11 de janeiro de 2010

SAUDE VIRA CASO DE POLÍCIA EM TAQUARITINGA DO NORTE

O HOSPITAL GERAL SEVERINO PEREIRA DA SILVA da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, vem há meses em crise dando uma assistência precária a população. Sem que receba atenção devida e recursos financeiros da atual administração do município, comandada pelo prefeito Sr. Evilásio Araújo (PSB), culminando neste dez de janeiro com o caos total.

O médico Dr. Pedro Melo titular do plantão deste dia, médico do hospital há mais de vinte e dois anos, com um vasto currículo, tendo ocupado diversos cargos na área de saúde, entre eles o de Secretário dos municípios de Lajedo e Calçados-PE, atual Diretor da Secretaria de Saúde de Caruaru, disse nunca ter se deparado com um quadro tão deficitário como o ocorrido em Taquaritinga, nesta data.

Ao receber o plantão pela manhã, encontrou o hospital sem medicamentos, tendo apenas duas seringas e nada mais, sem o mínimo exigido para funcionamento de uma unidade hospitalar, nessas condições, o médico deu alta aos pacientes que podiam receber esse procedimento, transferiu os que necessitavam permanecer internados, em seguida, compareceu a Delegacia de Polícia local onde registrou uma ocorrência, relatando a situação que encontrou aquela casa de saúde, depois retornou ao plantão e continuou fazendo os procedimentos que poderiam ser feitos precariamente.

A secretária de Saúde do Município Sra. Maria do Socorro Laurentino Araújo que já demonstrou interesse no fechamento do hospital, transformando o mesmo em PSF (Posto de Saúde da Família) , ao tomar conhecimento do fato, dirigiu-se a secretaria de saúde, que funciona no mesmo prédio e queria expulsar o médico do plantão e do hospital, porém se negou a fornecer um documento com esta afirmação, diante da negativa o médico continuou no plantão fazendo o seu trabalho, após comunicar o ocorrido ao CREMEPE e ao Sindicato dos Médicos do Estado de Pernambuco, o fato será devidamente informado ao Ministério Público e demais autoridades competentes para as providências cabíveis.

Enquanto isso, pela má gestão dos recursos públicos, pela administração local, e pela falta de espírito público do Prefeito Evilásio Araújo, quem mais sofre é a população, principalmente os mais carentes, que não tem a quem recorrer, muitas vezes, pagando com a própria vida, tendo que ser transferidos para hospitais da região ou da capital distante mais de 160 km desta cidade. Vale salientar, que o Hospital tem uma das melhores estruturas físicas do interior de Pernambuco.

Junior Albuquerque
Texto enviado em 10 de janeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Ja precisei dos serviços do Hospital Geral de Taquariringa há alguns anos atrás e esse Hospital era referência na Região, tanto na adminitrsção de Janio Arruda quanto na de Zeca ele funcionava muito bem. É uma pena que o prefeito que agora está em Taquaritinga deixe chegar a esse ponto.

Mário Gonçalves.
sSanta C. Capibaribe.