinga, nesta data.
Ao receber o plantão pela manhã, encontrou o hospital sem medicamentos, tendo apenas duas seringas e nada mais, sem o mínimo exigido para funcionamento de uma unidade hospitalar, nessas condições, o médico deu alta aos pacientes que podiam receber esse procedimento, transferiu os que necessitavam permanecer internados, em seguida, compareceu a Delegacia de Polícia local onde registrou uma ocorrência, relatando a situação que encontrou aquela casa de saúde, depois retornou ao plantão e continuou fazendo os procedimentos que poderiam ser feitos precariamente.
A secretária de Saúde do Município Sra. Maria do Socorro Laurentino Araújo que já demonstrou interesse no fechamento do hospital, transformando o mesmo em PSF (Posto de Saúde da Família) , ao tomar conhecimento do fato, dirigiu-se a secretaria de saúde, que funciona no mesmo prédio e queria expulsar o médico do plantão e do hospital, porém se negou a fornecer um documento com esta afirmação, diante da negativa o médico continuou no plantão fazendo o seu trabalho, após comunicar o ocorrido ao CREMEPE e ao Sindicato dos Médicos do Estado de Pernambuco, o fato será devidamente informado ao Ministério Público e demais autoridades competentes para as providências cabíveis.
Enquanto isso, pela má gestão dos recursos públicos, pela administração local, e pela falta de espírito público do Prefeito Evilásio Araújo, quem mais sofre é a população, principalmente os mais carentes, que não tem a quem recorrer, muitas vezes, pagando com a própria vida, tendo que ser transferidos para hospitais da região ou da capital distante mais de 160 km desta cidade. Vale salientar, que o Hospital tem uma das melhores estruturas físicas do interior de Pernambuco.
Junior Albuquerque
Texto enviado em 10 de janeiro
Um comentário:
Ja precisei dos serviços do Hospital Geral de Taquariringa há alguns anos atrás e esse Hospital era referência na Região, tanto na adminitrsção de Janio Arruda quanto na de Zeca ele funcionava muito bem. É uma pena que o prefeito que agora está em Taquaritinga deixe chegar a esse ponto.
Mário Gonçalves.
sSanta C. Capibaribe.
Postar um comentário