Caruaru atropela Santa Cruz e ganha primeira Escola de Sanfona de 8 Baixos do Brasil
Santa Cruz possui a única orquestra sanfônica de oito baixos do país, uma riqueza cultural imensa e muitos artistas de qualidade. Porém, infelizmente Poder Público e responsáveis pela pasta de cultura na ´´terra das confecções`` pouco se importam com isso.
Para se ter uma ideia do descaso com a cultura, em todos esses anos ninguém teve a capacidade de conseguir um incentivo financeiro vasto e freqüente para a Orquestra Sanfônica de Oito Baixos.
O único ponto positivo é que a orquestra estava inserida nos eventos do governo do estado, recebendo o pagamento via FUNDARP (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). Tendo o incremento cortado posteriormente por falha dos responsáveis pelo gerenciamento da orquestra na época.
Inclusive em 2008 um convênio seria firmado entre a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e o Governo do Estado (nesse caso Fundação de Cultura) onde a Prefeitura indicaria uma pessoa para ficar responsável pela orquestra. Mas a escolha não foi feita dentro do prazo e o acordo foi extinto.
Caruaru parte na frente
Caruaru inaugura dia 4 de março a primeira escola dedicada ao ensino da sanfona de 8 baixos, instrumento que fez parte do início de carreira de músicos de renome como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom e Borghetti, entre outros.
O ponto de partida para a criação da Escola de Sanfona de 8 Baixos de Caruaru foi atuar no resgate de um instrumento musical tradicional que vinha deixando de fazer parte da vida das pessoas da região, especialmente das novas gerações.
A escola funcionará nas mesmas instalações do Projeto de Iniciação Musical Jacinto Silva - PIM, que oferece aulas práticas e teóricas de violão, baixo, cavaquinho, flauta doce, sanfona de 120 baixos e diversos instrumentos de percussão para crianças e adolescentes, com base em um repertório em que predomina a música popular nordestina, especialmente o forró. Criada em 2002 pelos músicos Valdir Santos e Marconiel Rocha, o PIM atende hoje a cerca de 100 alunos, aos quais se somarão os 10 da primeira turma da Escola de Sanfona de Oito Baixos.
-
Blog do Melqui com informações da Assessoria de Imprensa Associação Caruaruense para o Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário