1 de março de 2010

PROJETANDO

Tamanho, luminosidade, função, sensação, tudo isso pode mudar de acordo com a cor que você escolher para o seu ambiente. Ela é uma aliada na hora de tornando-lo maior, menor, acolhedor, estreito ou comprido.

Para ampliar um ambiente, por exemplo, prefira cores leves, que tenham branco na sua composição como marfim, creme e os tons de gelo. Os tons mais fortes podem fazer a diferença quando usados nos objetos decorativos. Já para deixar um ambiente espaçoso mais acolhedor, use cores marcantes e quentes nos tons de marrom e vermelho. Verde, azul e lilás estão liberados desde que estejam em tons escuros.

Nos espaços de pouca permanência, como lavabos e halls, o melhor é usar cores fortes. Já nos ambientes vizinhos, use cores claras, pois a mudança de tonalidade estimula o cérebro dando a sensação de bem-estar.

Cuidado na hora de combinar as cores. Se quiser usar mais de uma cor no mesmo ambiente, prefira usar cores vizinhas, ou seja, tons sobre tons. Não esquecendo que esse mesmo efeito pode ser conseguido nas cores dos mobiliários e decoração. Por exemplo, num ambiente de cores claras, use tons mais fortes nos móveis e objetos.

As cores também causam efeitos psicológicos nas pessoas. O vermelho e o laranja, por exemplo, causam agitação, ativando a respiração e aumentando o apetite, portanto não são recomendados para quartos ou escritórios, mas são usados em restaurantes e academias. Nos ambientes que exigem concentração, prefira os tons de amarelo que refletem a luz. O verde, a violeta e o azul, nas tonalidades claras, têm efeito calmante e podem ser usados em toda a casa inclusive no quarto por estimular o descanso. O branco e o cinza são cores neutras, não causam nenhum efeito psicológico e podem ser usados sem medo. Já o preto, possui a propriedade de causar irritabilidade e desconforto. Ele é recomendado em pequenas doses, apenas nos detalhes, fazendo contraste com o branco, dando um ar de sofisticação ao ambiente.

Na hora de escolher a cor da sua casa ou empresa, não esqueça também de consultar a sua preferência pessoal que, combinada com as dicas acima, vai proporcionar a você mais segurança e satisfação na finalização da sua obra.


Camila Tormente e Rose Fernandes

081 - 9145-1845 / 9991-0482
081 - 9702-2476 / 8831-2909

Nenhum comentário: