1 de março de 2010

IBAMA faz soltura de jabutis em Taquaritinga do Norte‏

Na manhã da última sexta feira (26) o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) realizou a primeira soltura em massa de jabutis da espécie Chelonoidis carbonária na zona rural da Dália da Serra.

Nesta primeira etapa foram soltos 46 animais, a próxima que ainda não tem data marcada para acontecer, será na cidade de Sertânia, somando um total de 111 jabutis. O grande objetivo desta soltura é devolver os bichos à natureza e repovoar a espécie, uma vez que foram distribuídos em locais previamente escolhidos, onde também existem outros indivíduos da mesma espécie. Além disso, a operação incluiu uma ação de educação ambiental com palestras para os moradores da região, destacando o papel ecológico dos animais que mesmo muitos anos presos podem ser reabilitados e soltos novamente na natureza.


Os animais soltos foram provenientes de um mantenedor e do Parque Estadual dois irmãos. "Foi um espetáculo vê-los se adaptando. Na mesma hora, começaram a comer umbus e folhas", descreveu a analista ambiental do Ibama Veralúcia Coutinho.


Esta operação, além de povoar a espécie contribui para o reflorestamento da caatinga, pois os jabutis são grandes dispersores de sementes, onde em média 90% do que eles consomem estão aptas a germinar.


Segundo o agricultor Antônio Silva de Paula 45, essa ação é muito importante para preservar o meio ambiente. “Com esta iniciativa do IBAMA todos nós só temos a ganhar, uma vez que a extinção destes animais não acontecerá e ainda ajudará a reflorestar nossa região”, falou.


Caçar ou manter preso qualquer animal da nossa fauna silvestre é crime. Com os jabutis é multa de R$ 500 por animal e gera um processo criminal que pode resultar em até um ano de cadeia.


Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: