22 de fevereiro de 2010

No uso de suas atribuições, o vereador Ernesto Maia apresentou na ultima reunião ordinária de 2010, o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de atestado médico de aptidão física em academias de ginástica e estabelecimentos similares.

O projeto tem por finalidade regularizar a forma de adesão dos alunos aos estabelecimentos de ginásticas e similares. Dados nacionais apontam que 70 % da população é classificada como sedentária. Muitas pessoas, cientes deste problema, buscam academias de ginástica, clubes e ginásios de esportes, para combater o sedentarismo. Porém, muitos freqüentadores desses estabelecimentos chegam aos mesmos sem conhecer suas reais condições de saúde, e conseqüentemente, não se apresentam aptos a suportar a bateria de exercícios a que serão submetidos. Poucas academias, ou estabelecimentos similares, dispõem de médicos para uma avaliação imediata, no ato da matrícula.

Sabe-se também, que o modo mais eficaz de se identificar as condições de saúde os indivíduos é a realização de uma avaliação médica periódica. Portanto, é dever do Poder Público proteger e alertar seus cidadãos, e, como forma de prevenção, estabelecer a obrigatoriedade da realização do exame médico, a fim de atestar a capacidade e a aptidão dos freqüentadores de academias e estabelecimentos similares, objetivando evitar danos físicos e/ou mentais, com uma prática física inadequada.

Assessoria

Nenhum comentário: