1 de fevereiro de 2010

PROJETANDO

Antes de escolher o tipo de tinta, fique atento a quantidade certa para não desperdiçar material e dinheiro. Faça uma simples medição das áreas das paredes e consulte o rendimento do produto informado pelo fabricante, lembrando que uma superfície porosa consome mais tinta que uma com acabamento fino, não podendo deixar de lado a qualidade do produto que se está adquirindo. As tintas mais encorpadas possuem mais pigmentos e necessitam de poucas demãos para cobrir a superfície para obter a cor desejada, com isso elas rendem mais e têm o custo um pouco acima da média.


É indicado antes de começar o processo de pintura observar o estado da parede, se possível fazer um nivelamento na parede existente com massa corrida para correção das imperfeições, ou se ainda a obra está em fase de construção, as paredes podem ser revestidas com gesso ou massa fina, o que melhora a qualidade da pintura no acabamento final.


A escolha da cor da tinta tem vários fatores determinantes, como tamanho, luminosidade e função do ambiente, assim como gosto e estilo da residência. Toda tinta, após a secagem, muda um pouco a tonalidade, ou escurecem ou clareiam, portanto recomenda-se comprar uma pequena quantidade da cor desejada, fazer testes na parede e analisá-las em horários diferentes, pois os tons se comportam diferente quando recebem a luminosidade das janelas ou da luz artificial das luminárias.

Existe uma infinidade de tipos de tintas no mercado, dificultando a escolha mais adequada para cada superfície. Alguns tipos de tintas são:


Látex ou PVA: É indicada para superfícies de alvenaria, usadas geralmente em áreas internas e externas, são pouco resistente ao sol e intolerante a água. Possuí acabamento fosco.


Acrílica:Negrito É indicada para superfícies de alvenaria, usadas em áreas internas e externas, pode ser encontrada com três acabamentos diferentes: Fosco (menos resistente a água e ressalta menos as imperfeições da parede); Semi-brilho (mais resistente a água, destacando mais as imperfeições); Acetinado (lavável, indicada para áreas de grandes tráfegos e destaca as imperfeições da superfícies tanto quanto a semi-brilho).


Esmalte: É indicado para revestir metais ferrosos, alumínio e galvanizados. Encontrado nos acabamentos fosco, alto-brilho e acetinado. Podem ser exposto a sol e chuva.


Verniz: É indicado para proteção e brilho, aplicado em madeira, resiste a água tornando a superfície impermeável, pode ser encontrado nos acabamentos transparente, fosco, acetinado e brilho.


Existem também tintas adequadas para os pisos, cimentados, blocos de concreto, texturas prontas para aplicação, móveis dentre outras. Com tantas informações e variedades para ser levado em consideração o mais indicado é procurar um profissional qualificado e o vendedor experiente para que possa esclarecer as suas dúvidas com relação a qualidade, quantidade e tipo de tinta adequada para o que você deseja.

-

Arq. Camila Tormente - 081 - 9145-1845 / 9991-0482
Arq. Rose Fernandes - 081 - 9702-2476 / 8831-2909

Nenhum comentário: